logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ambiente: Pilotos de parapente atuam como reflorestadores
Meio Ambiente: Pilotos de parapente atuam como agentes de reflorestamento no Ceará
16/06/2026
Exibir tudo

Meio Ambiente: Voluntários inspiram reflorestamento na Ibiapaba Alunos, pilotos e lideranças locais mostram como a técnica Nendo Dango pode ser replicada em todo o Ceará

Meio Ambiente: Voluntários inspiram reflorestamento na Ibiapaba

"Quando os pilotos lançam as sementes, é como se cada uma delas levasse um pouco do nosso cuidado com a natureza" | Foto: Hermann Hesse/Portal Terra da Luz

16 de junho de 2026 – Uma ação simples, de baixo custo e com grande potencial de impacto ambiental transformou estudantes, pilotos de parapente e lideranças comunitárias em agentes da preservação ambiental na Serra da Ibiapaba. O Projeto de Reflorestamento Sustentável da Chapada da Ibiapaba, realizado durante a primeira etapa do Campeonato Cearense de Voo Livre 2026, mostrou que o combate à degradação ambiental pode começar dentro da sala de aula e ganhar os céus por meio do voluntariado e da participação comunitária.

A iniciativa utilizou a técnica japonesa Nendo Dango, conhecida popularmente como “bombas de sementes”, para promover o lançamento aéreo de espécies nativas em áreas de difícil acesso da Serra da Ibiapaba. O projeto reuniu alunos da rede pública de ensino, professores, agricultores, pilotos de voo livre e lideranças locais em uma corrente de conscientização ambiental que pode servir de exemplo para outros municípios cearenses.

Educação ambiental começa na escola

O primeiro passo da ação aconteceu na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Anir Azevedo, localizada no Distrito de Acarape, em Tianguá. Os estudantes participaram da preparação das sementes que posteriormente foram lançadas pelos pilotos durante os voos realizados no Sítio do Bosco Park.

A atividade contou com o apoio da diretora da unidade, professora Lurdinha, e envolveu alunos participantes do Projeto Agrinho, programa desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR, que há três décadas promove ações voltadas à sustentabilidade, cidadania e educação ambiental.

A professora Ana Fábia, uma das responsáveis pela atividade, destacou que a simplicidade da técnica permite que ela seja facilmente reproduzida em escolas e comunidades de todo o Ceará.

“Pegamos a ideia de criar bombas de sementes. Usamos sementes de jatobá, que é uma árvore nativa da nossa região. As bombas foram feitas com barro, argila, adubo orgânico e, além da semente de jatobá, adicionamos uma semente de milho que cresce rápido e ajuda a enraizar melhor a semente do jatobá”, explicou.

Segundo a educadora, o envolvimento dos estudantes despertou um sentimento de pertencimento e responsabilidade ambiental.

“As crianças entenderam que pequenas ações podem gerar grandes transformações. Muitos alunos chegaram em casa falando sobre reflorestamento e explicando para os pais como as sementes poderiam ajudar a recuperar áreas da nossa serra. Esse é um aprendizado que vai muito além da sala de aula”, acrescentou.

Alunos se tornam agentes da natureza

A estudante Nicilane Silva participou da preparação das sementes e acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto.

“Os pilotos soltam as sementes em locais de difícil acesso para que elas se espalhem, cresçam e o nosso planeta fique melhor”, afirmou.

Para a jovem, a experiência representou uma oportunidade de contribuir diretamente para a preservação da natureza.

“Foi muito legal saber que a gente estava ajudando a plantar árvores mesmo sem precisar ir até os lugares mais difíceis da serra. Quando os pilotos lançam as sementes, é como se cada uma delas levasse um pouco do nosso cuidado com a natureza”, disse.

Técnica japonesa pode ser replicada em todo o Ceará

O método Nendo Dango foi desenvolvido pelo agricultor e filósofo japonês Masanobu Fukuoka e consiste em envolver sementes em pequenas esferas feitas de argila, terra e matéria orgânica. As bolas são lançadas sobre o solo e permanecem protegidas até serem ativadas naturalmente pela chuva.

Além da simplicidade de execução, a técnica apresenta baixo custo e pode ser utilizada em áreas rurais, escolas, comunidades, parques urbanos e regiões degradadas.

Especialistas apontam que o método tem sido utilizado em diversos países para recuperação ambiental, principalmente em áreas de difícil acesso.

Na avaliação dos organizadores, a experiência realizada em Tianguá demonstra que qualquer município pode desenvolver ações semelhantes envolvendo escolas, associações comunitárias e voluntários.

Pilotos ajudam a semear o futuro

Durante o Campeonato Cearense de Voo Livre, cerca de 40 atletas participaram da ação ambiental e lançaram as bombas de sementes sobre áreas estratégicas da Serra da Ibiapaba.

O diretor de prova e piloto Francisco Rogério Evaristo da Costa destacou a conexão histórica entre o voo livre e a preservação ambiental.

“Os pilotos sempre voam em sintonia com a natureza. E a gente dá essa forcinha pra ela e ela retribui a gente com ótimas condições pra gente fazer bons voos”, afirmou.

Segundo ele, a iniciativa trouxe um significado ainda maior para a competição.

“Voar já é uma experiência extraordinária. Saber que durante o voo estamos contribuindo para recuperar áreas da nossa serra torna tudo ainda mais especial. É um exemplo que pode ser levado para outros campeonatos e para outras regiões do Brasil”, destacou.

Lideranças defendem expansão da iniciativa

O sucesso da ação despertou o interesse de lideranças locais e educadores, que já defendem a ampliação do projeto para outros municípios da Serra da Ibiapaba e do Ceará.

A expectativa é que a metodologia seja incorporada em projetos de educação ambiental, campanhas de arborização e iniciativas de recuperação de áreas degradadas.

Ao unir escola, comunidade, esporte e sustentabilidade, o projeto mostrou que preservar a natureza pode ser uma tarefa coletiva, acessível e capaz de mobilizar pessoas de todas as idades.

Mais do que lançar sementes do céu, os participantes ajudaram a plantar consciência ambiental e esperança para as futuras gerações.

Leia também | Pilotos de parapente atuam como agentes de reflorestamento no Ceará

Meio Ambiente: Pilotos de parapente atuam como agentes de reflorestamento no Ceará

Tags: reflorestamento, Serra da Ibiapaba, Nendo Dango, bombas de sementes, Tianguá, educação ambiental, sustentabilidade, meio ambiente, Projeto Agrinho, parapente, voo livre, Campeonato Cearense de Voo Livre, Francisco Rogério, Ana Fábia, Nicilane Silva, Escola Maria Anir Azevedo, Distrito de Acarape, biodiversidade, árvores nativas, jatobá, agricultura sustentável, preservação ambiental, turismo ecológico, turismo sustentável, estudantes de Tianguá, voluntariado ambiental, Chapada da Ibiapaba, Portal Terra Da Luz, Platinum Comunicação, Assembleia Legislativa do Ceará, Alece, Romeu Aldigueri, Hermann Hesse, Olavo Bilac Loiola, Parque Nacional de Ubajara, Ceará sustentável, educação e meio ambiente, recuperação ambiental, cidadania ambiental, conservação da natureza.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Sinduscon leva teatro a canteiros de obras no Ceará

Trabalhadores da construção civil acompanham apresentação teatral promovida pelo Sinduscon Ceará em canteiro de obras na Grande Fortaleza. | Foto: divulgação

16/06/2026

Valorização: Sinduscon leva teatro a canteiros de obras no Ceará Ação do Programa Qualidade de Vida na Construção já percorreu 18 obras e busca reconhecer a importância dos trabalhadores da construção civil


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Câmara aprova combate ao assédio em academias0
    Direitos: Câmara aprova combate ao assédio em academias Projeto estabelece protocolos de prevenção, acolhimento e denúncia para proteger mulheres em academias e espaços esportivos de Fortaleza
    16/06/2026
  • Novo Código de Ética da Alece traz inovações0
    Política: Novo Código de Ética da Alece traz inovações Texto aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará atualiza regras parlamentares e inclui temas como inteligência artificial, redes sociais e violência de gênero
    16/06/2026
  • Motorista relata desvio de animal em acidente0
    Tragédia: Motorista relata desvio de animal em acidente Sete integrantes de equipe de basquete morreram após tombamento de ônibus na CE-187, em Tauá; investigação segue em andamento
    16/06/2026
  • Justiça: PGR rejeita nova delação de Daniel Vorcaro0
    Justiça: PGR rejeita nova delação de Daniel Vorcaro Banqueiro investigado na Operação Compliance Zero tem segunda proposta recusada por órgãos de investigação
    15/06/2026
  • Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê0
    Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos
    15/06/2026
  • Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas0
    Saúde: Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas Resolução ampliou atribuições dos profissionais em 2025, mas população ainda busca esclarecimentos sobre limites e regras da prática
    15/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas