logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Retomada: Crescimento inclusivo do Turismo pós-pandemia será tema de debates no Ceará
Retomada Crescimento inclusivo do Turismo pós-pandemia será tema de debates no Ceará
19/09/2021
Esporte: Brasil vence Colômbia e conquista Campeonato Sul-Americano Feminino de Vôlei
Esporte Brasil vence a Colômbia e conquista Campeonato Sul-Americano Feminino de Vôlei
20/09/2021
Exibir tudo

Vulcão Erupção do Cumbre Vieja: autoridades afirmam não haver risco para habitantes das Canárias Imagens da erupção mostram o caminho da lava em direção ao mar

Erupção do Cumbre Vieja: autoridades afirmam não haver risco para habitantes das Canárias

Momento em que o Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias, na Espanha | Foto: Borja Suarez/Reuters/Direitos reservados

Autoridades da Espanha fizeram pronunciamentos neste domingo (19/9) após analisarem os relatórios sobre as condições do Arquipélago das Canárias onde entrou em erupção, por volta das 15h15 (horário local | 14h15 GMT), o vulcão Cumbre Vieja.

“O cidadão de La Palma tem que estar tranquilo. Está garantida a sua segurança”, declarou o presidente do Governo da Espanha, Sanchez Castejon.

A ilha está sob alerta amarelo, numa escala de nível de risco que possui quatro cores: verde, amarelo, laranja e vermelho. O atual nível amarelo implica que os residentes das zonas de risco devem ficar preparados para ser evacuados. A eles foi também solicitado que relatem aos serviços de emergência quaisquer vestígios de gases, cinzas, mudanças no nível da água ou pequenos sismos.

“Não há impacto em vidas humanas. É a melhor notícia até agora” declarou o presidente do Cabildo La Palma, Mariano Zapata, que também afirmou que é preocupante o avanço da lava vulcânica em direção ao litoral.

Até o momento, o balanço dos danos provocados pela erupção em La Palma são os seguintes: 5.000 pessoas evacuadas, 8 casas atingidas, nenhuma vida perdida. “É um alívio ter sido em uma zona não povoada”, disse o presidente do Governo das Canarias, Ángel Víctor Torres.

Erupção

“A erupção começou na zona de Cebeza de Vaca, em El Paso”, informou, em conta no Twitter, o governo local. Logo as imagens da erupção do Vulcão Cumbre Vieja viralizaram nas redes sociais. Uma das mais impressionantes foi publicada no Twitter da Rádio Canárias.

📹 #Vídeo | Con la llegada de la noche, se hacen más visibles las coladas de lava del volcán que erupciona en La Palma.#VigilanciaLaPalma pic.twitter.com/1Il10rtMpf

— Canarias Radio (@laautonomica) September 19, 2021

A lava está sendo expelida através de uma fissura na encosta do vulcão, e a atividade sísmica mantém-se, fazendo temer que a erupção possa agravar-se.

Os serviços de emergência estão de prevenção para a eventualidade de terem de evacuar cerca de 1 milhão de pessoas, alertaram as autoridades.

A erupção deste domingo é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos.

Leia também | Cumbre Vieja entra em erupção no Arquipélago das Canárias

Sinais da erupção

Nos últimos dias, intensificaram-se os sinais de atividade sísmica nas Canárias, comunidade autônoma espanhola. Nas 24 horas anteriores à erupção do Cumbre Vieja, um vulcão com 1.949 metros de altitude, a crise sísmica registrada ao longo da semana agravou-se, e a ilha foi sacudida por diversos abalos, o mais grave dos quais atingiu a magnitude de 3.8 às 11h16 deste domingo, hora local, a 10 quilômetros de profundidade.

Desde sábado (18/9), foram registrados mais de mil abalos, cinco dos quais de grau 3 ou superior, todos sentidos pela população, em sinal inequívoco de movimentos de magma, sucessivamente mais superficiais.

As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Com informações da RTP/Agência Brasil

Leia também | Mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global podem ser irreversíveis entre 2040 e 2050

Compartilhar

Artigos Relacionados

Zanin nega liminar para instalar CPI do caso Master

Ministro Cristiano Zanin, do STF, negou liminar que buscava obrigar o Senado a instalar CPI para investigar o caso Master. | Foto: Rosinei Coutinho/STF

23/09/2026

Justiça: Zanin nega liminar para instalar CPI do caso Master Ministro do STF afirmou que não ficou comprovada, neste momento, omissão do presidente do Senado sobre requerimento


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/09/2026

    Twitter Video Downloader Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 23/09/2026

    Justiça: Zanin nega liminar para instalar CPI do caso Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Zanin nega liminar para instalar CPI do caso Master

  • 23/09/2026

    Moisés Feitosa Mota Comentado em Justiça: Robinho reduz pena com estudos e leituras

  • 23/09/2026

    Raquel Duarte Comentado em Justiça: Decisão libera obras no entorno do aeroporto

  • 22/09/2026

    Giovanni Comentado em Justiça: Robinho reduz pena com estudos e leituras

  • 20/09/2026

    Energia: Aneel projeta alta de 9,4% na conta de luz – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Aneel projeta alta de 9,4% na conta de luz

Últimas Notícias

  • Zanin nega liminar para instalar CPI do caso Master1
    Justiça: Zanin nega liminar para instalar CPI do caso Master Ministro do STF afirmou que não ficou comprovada, neste momento, omissão do presidente do Senado sobre requerimento
    23/09/2026
  • Luto: Corpo de Rick será velado em Sorocaba0
    Luto: Corpo de Rick será velado em Sorocaba Cantor foi uma das cinco vítimas da queda de helicóptero na Serra de Santa Catarina; acidente será investigado pela Polícia Civil e pelo Cenipa
    23/09/2026
  • Brasileiro apontado como chefe de facção do Ceará é preso na Bolívia0
    Segurança: Brasileiro apontado como chefe de facção do Ceará é preso na Bolívia Homem de 34 anos era procurado pela Justiça brasileira por crimes como homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa
    23/09/2026
  • Violência política de gênero cresce 11 vezes em 4 anos0
    Política: Violência política de gênero cresce 11 vezes em 4 anos TSE e MPF lançam campanha para conscientizar sobre ataques contra mulheres na política
    23/09/2026
  • Ciência: Pergaminhos de Herculano ganham nova pista0
    Ciência: Pergaminhos de Herculano ganham nova pista Estudo mostra que tintas com chumbo brilham em raios X e podem ajudar a decifrar papiros carbonizados pelo Vesúvio
    22/09/2026
  • Segurança: Escudo das Américas anuncia sanções a facções0
    Segurança: Escudo das Américas anuncia sanções a facções Acordo assinado por países da aliança mira 24 organizações, incluindo PCC e Comando Vermelho
    22/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas