logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Mundo: Terremoto deixa mortos na Indonésia
Mundo: Terremoto deixa mortos na Indonésia
15/08/2026
Agronegócio: China muda estratégia e desafia agro
Agronegócio: China muda estratégia e desafia agro
15/08/2026
Exibir tudo

Mundo: EUA trocam porta-aviões no Oriente Médio USS Abraham Lincoln será substituído pelo USS George Washington em meio a tensões com o Irã e relatos de crise a bordo

Mundo: EUA trocam porta-aviões no Oriente Médio

Estados Unidos decidiram substituir o porta-aviões USS Abraham Lincoln pelo USS George Washington em meio a tensões no Oriente Médio | Foto: Brian M. Wilbur/Forças Armadas dos EUA

15 de agosto de 2026 – Os Estados Unidos decidiram substituir o porta-aviões USS Abraham Lincoln, atualmente em missão no Oriente Médio, pelo USS George Washington.

A troca ocorre em meio a tensões com o Irã e após relatos da imprensa internacional sobre problemas de abastecimento, falhas operacionais e crise de saúde mental entre marinheiros a bordo.

O USS Abraham Lincoln está há mais de 260 dias consecutivos em missão, período considerado excepcionalmente longo para uma embarcação desse porte. Cerca de 5 mil militares estão no navio.

Missão prolongada

O porta-aviões deixou San Diego, nos Estados Unidos, em novembro de 2025 para uma missão inicialmente prevista para durar sete meses no Pacífico.

Em janeiro de 2026, a embarcação foi redirecionada ao Oriente Médio, diante da escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã.

Desde então, o navio passou a integrar a estratégia militar americana na região, em meio à pressão sobre Teerã e ao bloqueio imposto aos portos iranianos no Estreito de Ormuz.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Problemas de abastecimento

Segundo a imprensa internacional, os problemas com o USS Abraham Lincoln se intensificaram após um ataque iraniano contra uma base naval americana no Bahrein.

O bombardeio teria destruído parte importante do centro logístico usado pelos Estados Unidos na região.

A estrutura era utilizada para reabastecer o porta-aviões com suprimentos básicos para os militares a bordo.

Com a perda desse centro, os americanos precisaram reorganizar a operação e passaram a utilizar a base de Diego Garcia, no Oceano Índico, como alternativa.

Mesmo assim, o navio passou a enfrentar dificuldades para receber alimentos, itens de higiene e outros suprimentos.

Saúde mental em alerta

O tempo excessivo de missão, somado às dificuldades enfrentadas a bordo, desencadeou relatos de crise de saúde mental entre os marinheiros, segundo veículos internacionais.

O jornal britânico The Guardian informou que ao menos três militares tentaram se jogar no mar em episódios separados e foram impedidos por outros tripulantes.

A Marinha dos Estados Unidos, porém, afirmou que não observou aumento de pensamentos suicidas ou tentativas de suicídio a bordo.

Os militares norte-americanos não divulgaram dados sobre a saúde mental da tripulação, alegando motivos de segurança operacional e privacidade.

Trump minimiza relatos

O presidente Donald Trump minimizou os relatos sobre as condições enfrentadas pela tripulação.

Questionado sobre os mais de 260 dias de missão, na sexta-feira (14), ele afirmou que esse período estaria longe de ser suficiente.

“Esse navio está se deslocando neste momento, ou vai se deslocar muito em breve, e será substituído por outro navio muito parecido”, afirmou Donald Trump.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, disse que pretende realizar a rotação das equipes o mais rapidamente possível, mas classificou como “completamente distorcidos” os relatos sobre os problemas a bordo.

Críticas no Congresso

As declarações de Trump foram criticadas pelo deputado democrata Jason Crow, do Colorado.

Crow, que cumpriu três missões no Iraque e no Afeganistão antes de ser eleito para o Congresso, afirmou que o presidente não demonstra preocupação com os militares e suas famílias.

“O presidente Trump não se importa com nossos militares nem com as famílias deles”, escreveu Jason Crow na rede social X.

Troca não reduz poder militar

Na prática, a substituição do USS Abraham Lincoln pelo USS George Washington não altera o poder de fogo dos Estados Unidos na região.

A mudança permite, principalmente, a rotação de uma tripulação que passou tempo prolongado em missão.

Ambos os navios são porta-aviões de propulsão nuclear e pertencem à classe Nimitz, uma das mais tradicionais da Marinha americana.

Classe Nimitz

Os dois porta-aviões têm dimensões e capacidades semelhantes.

Cada embarcação possui cerca de 330 metros de comprimento, pode transportar aproximadamente 90 aeronaves, entre caças e helicópteros, e abriga uma tripulação de cerca de 5 mil militares.

O USS Abraham Lincoln entrou em operação em 1989, enquanto o USS George Washington começou a operar em 1992.

A classe Nimitz é considerada, há décadas, a espinha dorsal da aviação embarcada dos Estados Unidos.

A série, no entanto, vem sendo gradualmente substituída pela classe Gerald R. Ford, mais moderna e automatizada.

Pressão sobre o Irã

A troca de porta-aviões ocorre em um momento em que os Estados Unidos tentam manter a pressão militar sobre o Irã.

Embora a troca de ataques tenha diminuído nas últimas semanas, os americanos voltaram a impor bloqueio aos portos iranianos no Estreito de Ormuz.

A região é estratégica para o comércio global de petróleo e segue como um dos principais pontos de tensão geopolítica no Oriente Médio.

Leia também | Museu da Fotografia leva mostra ao TRE-CE

Cultura: Museu da Fotografia leva mostra ao TRE-CE

Tags: Estados Unidos, Donald Trump, USS Abraham Lincoln, USS George Washington, porta-aviões, Oriente Médio, Irã, Estreito de Ormuz, Marinha dos Estados Unidos, classe Nimitz, Bahrein, Diego Garcia, Pete Hegseth, Jason Crow, The Guardian, crise militar, saúde mental de militares, abastecimento militar, geopolítica, tensão internacional, bloqueio naval, petróleo, segurança internacional, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP

AECIPP lança quinta edição do Prêmio de Comunicação com foco no papel do CIPP na nova economia do Ceará | Foto: divulgação

15/08/2026

Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP Quinta edição da premiação reconhece profissionais e estudantes que ajudam a ampliar o conhecimento sobre o Complexo do Pecém


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

Últimas Notícias

  • Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP0
    Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP Quinta edição da premiação reconhece profissionais e estudantes que ajudam a ampliar o conhecimento sobre o Complexo do Pecém
    15/08/2026
  • Mundo: EUA trocam porta-aviões no Oriente Médio0
    Mundo: EUA trocam porta-aviões no Oriente Médio USS Abraham Lincoln será substituído pelo USS George Washington em meio a tensões com o Irã e relatos de crise a bordo
    15/08/2026
  • Mundo: Terremoto deixa mortos na Indonésia0
    Mundo: Terremoto deixa mortos na Indonésia Tremor de magnitude 7,7 atingiu a costa do país, provocou alerta de tsunami, estragos em cidades e ao menos três abalos secundários
    15/08/2026
  • Polícia recupera oito obras de Matisse em SP0
    Cultura: Polícia recupera oito obras de Matisse em SP Quadros furtados da Biblioteca Mário de Andrade em 2025 foram encontrados em apartamento de São Bernardo do Campo; um homem foi preso
    14/08/2026
  • RioMar promove campanha contra violência às mulheres1
    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres Ação “Fala, Mulher” ocorre até 31 de agosto em Fortaleza e aborda diferentes formas de violência de gênero
    14/08/2026
  • TSE suspende novas filiações após fraude em sistema0
    Política: TSE suspende novas filiações após fraude em sistema Tribunal interrompe temporariamente registros no Filia após inclusão indevida de Flávio Bolsonaro no partido Missão
    14/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas