logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: Caiado nega chapa conjunta com Romeu Zema
Política: Caiado nega chapa conjunta com Romeu Zema
03/06/2026
Segurança: Planalto vê cautela sobre PCC e CV
Segurança: Planalto vê cautela sobre PCC e CV
04/06/2026
Exibir tudo

Justiça: Jairinho é condenado pela morte de Henry Ex-vereador recebeu pena de 43 anos, 9 meses e 20 dias por homicídio qualificado, tortura e coação; Monique teve acusação de homicídio desclassificada

Justiça: Jairinho é condenado pela morte de Henry

Jairinho foi condenado pela morte de Henry Borel, enquanto Monique Medeiros teve acusação de homicídio desclassificada pelo júri | Foto: Henrique Coelho / g1 Rio

04 de junho de 2026 – O 2º Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, tortura e coação no curso do processo no caso Henry Borel. A sentença foi lida pela juíza Elizabeth Machado Louro após dez dias de julgamento, considerado o mais longo da história recente do Tribunal do Júri fluminense.

O ex-vereador foi condenado a 43 anos, 9 meses e 20 dias de reclusão. Já Monique Medeiros, mãe de Henry, teve a acusação de homicídio doloso desclassificada pelos jurados, que entenderam haver negligência em sua conduta. Ela foi condenada por omissão em relação à tortura sofrida pelo filho, mas recebeu perdão judicial pelo homicídio culposo.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Pena de Jairinho passa de 43 anos

Dr. Jairinho e Monique Medeiros, em fotos feitas no ingresso do casal no sistema penitenciário | Foto: Reprodução

A pena de Jairinho foi fixada em 35 anos, 6 meses e 20 dias pelo homicídio; 6 anos e 3 meses pela tortura; e 2 anos pela coação no curso do processo.

Ao definir a pena, a juíza Elizabeth Machado Louro afirmou que o ex-vereador demonstrou uma “personalidade insidiosa, perfeitamente apta ao engano e à dissimulação”. A magistrada também destacou a extrema vulnerabilidade de Henry Borel e afirmou que a criança foi submetida a sofrimento físico e psicológico incompatível com sua idade.

A juíza ainda fixou indenização de R$ 400 mil por danos morais ao pai de Henry, Leniel Borel. O valor deverá ser pago exclusivamente por Jairinho.

Monique recebe perdão judicial

No caso de Monique Medeiros, a juíza fixou a pena em 1 ano e 4 meses de detenção pelo crime de omissão em relação à tortura sofrida pelo filho. O cumprimento seria em regime aberto, mas a magistrada reconheceu que a pena já havia sido integralmente cumprida em razão do período em que Monique permaneceu presa durante o processo.

A juíza declarou extinta a punibilidade de Monique pelo homicídio culposo, concedendo perdão judicial. Na sentença, Elizabeth Machado Louro afirmou que a ré foi alvo de uma reação “desproporcional e desmesurada” ao longo dos últimos cinco anos.

“Reação desproporcional e desmesurada da sociedade em geral (…) claramente discriminatória de gênero, influenciada pela cultura patriarcal”, afirmou a magistrada.

A juíza também declarou que, se a situação envolvesse um pai, e não uma mãe, provavelmente ele sequer teria sido processado.

“Fosse o pai e não a mãe, na mesma situação, nem sequer teria sido ele processado”, afirmou.

Julgamento durou dez dias

A sentença foi lida à 1h43 desta quinta-feira (04/06), após dez dias de julgamento. Da madrugada da morte de Henry Borel, em 8 de março de 2021, até o encerramento da sessão, passaram-se 1.915 dias.

Nesse período, Jairinho e Monique passaram de aliados a rivais no processo. Monique foi presa e solta mais de uma vez, enquanto Jairinho permaneceu preso desde abril de 2021. A defesa do ex-vereador também adotou diferentes estratégias ao longo da tramitação, incluindo tentativas de adiamento do júri.

O Ministério Público e a defesa de Jairinho informaram que vão recorrer da decisão.

Médico também foi condenado

Os jurados também condenaram o médico Jefferson Evangelista Corrêa, assistente técnico da defesa de Jairinho, pelo crime de falsa perícia.

Ele foi responsável por apresentar laudos e prestar depoimento em plenário sustentando teses contestadas pela acusação e pelos peritos oficiais do caso.

Relembre o caso Henry Borel

Henry Borel | Foto: Jornal Nacional/reprodução

Henry Borel morreu em 8 de março de 2021, aos 4 anos de idade. No dia anterior, o menino havia sido entregue pelo pai, Leniel Borel, a Monique, no apartamento onde ela morava com Jairinho, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Na madrugada do dia 8, o então casal levou Henry ao Hospital Barra D’Or, alegando que ele havia “caído da cama” e não estava respirando. No entanto, o menino já chegou sem vida à unidade.

Laudo apontou que a causa da morte foi hemorragia interna e laceração hepática provocada por ação contundente. A reconstituição simulada apontou 23 lesões por ação violenta e descartou a hipótese de acidente doméstico.

“Houve um homicídio por espancamento”, declarou ao Tribunal do Júri o perito Luiz Carlos Leal Prestes, responsável por examinar o corpo do menino.

“Esse menor chegou sem vida a esse hospital. A multiplicidade de lesões em sítios diferentes fez com que, inequivocamente, se concluísse que essa criança foi agredida e por isso houve a hemorragia interna”, detalhou.

O caso teve forte repercussão nacional e serviu de base para a criação da Lei Henry Borel, sancionada em maio de 2022, que tornou crime hediondo todo homicídio contra criança e adolescente.

Leia também | STF marca julgamento de Eduardo Bolsonaro

Justiça: STF marca julgamento de Eduardo Bolsonaro

Tags: Portal Terra Da Luz, Henry Borel, Jairinho, Dr Jairinho, Jairo Souza Santos Júnior, Monique Medeiros, Tribunal do Júri, Justiça do Rio de Janeiro, homicídio qualificado, tortura, coação no curso do processo, omissão, perdão judicial, Leniel Borel, caso Henry Borel, Lei Henry Borel, crime contra criança, violência infantil, homicídio de criança, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Elizabeth Machado Louro, Ministério Público, falsa perícia, Jefferson Evangelista Corrêa, Barra da Tijuca, Hospital Barra D’Or, Rio de Janeiro, segurança pública, justiça, direitos da criança, proteção infantil, crime hediondo, julgamento

Compartilhar

Artigos Relacionados

Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico

A iniciativa chama atenção para doenças como os cânceres do colo do útero, endométrio, ovário, vagina e vulva. | Foto: reprodução

11/09/2026

Saúde: Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico Professor da UFC, Juvenal Linhares destaca sinais de alerta, exames preventivos e cuidado baseado em evidências


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Adalberto Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master

  • 11/09/2026

    Com foco em dramaturgia e inclusão, 32º Festival Nordestino de Teatro reúne programação gratuita no Ceará - Teatral Comentado em Cultura: Festival de Teatro de Guaramiranga começa sábado

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

  • 11/09/2026

    Jorge Noronha Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

Últimas Notícias

  • Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico0
    Saúde: Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico Professor da UFC, Juvenal Linhares destaca sinais de alerta, exames preventivos e cuidado baseado em evidências
    11/09/2026
  • Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em caso Dark Horse0
    Justiça: Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em caso Dark Horse Senador é investigado por supostos crimes ligados ao financiamento de filme sobre Jair Bolsonaro
    11/09/2026
  • CNH do Brasil aumenta pedidos em 216% em 20260
    Habilitação: CNH do Brasil aumenta pedidos em 216% em 2026 Programa já habilitou mais de 2 milhões de novos condutores nos primeiros nove meses de vigência
    11/09/2026
  • Mundo: 11 de Setembro ainda marca memória global0
    Mundo: 11 de Setembro ainda marca memória global Após 25 anos, imagens dos ataques às Torres Gêmeas seguem entre as cenas mais lembradas do século 21
    11/09/2026
  • Dor na coluna cresce entre jovens e acende alerta0
    Saúde: Dor na coluna cresce entre jovens e acende alerta Tempo excessivo diante das telas, sedentarismo e permanência prolongada em uma mesma posição estão entre os fatores que podem contribuir para dores musculoesqueléticas
    11/09/2026
  • PF aponta pagamentos de até R$ 760 mil a ex-chefe do BC0
    Master: PF aponta pagamentos de até R$ 760 mil a ex-chefe do BC Documentos indicam repasses a Belline Santana e viagem à França organizada por Daniel Vorcaro
    11/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas