

A iniciativa valoriza a criatividade, a história e a importância cultural e comercial da avenida para Fortaleza. | Foto: divulgação
22 de outubro de 2026 – Artistas, designers, ilustradores, publicitários e estudantes têm até esta quinta-feira (22) para participar do concurso que vai escolher a identidade visual comemorativa dos 90 anos da Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza. A iniciativa é promovida pela Associação dos Lojistas da Avenida Monsenhor Tabosa e pela Associação dos Produtores Teatrais do Ceará (APTECE), responsável pela administração do Teatro da Praia.
Com o mote “Uma história da avenida. Uma marca criada pela cidade”, o concurso busca propostas criativas que representem a trajetória, a diversidade e a relevância de um dos principais corredores comerciais e culturais da capital cearense.
Os interessados devem encaminhar os projetos para o e-mail avmonsenhortabosa90@gmail.com, incluindo os dados de identificação do autor e um breve memorial descritivo com a explicação do conceito e das ideias que orientaram a criação da marca.
Após o encerramento das inscrições, os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora, responsável pela escolha da proposta vencedora.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O resultado do concurso será divulgado em 1º de novembro, durante uma celebração cultural no Teatro da Praia, localizado na Avenida Monsenhor Tabosa, número 177, em Fortaleza.
A pessoa vencedora receberá 20 vouchers de desconto oferecidos por lojistas da região. A premiação busca aproximar a iniciativa criativa do comércio local, que integra a história e a identidade da avenida.
Além do anúncio da identidade visual oficial, a programação comemorativa prevê um espetáculo musical e performativo com artistas cearenses e o lançamento do projeto Desfile de Natal da Avenida Monsenhor Tabosa, aprovado no Mecenas do Ceará.
A iniciativa integra as ações de celebração dos 90 anos da avenida, que completa nove décadas em 2026. Tradicional ponto de comércio e circulação de moradores e visitantes, a Monsenhor Tabosa faz parte da história urbana e cultural de Fortaleza.
A escolha de uma marca criada por meio de concurso pretende envolver a comunidade criativa na construção da identidade visual da comemoração, valorizando a memória, a cultura e a atividade econômica da região.
Concurso de criação da marca dos 90 anos da Avenida Monsenhor Tabosa
Prazo para envio das propostas: até 22 de outubro de 2026.
Inscrições: avmonsenhortabosa90@gmail.com.
Anúncio do resultado e celebração: 1º de novembro de 2026.
Local: Teatro da Praia — Avenida Monsenhor Tabosa, 177, Fortaleza.
Leia também | Piocerá 2027 inicia levantamento do percurso das motos
Tags: Avenida Monsenhor Tabosa, 90 anos da Avenida Monsenhor Tabosa, concurso cultural, concurso de design, criação de marca, identidade visual, Fortaleza, cultura cearense, artistas cearenses, designers, artistas visuais, ilustradores, publicitários, estudantes de design, economia criativa, comércio de Fortaleza, lojistas da Monsenhor Tabosa, APTECE, Teatro da Praia, Desfile de Natal, Mecenas do Ceará, eventos culturais em Fortaleza, aniversário de Fortaleza, turismo em Fortaleza, Portal Terra da Luz