logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Show: Galícia grava primeiro DVD ao vivo com grandes nomes do forró em Fortaleza
Show: Galícia grava primeiro DVD ao vivo com grandes nomes do forró em Fortaleza
21/04/2025
Turismo: Estrangeiros deixam no país R$ 3 bilhões em novembro, maior valor da série histórica para o mês
Em Alta: Turismo brasileiro bate recorde histórico em 2025 com crescimento de 47,8% no 1º trimestre
21/04/2025
Exibir tudo

Religião: 7 cardeais brasileiros estão aptos a votar no Conclave que escolherá o novo papa Após a morte do Papa Francisco, Brasil terá forte presença na eleição do novo pontífice com sete cardeais com menos de 80 anos habilitados a votar

Religião: 7 cardeais brasileiros estão aptos a votar no Conclave que escolherá o novo papa

Quem são os cardeais brasileiros com direito a voto no Conclave | Montagem: Hermann Hesse

Sete cardeais brasileiros estão entre os 138 prelados aptos a votar no Conclave que elegerá o novo papa, após a morte de Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21). O processo eleitoral deve ter início em até 20 dias, conforme as regras da Igreja Católica.

Pelo regulamento, apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação. Dos oito cardeais brasileiros, sete se enquadram nesse critério. São eles: Sérgio da Rocha, Jaime Spengler, Odilo Scherer, Orani Tempesta, Paulo Cezar Costa, João Braz de Aviz e Leonardo Ulrich Steiner.

Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, com 87 anos, é o único brasileiro excluído do processo eleitoral. Ainda assim, ele integrará o Colégio dos Cardeais, responsável por decisões emergenciais até a eleição do novo pontífice.

Veja o perfil de cada cardeal brasileiro apto ao Conclave e entenda a importância do Brasil neste momento decisivo para a Igreja Católica.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Sérgio da Rocha

Cardeal Sérgio da Rocha é o Arcebispo de Salvador, na Bahia — Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador
Cardeal Sérgio da Rocha é o Arcebispo de Salvador, na Bahia | Foto: divulgação/Arquidiocese de Salvador

O cardeal Sérgio da Rocha é o atual arcebispo de Salvador e tem 65 anos. Ele também é o Primaz do Brasil, título dado ao religioso que conduz a arquidiocese mais antiga do país.

Rocha nasceu em Dobrada (SP) e foi ordenado padre em 1984. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Ao longo da carreira, atuou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos (SP). Também trabalhou na assessoria e coordenação de pastorais, além de ser professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.

Em 2001, tornou-se bispo auxiliar de Fortaleza. Sete anos depois, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Teresina. Já em 2011, assumiu a Arquidiocese de Brasília, onde permaneceu até ser nomeado Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, em 2020.

Foi criado cardeal pelo Papa Francisco em novembro de 2016 e chegou a ser presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019.

Jaime Spengler

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, em entrevista coletiva a jornalistas na cobertura da 60ª Assembleia Geral da CNBB. — Foto: Jaison Alves/CNBB Sul 4
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, em entrevista coletiva a jornalistas na cobertura da 60ª Assembleia Geral da CNBB | Foto: Jaison Alves/CNBB Sul 4

Jaime Spengler é o atual presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre. Natural de Gaspar (SC), ele tem 64 anos e iniciou sua vida religiosa na década de 1980, ao ingressar na Ordem dos Frades Menores.

Spengler cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado padre em novembro de 1990, em Gaspar. Mais tarde, obteve o título de doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Ainda como padre, atuou em missões pelo Brasil por meio da Ordem dos Frades Menores. Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar pelo Papa Bento XVI.

Desde 2013, Spengler ocupa o cargo de arcebispo de Porto Alegre, após ser nomeado pelo Papa Francisco. Em dezembro do ano passado, foi nomeado cardeal em uma cerimônia realizada em Roma.

Odilo Scherer

O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, prega durante a celebração da missa de Corpus Christi na Praça da Sé — Foto: Alexandre Moreira/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, prega durante a celebração da missa de Corpus Christi na Praça da Sé | Foto: Alexandre Moreira/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Odilo Scherer é o atual arcebispo de São Paulo e tem 75 anos. Natural de Cerro Largo (RS), ingressou no seminário de São José, em Curitiba, em 1963. Estudou Filosofia e Teologia, obtendo os títulos de mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado padre em 1976, em Quatro Pontes (PR), e passou mais de 30 anos atuando no oeste do Paraná, onde também foi reitor e professor nos seminários de Cascavel e Toledo.

Em 2002, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo. No ano seguinte, assumiu o cargo de secretário-geral da CNBB. Em 2007, tornou-se arcebispo de São Paulo e foi criado cardeal.

Ao participar do Conclave de 2013, Scherer foi considerado um dos favoritos para ser eleito papa.

“Eu ri bastante. Tinha um conclave que se fazia fora da Capela Sistina, e não foi o conclave que elegeu o Papa”, afirmou o religioso na época.

Em 2024, Scherer anunciou que havia pedido renúncia do cargo de arcebispo de São Paulo, conforme a norma da Igreja para bispos que completam 75 anos. Ele deverá permanecer à frente da arquidiocese até 2026.

Orani Tempesta

Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta — Foto: Alexandre Durão/G1
Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta | Foto: Alexandre Durão/G1

Orani Tempesta é o atual arcebispo do Rio de Janeiro e tem 74 anos. Nascido em São José do Rio Pardo (SP), em junho de 1950, entrou para a Ordem Cisterciense e foi ordenado padre em dezembro de 1974.

Em abril de 1997, foi ordenado bispo e assumiu a arquidiocese de São José do Rio Preto (SP).

Em 2004, Tempesta foi transferido para Belém, onde atuou como arcebispo, permanecendo na cidade por quase cinco anos, até assumir a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Foi uma das lideranças responsáveis pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, evento que marcou a primeira viagem internacional do Papa Francisco — e também a única vez em que o pontífice esteve no Brasil.

Em 2014, Tempesta foi criado cardeal pelo Papa Francisco. Ele também exerce a função de grão-chanceler da PUC-RJ e de outras três instituições de ensino superior.

Paulo Cezar Costa

Dom Paulo Cezar Costa — Foto: Reiza Lopes/Divulgação
Dom Paulo Cezar Costa | Foto: Reiza Lopes/divulgação

Paulo Cezar Costa é o atual arcebispo de Brasília e tem 57 anos. Nascido em Valença (RJ), cursou Filosofia e Teologia em seminários no estado do Rio de Janeiro. Também é mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1992 e, ainda na década de 1990, atuou na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras (RJ).

No início dos anos 2000, foi professor na PUC-RJ, chegando a coordenar o Departamento de Teologia. Também lecionou no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e no Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu.

Em novembro de 2010, Costa foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e ajudou a organizar a Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Em 2020, foi transferido para a Arquidiocese de Brasília. Dois anos depois, foi criado cardeal pelo Papa Francisco.

João Braz de Aviz

O cardeal João Braz de Aviz na Basílica de São Pedro, no Vaticano — Foto: Max Rossi/Reuters
O cardeal João Braz de Aviz na Basílica de São Pedro, no Vaticano | Foto: Max Rossi/Reuters

João Braz de Aviz tem 77 anos e é o cardeal brasileiro mais velho apto a participar do Conclave. Nascido em Mafra (SC), cresceu em Borrazópolis, no Paraná.

Ainda jovem, ingressou no Seminário Menor São Pio X, em Assis (SP). Ele estudou Filosofia em Curitiba e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado em 1972, na Catedral de Apucarana, e atuou como diretor espiritual de seminários no Paraná e em São Paulo. Também foi reitor e professor de Teologia Dogmática em Londrina (PR).

No fim da década de 1980, voltou para Roma onde se tornou doutor em Teologia Dogmática. Depois de retornar para o Brasil, foi eleito bispo auxiliar de Vitória.

Em 1998, Aviz se tornou bispo de Ponta Grossa (PR). Quatro anos depois, assumiu a Arquidiocese de Maringá (PR), onde ficou por apenas 14 meses. Em 2004, foi nomeado arcebispo de Brasília.

Em 2011, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica pelo Papa Bento XVI. No ano seguinte foi criado cardeal. Também participou do Conclave de 2013, que elegeu o Papa Francisco.

Leonardo Steiner

Dom Leonardo Steiner — Foto: Divulgação/Arquidiocese de Manaus
Dom Leonardo Steiner | Foto: divulgação/Arquidiocese de Manaus

Leonardo Ulrich Steiner é o atual arcebispo de Manaus e tem 74 anos. Natural de Forquilha (SC), é considerado pelo Vaticano o primeiro cardeal da Amazônia.

Estudou Filosofia e Teologia no convento dos Franciscanos de Petrópolis e é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Também é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em janeiro de 1978, em Forquilha. Após isso, por causa da formação em Pedagogia, atuou em vários projetos de educação. Entre 1999 e 2003, foi secretário-geral do Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma. Ao voltar ao Brasil, foi nomeado vigário da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Curitiba.

Em fevereiro de 2005, foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II e assumiu a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT). Em 2011, foi eleito secretário-geral da CNBB e, no mesmo ano, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília pelo Papa Bento XVI.

Em 2019, tornou-se arcebispo de Manaus e, três anos depois, foi criado cardeal pelo Papa Francisco.


Leia também | Novo Código Civil propõe herança digital e retira cônjuges da lista de herdeiros necessários

Política: Novo Código Civil propõe herança digital e retira cônjuges da lista de herdeiros necessários
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil
07/12/2025

Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil Assembleia Legislativa do Ceará recebe a certificação máxima do Programa Nacional de Transparência Pública e se destaca como a única do Nordeste a alcançar o selo em 2025


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ser campeão da F1, 7 de dezembro de 2025, Oscar Piastri - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ficar com o título da Fórmula 1?, 7 de dezembro de 2025, Lando Norris - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 06/12/2025

    Tenistas dominam ranking de mulheres mais bem pagas, 6 de dezembro de 2025, Coco Gauff - Meus Conteúdos Comentado em Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

Últimas Notícias

  • Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil0
    Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil Assembleia Legislativa do Ceará recebe a certificação máxima do Programa Nacional de Transparência Pública e se destaca como a única do Nordeste a alcançar o selo em 2025
    07/12/2025
  • Política: Audic Mota se reúne com Elmano e consolida estratégia para disputar vaga federal em 20260
    Política: Audic Mota se reúne com Elmano e consolida estratégia para disputar vaga federal em 2026 Deputado estadual reforça alinhamento com o governador e amplia articulação regional para fortalecer o projeto político governista no Ceará
    07/12/2025
  • Futebol: Última rodada do Brasileirão define vagas, rebaixamento e premiações; veja como chegam os clubes0
    Futebol: Última rodada do Brasileirão define vagas, rebaixamento e premiações; veja como chegam os clubes Com o título já garantido pelo Flamengo, a rodada final do Campeonato Brasileiro 2025 ainda reserva disputas acirradas por Libertadores, Sul-Americana e pela permanência na Série A
    07/12/2025
  • Política: PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 20260
    Política: PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 2026 Partido retoma proposta da pasta exclusiva e avalia incluir tema no programa de governo para a próxima eleição
    07/12/2025
  • Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP0
    Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP Homem de 47 anos apresentou sintomas graves após consumir bebida em bares; Estado já registra dez mortes por ingestão de produtos adulterados
    07/12/2025
  • Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais0
    Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais Criminosos se passam por escritórios jurídicos, usam documentos reais e até inteligência artificial; OAB cria força-tarefa para combater fraudes
    07/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas