logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: Tecnologia cerebral amplia precisão no diagnóstico neuropsicológico no Ceará
Saúde: Tecnologia cerebral amplia precisão no diagnóstico neuropsicológico no Ceará
04/03/2026
Geopolítica: EUA acusam China por bases na AL
Geopolítica: EUA acusam China por bases na AL
05/03/2026
Exibir tudo

Guerra: EUA e Irã ampliam ataques no Oriente Médio Conflito entra no sexto dia com ofensivas aéreas e marítimas, tensões diplomáticas na Europa e disputa pela sucessão do líder supremo iraniano

Guerra: EUA e Irã ampliam ataques no Oriente Médio

Ataques militares e tensão diplomática marcam a escalada da guerra entre Estados Unidos e Irã no Oriente Médio | Foto: Majid Khahi/ISNA/WANA

05 de março de 2026 – A guerra entre Estados Unidos e Irã entrou no sexto dia nesta quinta-feira (5) com novos ataques militares, ameaças de escalada do conflito e crescente tensão diplomática internacional. Enquanto Washington intensifica ofensivas pelo ar e pelo mar, Teerã promete retaliações e enfrenta um momento político decisivo com a escolha de um novo líder supremo após a morte do aiatolá Ali Khamenei.

Os confrontos começaram após bombardeios realizados por forças dos Estados Unidos e de Israel na capital iraniana, Teerã, que resultaram na morte de Khamenei e de autoridades de alto escalão do regime. Desde então, o Irã intensificou ataques contra Israel e países do Oriente Médio que abrigam bases militares norte-americanas.

Segundo dados divulgados pela mídia estatal iraniana, mais de mil pessoas morreram desde o início da guerra.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ataques navais marcam nova fase do conflito

Um dos episódios mais emblemáticos ocorreu na costa do Sri Lanka, onde um submarino dos Estados Unidos atacou e afundou um navio de guerra iraniano. A operação foi confirmada pelo secretário de Defesa norte-americano Pete Hegseth.

O navio atingido, identificado como IRIS Dena, era uma das embarcações mais modernas da marinha iraniana e estava equipado com mísseis antinavio, torpedos e artilharia pesada. O ataque deixou 87 mortos e 32 feridos.

De acordo com o almirante Brad Cooper, responsável pelo Comando Central das Forças Armadas dos EUA, ao menos 17 embarcações iranianas já foram destruídas desde o início do confronto.

Pentágono prevê intensificação da guerra

Secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, atualiza informações sobre guerra contra o Irã em 2 de março de 2026 | Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz

Durante coletiva de imprensa, Pete Hegseth afirmou que as forças norte-americanas têm vantagem estratégica no conflito e prometeu ampliar os bombardeios contra alvos iranianos.

Segundo ele, a força aérea iraniana foi praticamente neutralizada e a marinha sofreu perdas significativas no Golfo Pérsico. O governo dos Estados Unidos também enviou novos aviões de combate para reforçar sua presença militar na região.

Em resposta, o Irã lançou uma nova ofensiva de mísseis e drones contra Israel. Em pronunciamento transmitido pela televisão estatal iraniana, o clérigo Javadi Amoli fez ameaças diretas ao presidente norte-americano Donald Trump, afirmando que a retaliação seria inevitável.

A Guarda Revolucionária iraniana também intensificou ações no mar, interceptando embarcações militares e petroleiros ligados aos Estados Unidos e ao Reino Unido.

Europa reage e tensão diplomática aumenta

A guerra também provocou um embate diplomático entre Washington e Espanha. O presidente Donald Trump ameaçou romper relações comerciais após o governo espanhol negar o uso de bases militares no país para ataques contra o Irã.

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez criticou duramente a postura dos Estados Unidos, classificando a estratégia militar como uma “roleta russa” com o destino global.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte também entrou em alerta depois que sistemas de defesa da aliança interceptaram um projétil iraniano que sobrevoava o território da Turquia em direção ao Mediterrâneo.

Apesar da interceptação, o Pentágono minimizou o risco imediato de uma guerra generalizada envolvendo os países membros da aliança militar.

Irã discute sucessão do líder supremo

Principais aiatolás cotados para substituir Ali Khamenei no Irã | Fotos: AP Photo/Vahid Salemi/File; Mostafa Meraji via Wikimedia Commons; Wikimedia Commons; Dinuka Liyanawatte/Reuters/Arquivo

Paralelamente à escalada militar, o Irã enfrenta uma disputa política interna pela sucessão de Ali Khamenei. A responsabilidade pela escolha do novo líder cabe à Assembleia dos Peritos, órgão formado por 88 clérigos islâmicos.

Entre os nomes cotados está Mojtaba Khamenei, filho do antigo líder supremo e considerado um representante da ala mais conservadora do regime.

Também aparecem como possíveis sucessores o líder interino Alireza Arafi, o ultraconservador Mohammad Mahdi Mirbagheri e o moderado Hassan Khomeini, que é visto por setores políticos como uma alternativa de diálogo com o Ocidente.

A última vez que a assembleia escolheu um líder supremo foi em 1989, quando Ali Khamenei assumiu o cargo após a morte de Ruhollah Khomeini.

O cenário atual mantém a comunidade internacional em alerta, diante do risco de ampliação da guerra e de impactos diretos na segurança global e no mercado de energia.


Leia também | EUA dizem afundar 17 barcos do Irã

Guerra: EUA dizem afundar 17 barcos do Irã

Tags: Portal Terra Da Luz, guerra entre Estados Unidos e Irã, conflito no Oriente Médio, ataques militares EUA Irã, guerra no Golfo Pérsico, Ali Khamenei morte, sucessão do líder supremo do Irã, Donald Trump guerra Irã, OTAN defesa aérea, crise internacional 2026, tensões geopolíticas, política internacional, conflito global, diplomacia internacional

Compartilhar

Artigos Relacionados

48% dos alunos usam IA para estudar

Quase metade dos estudantes brasileiros de 15 anos utiliza chatbots de inteligência artificial pelo menos uma vez por semana para aprender, segundo o Pisa 2025. | Foto: AP/Michael Dwyer

08/09/2026

Educação: 48% dos alunos usam IA para estudar Pesquisa do Pisa 2025 mostra que uso de chatbots entre estudantes brasileiros supera a média dos países da OCDE


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/09/2026

    Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África

  • 07/09/2026

    Brazil's record lottery draw delayed by betting system failure - iGaming Republic Comentado em Loteria: Mega da Virada: falha operacional adia sorteios da Quina e outras loterias para 1º de janeiro

  • 06/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Concurso da UFC cria centro cultural na Praia de Iracema

  • 06/09/2026

    Ribamar Neto Comentado em Cultura: Concurso da UFC cria centro cultural na Praia de Iracema

  • 05/09/2026

    Mundo: Sobreviventes são resgatados no Nepal – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mundo: Sobreviventes são resgatados no Nepal

  • 05/09/2026

    Eduardo MONTERO Comentado em Consumo: Decon multa Bradesco e Itaú em R$ 1,7 mi

Últimas Notícias

  • 48% dos alunos usam IA para estudar0
    Educação: 48% dos alunos usam IA para estudar Pesquisa do Pisa 2025 mostra que uso de chatbots entre estudantes brasileiros supera a média dos países da OCDE
    08/09/2026
  • Recusa familiar à doação de órgãos chega a 45%0
    Saúde: Recusa familiar à doação de órgãos chega a 45% Comunicação humanizada e preparo de profissionais podem ajudar a reduzir as negativas e ampliar o número de transplantes no Brasil
    08/09/2026
  • Ex-ministros do STF pedem apuração a Fachin0
    Crise: Ex-ministros do STF pedem apuração a Fachin Treze ministros aposentados, incluindo Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Ayres Britto, pedem sessão pública e investigação rigorosa sobre fatos que atingem a Corte
    08/09/2026
  • Política: Lula participa de 7 de Setembro em Brasília0
    Política: Lula participa de 7 de Setembro em Brasília Desfile na Esplanada dos Ministérios reuniu chefes dos Três Poderes e teve eixos sobre soberania, mulheres e Copa Feminina
    07/09/2026
  • Cultura: Cearenses conquistam prêmio no Fenac0
    Cultura: Cearenses conquistam prêmio no Fenac Família Vilas Boas e Marcus Dias ficaram em terceiro lugar no 56º Festival Nacional da Canção, em Minas Gerais
    07/09/2026
  • Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África1
    Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África Reportagem exclusiva do Fantástico mostra casos de brasileiros enviados pelos Estados Unidos para países como Libéria e Guiné Equatorial
    07/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas