logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Angra dos Reis inicia cobrança de taxa para turistas
Turismo: Angra dos Reis inicia cobrança de taxa para turistas
01/06/2026
Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial
Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial
01/06/2026
Exibir tudo

Mundo: Trump anuncia cessar-fogo no Líbano Presidente dos Estados Unidos diz ter conversado com Netanyahu e representantes do Hezbollah e afirma que não haverá tropas israelenses em Beirute

Mundo: Trump anuncia cessar-fogo no Líbano

O presidente norte-americano também afirmou que as conversas com a República Islâmica do Irã seguem “em um ritmo rápido”, apesar da instabilidade provocada pela escalada militar no Líbano | Montagem feita com uso de IA

01 de junho de 2026 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (01/06) que conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com representantes do Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã. Segundo Trump, um cessar-fogo está em vigor no Líbano e Netanyahu teria concordado em não mover tropas israelenses em direção a Beirute.

A declaração ocorre após a intensificação dos ataques de Israel contra o Líbano nos últimos dias, sob a justificativa de combater o Hezbollah. O cenário elevou a tensão regional e ameaçou interromper negociações mais amplas envolvendo Estados Unidos e Irã.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Trump diz que tropas foram impedidas

Em publicação na Truth Social, Trump afirmou ter tido uma conversa produtiva com Netanyahu e garantiu que não haverá avanço de tropas israelenses rumo à capital libanesa.

“Tive uma conversa muito produtiva com o primeiro-ministro israelense, Bibi [Benjamin] Netanyahu, e não haverá tropas a caminho de Beirute. Quaisquer tropas que estivessem a caminho já foram impedidas de entrar”, escreveu Trump.

O presidente norte-americano também afirmou ter conversado, por meio de representantes de alto escalão, com integrantes do Hezbollah.

“Da mesma forma, por meio de representantes de alto escalão, tive uma conversa muito boa com o Hezbollah, e eles concordaram que todos os disparos cessarão — que Israel não os atacará e que eles não atacarão Israel”, acrescentou.

Hezbollah aceita proposta dos EUA, diz Líbano

Segundo a embaixada do Líbano em Washington, o Hezbollah aceitou a proposta de cessar-fogo apresentada pelos Estados Unidos.

Mais cedo, a agência iraniana Tasnim informou que Teerã havia decidido interromper a troca de mensagens com mediadores sobre o memorando de entendimento com os EUA, após novos ataques israelenses ao Líbano, incluindo ordens de evacuação e alertas de bombardeio em Beirute.

No sábado, Israel havia capturado o histórico castelo de Beaufort, no Líbano, construído durante o período das Cruzadas. A incursão foi considerada a mais profunda das tropas israelenses no país em 26 anos.

Netanyahu ameaça novos ataques

Apesar do anúncio de Trump, Netanyahu afirmou que Israel voltará a atacar alvos em Beirute caso o Hezbollah não cesse suas ofensivas. O premiê israelense também declarou que as forças armadas do país continuarão atuando normalmente no sul do Líbano.

Uma faixa de cerca de 10 quilômetros no sul libanês segue ocupada por tropas israelenses desde março.

Na manhã desta segunda-feira, Netanyahu e o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciaram novos bombardeios ao sul de Beirute, região considerada reduto do Hezbollah. Em comunicado conjunto, os dois afirmaram ter dado instruções ao Exército para atacar alvos classificados por Israel como terroristas.

“A região de Dahiyeh, em Beirute, não é diferente das comunidades no norte de Israel: se não houver calma no norte, não haverá calma em Beirute. Ao mesmo tempo, as Forças de Defesa de Israel continuam a operar com fogo e manobras contra os terroristas e a infraestrutura do Hezbollah no Líbano a fim de afastar as ameaças das forças das Forças de Defesa de Israel e dos residentes do Estado de Israel, e transformar a área de Litani em uma zona sob controle de segurança das Forças de Defesa de Israel, livre de armas e terroristas”, afirmou Katz.

Irã condiciona trégua ao fim dos ataques

O Irã condicionou qualquer avanço em direção a uma trégua com os Estados Unidos à implementação de um cessar-fogo efetivo no Líbano.

O porta-voz da diplomacia iraniana, Esmaeil Baghaei, afirmou que o fim dos ataques israelenses é essencial para as negociações de paz.

“Insistimos que um cessar-fogo no Líbano é uma condição essencial para qualquer acordo destinado a acabar com a guerra”, disse.

Baghaei também acusou Washington de violar o cessar-fogo com Teerã e afirmou que o Irã adotará medidas consideradas necessárias para defender sua segurança nacional.

“Os Estados Unidos também estão violando o cessar-fogo, inclusive nesta manhã. As violações do cessar-fogo são, por si só, indicativas de má conduta e má-fé por parte dos EUA e apenas intensificam a desconfiança existente, que, com razão, deve sempre permanecer em nossas mentes, em qualquer interação com o lado americano”, declarou.

Programa nuclear fica fora da negociação

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Irã, o programa nuclear iraniano, principal ponto de divergência entre Teerã e Washington, não faz parte das negociações em curso neste momento.

“Não aconteceu nenhuma negociação sobre os detalhes do dossiê nuclear. Nesta etapa, nossa prioridade é encerrar a guerra”, afirmou Baghaei, após Trump dizer ter obtido garantias do Irã de que o país não desenvolverá armas nucleares.

O presidente norte-americano também afirmou que as conversas com a República Islâmica do Irã seguem “em um ritmo rápido”, apesar da instabilidade provocada pela escalada militar no Líbano.

Leia também | EUA atacam radares e centros de drones do Irã

Mundo: EUA atacam radares e centros de drones do Irã

Tags: Portal Terra Da Luz, Donald Trump, Benjamin Netanyahu, Hezbollah, Israel, Líbano, Beirute, Irã, Estados Unidos, cessar-fogo, Oriente Médio, guerra no Oriente Médio, Marco Rubio, diplomacia internacional, política internacional, conflito Israel Hezbollah, Forças de Defesa de Israel, Israel Katz, Esmaeil Baghaei, Teerã, República Islâmica do Irã, Dahiyeh, rio Litani, castelo de Beaufort, segurança internacional, negociações de paz, programa nuclear iraniano, Truth Social, Washington, relações internacionais, geopolítica, crise no Líbano, guerra, diplomacia, mundo

Compartilhar

Artigos Relacionados

Polícia recupera oito obras de Matisse em SP

Oito obras do pintor francês Henri Matisse foram recuperadas pela Polícia Civil de São Paulo após terem sido roubadas de uma exposição na Biblioteca Mário de Andrade. | Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

14/08/2026

Cultura: Polícia recupera oito obras de Matisse em SP Quadros furtados da Biblioteca Mário de Andrade em 2025 foram encontrados em apartamento de São Bernardo do Campo; um homem foi preso


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

  • 07/08/2026

    Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass

Últimas Notícias

  • Polícia recupera oito obras de Matisse em SP0
    Cultura: Polícia recupera oito obras de Matisse em SP Quadros furtados da Biblioteca Mário de Andrade em 2025 foram encontrados em apartamento de São Bernardo do Campo; um homem foi preso
    14/08/2026
  • RioMar promove campanha contra violência às mulheres0
    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres Ação “Fala, Mulher” ocorre até 31 de agosto em Fortaleza e aborda diferentes formas de violência de gênero
    14/08/2026
  • TSE suspende novas filiações após fraude em sistema0
    Política: TSE suspende novas filiações após fraude em sistema Tribunal interrompe temporariamente registros no Filia após inclusão indevida de Flávio Bolsonaro no partido Missão
    14/08/2026
  • ACL celebra 132 anos com homenagem a Fortaleza0
    Cultura: ACL celebra 132 anos com homenagem a Fortaleza Projeto reúne exposição, palestras, prêmio literário e livro comemorativo para marcar os 300 anos da Capital cearense
    14/08/2026
  • Ministério visita carretas de atendimento no Ceará0
    Saúde: Ministério da Saúde visita carretas de atendimento no Ceará Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará acompanham serviços de exames de imagem e oftalmologia em Jaguaruana e Limoeiro do Norte
    14/08/2026
  • Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências0
    Eventos: Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências Evento reuniu clientes e convidados em uma noite com vinhos, gastronomia, música e arte, promovendo momentos de conexão e confraternização
    13/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas