

O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso em casa. Ele é suspeito de ter negociado com traficantes vagas de nomeação em troca de apoio político | Foto: Reprodução
25 de novembro de 2025 — A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (25), uma operação para desarticular a estrutura criminosa do Terceiro Comando Puro (TCP), facção que atua em diversas comunidades da Baixada Fluminense. A ação cumpre oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

De acordo com as investigações, o braço logístico e financeiro do TCP contava com vínculos diretos com agentes políticos da região, que participavam de uma “rede de favores”. O esquema oferecia suporte operacional, material e até influência pública em troca de vantagens eleitorais e financeiras.
Um dos alvos da operação é o vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti. Segundo a polícia, áudios e mensagens apreendidos apontam que ele teria fornecido materiais e apoio para a construção de barricadas usadas pelo tráfico, além de negociar vagas de nomeação em troca de apoio político.
A prisão do parlamentar ocorreu em sua residência, onde agentes cumpriram mandado expedido pela Justiça.
A operação “Muro de Favores” faz parte da estratégia da Operação Barricada Zero e visa enfraquecer um grupo envolvido em tráfico de drogas, extorsão, homicídios e lavagem de dinheiro. A facção controla áreas como Trio de Ouro (São João de Meriti), Guacha e Santa Tereza (Belford Roxo).
Segundo a Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), o núcleo era comandado por Marlon Henrique da Silva, conhecido como “Pagodeiro”, braço-direito de Geonário Fernandes Pereira Moreno, o “Genaro”, líder do TCP na região.
A investigação aponta ainda que “Pagodeiro” confessou ter matado três pessoas, incluindo uma mulher, em confronto com uma facção rival em novembro de 2023.
Leia também | Bolsonaro não apresenta novos recursos ao STF e processo do golpe entra na reta final
Tags: Rio de Janeiro, Polícia Civil, TCP, Terceiro Comando Puro, Baixada Fluminense, Operação Muro de Favores, DCOC-LD, Crime organizado, Lavagem de dinheiro, Tráfico de drogas, Extorsão, Homicídios, Barricada Zero, São João de Meriti, Belford Roxo, Segurança pública, Política no Rio, Ernane Aleixo, Vereador preso, Operações policiais, Facções criminosas, Notícias policiais, Crime no RJ