logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Meio Ambiente: Voluntários inspiram reflorestamento na Ibiapaba
Meio Ambiente: Voluntários inspiram reflorestamento na Ibiapaba
16/06/2026
Eduardo diz que condenação do STF é “nula”
Política: Eduardo diz que condenação do STF é “nula”
17/06/2026
Exibir tudo

Justiça: STF condena Eduardo Bolsonaro à prisão e inelegibilidade Ex-deputado recebeu pena de 4 anos e 2 meses em regime semiaberto, além da perda do cargo de escrivão da Polícia Federal; decisão ainda cabe recurso

STF condena Eduardo Bolsonaro à prisão e inelegibilidade

Decisão da Primeira Turma do STF determinou pena de prisão, inelegibilidade e perda do cargo de escrivão da Polícia Federal. | Foto: REUTERS/Jessica Koscielniak

17 de junho de 2026 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta terça-feira (16), o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto pelo crime de coação no curso do processo. A decisão foi tomada por unanimidade e ainda pode ser contestada por meio de recurso.

Além da pena de prisão, o colegiado determinou a inelegibilidade do ex-parlamentar por oito anos e a perda do cargo de escrivão da Polícia Federal.

Segundo o entendimento da Corte, houve elementos suficientes para concluir que Eduardo Bolsonaro teria articulado medidas adotadas pelos Estados Unidos contra o Brasil com o objetivo de influenciar o andamento do processo envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, relacionado à chamada trama golpista.

De acordo com os ministros, ações como o aumento de tarifas sobre exportações brasileiras, a revogação de vistos de autoridades brasileiras e a aplicação de sanções econômicas também foram consideradas parte do contexto analisado no julgamento.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Situação de Eduardo Bolsonaro

Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos. Em razão das ausências às sessões legislativas, ele perdeu o mandato de deputado federal.

Na prática, a execução da pena enfrenta obstáculos enquanto o ex-parlamentar permanecer no exterior. O ex-deputado mantém proximidade política com o presidente norte-americano Donald Trump, o que pode dificultar eventuais medidas relacionadas ao cumprimento da decisão judicial.

Acusação da PGR

Durante o julgamento, a acusação foi apresentada pelo subprocurador-geral da República Antônio Edilio Magalhães Teixeira.

Segundo o representante da Procuradoria-Geral da República (PGR), as supostas ameaças atribuídas a Eduardo Bolsonaro ocorreram durante a tramitação do processo da trama golpista e teriam sido materializadas por meio das medidas adotadas pelo governo norte-americano.

Defesa contesta participação

A defesa do ex-deputado foi realizada pela Defensoria Pública da União (DPU).

Durante a sustentação oral, o defensor público federal Esdras dos Santos Carvalho afirmou que Eduardo Bolsonaro não teve influência direta nas decisões adotadas pelo governo dos Estados Unidos.

“Eduardo não teve poder decisão sobre a política externa dos Estados Unidos, não integra o governo norte-americano e não exerce função pública naquele país”, declarou Esdras dos Santos Carvalho.

O defensor sustentou ainda que o ex-deputado atuou apenas em uma “interlocução política”, sem participação efetiva na definição das medidas anunciadas por Washington.

Votação unânime

O resultado do julgamento foi de 4 votos a 0, seguindo o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.

Ao apresentar seu posicionamento, Moraes afirmou que Eduardo Bolsonaro teria levado informações falsas ao governo norte-americano e causado prejuízos ao Brasil. O ministro também observou que as ações analisadas pela Corte não impediram a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão.

Acompanharam o voto do relator os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Leia também | Voluntários inspiram reflorestamento na Ibiapaba

Meio Ambiente: Voluntários inspiram reflorestamento na Ibiapaba

Tags: STF, Eduardo Bolsonaro, Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro, Primeira Turma do STF, Supremo Tribunal Federal, inelegibilidade, prisão, coação no curso do processo, Procuradoria-Geral da República, PGR, Defensoria Pública da União, DPU, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Donald Trump, Estados Unidos, política brasileira, julgamento STF, trama golpista, sanções econômicas, Lei Magnitsky, Câmara dos Deputados, Polícia Federal, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Eduardo diz que condenação do STF é “nula”

Eduardo Bolsonaro contestou a decisão da Primeira Turma do STF e afirmou que considera nula a condenação imposta pela Corte. | Foto: Saul Loeb/AFP

17/06/2026

Política: Eduardo diz que condenação do STF é “nula” Ex-deputado afirma que não foi notificado oficialmente sobre o processo e acusa a Corte de tentar afastá-lo das eleições


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Eduardo diz que condenação do STF é “nula”0
    Política: Eduardo diz que condenação do STF é “nula” Ex-deputado afirma que não foi notificado oficialmente sobre o processo e acusa a Corte de tentar afastá-lo das eleições
    17/06/2026
  • STF condena Eduardo Bolsonaro à prisão e inelegibilidade0
    Justiça: STF condena Eduardo Bolsonaro à prisão e inelegibilidade Ex-deputado recebeu pena de 4 anos e 2 meses em regime semiaberto, além da perda do cargo de escrivão da Polícia Federal; decisão ainda cabe recurso
    17/06/2026
  • Meio Ambiente: Voluntários inspiram reflorestamento na Ibiapaba0
    Meio Ambiente: Voluntários inspiram reflorestamento na Ibiapaba Alunos, pilotos e lideranças locais mostram como a técnica Nendo Dango pode ser replicada em todo o Ceará
    16/06/2026
  • Ambiente: Pilotos de parapente atuam como reflorestadores0
    Meio Ambiente: Pilotos de parapente atuam como agentes de reflorestamento no Ceará Projeto que uniu turismo, biodiversidade e educação ambiental impacta moradores de Tianguá
    16/06/2026
  • Fundação do Rim realiza São João beneficente0
    Solidariedade: Fundação do Rim realiza São João beneficente Evento no Ideal Clube arrecadará recursos para programas que atendem pacientes renais em situação de vulnerabilidade social
    16/06/2026
  • Hospitais do Ceará ampliam cirurgias com novos equipamentos0
    Saúde: Hospitais do Ceará ampliam cirurgias com novos equipamentos Unidades do SUS recebem tecnologia de ponta para reduzir filas, aumentar atendimentos e melhorar a segurança dos pacientes
    16/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas