logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Clientes de bancos têm até quarta-feira (16) para sacar valores esquecidos
Economia Clientes de bancos têm até quarta-feira (16) para sacar valores esquecidos
15/10/2024
Museu da Imagem e do Som realiza seminário gratuito sobre arte e tecnologia
Cultura Museu da Imagem e do Som realiza seminário gratuito sobre arte e tecnologia
16/10/2024
Exibir tudo

Cinema Cineteatro São Luiz celebra o centenário do Audiovisual Cearense com extensa programação e importantes conquistas em 2024 Em 2024, o estado do Ceará celebra 100 anos desde a exibição do primeiro filme creditado a um cearense e o Cineteatro São Luiz tem se dedicado a comemorar a 7ª arte local

Cineteatro São Luiz celebra o centenário do Audiovisual Cearense com extensa programação e importantes conquistas em 2024

Entre desafios e conquistas, o cinema cearense ganha cada vez mais força e destaque, à medida que as políticas públicas avançam na área. Foto: Guilherme Silva/divulgação

O centenário é um marco atribuído ao cearense Adhemar Bezerra de Albuquerque, que deu início a uma rica tradição cinematográfica no estado com a exibição de seu filme “Temporada de Futebol Maranhense no Ceará”, no extinto Cine Moderno, em Fortaleza, no dia 15 de outubro de 1924. Em 2018, a data foi instituída como o Dia do Audiovisual Cearense, conforme a LEI Nº 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

Desde janeiro deste ano, o Cineteatro São Luiz tem celebrado o Centenário em diversas ações, começando com a inauguração da Sala Seu Vavá , mais nova integrante do circuito público de salas de cinema da Secretaria da Cultura do Ceará. O novo espaço amplia o acesso ao audiovisual no equipamento, que agora passa a contar com duas salas de cinema; a Sala Luiz Severiano Ribeiro, com 1.050 lugares, e a Sala Seu Vavá, com 45 lugares.

Em março, o São Luiz promoveu a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”, em homenagem a um dos maiores produtores do cinema brasileiro, nascido na cidade de Sobral, Ceará.
O Cineteatro também realizou e apoiou importantes mostras e festivais locais e nacionais, tendo como parceiro instituições como a Cinemateca Brasileira , a Academia Brasileira de Cinema e o Instituto Cervantes, além de ter recebido mais uma edição do Sinistro Fest – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará, consolidando seu papel como referência no cenário exibidor brasileiro.

Programação especial

Entre 12 e 26 de outubro, a parceria com a Cinemateca continua. Dessa vez, o Cineteatro recebe a segunda edição da mostra “A CINEMATECA É BRASILEIRA”, com o título “Resistências Cinematográficas”, que também dá início à programação da 34ª edição do Cine Ceará, parceiro da iniciativa. Serão exibidos longas e curtas-metragens que revelam diversas abordagens da vocação democrática do país e sua resistência a retrocessos autoritários. Entre os filmes estão “Meu tio José” (2021) e “Jardim de guerra” (1968), além de “Arara: Um filme sobre um filme sobrevivente” (2017), que denuncia os horrores enfrentados pelos povos indígenas, e obras como “A opinião pública” (1966) e “Pra frente, Brasil” (1982), que contextualizam a atmosfera de opressão durante a ditadura.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Podcast Perfil de Cinema

Em outubro, está lançada nova iniciativa do São Luiz em parceria com a Rádio Universitária FM, o podcast Perfil de Cinema. O projeto destaca grandes personalidades do cinema brasileiro e cearense e suas contribuições para o audiovisual, como o historiador de cinema Ary Bezerra Leite. Ele é o primeiro entrevistado do programa e a conversa está dividida em dois episódios, o primeiro foi transmitido dia 13 e o próximo será dia 27, ao vivo na Universitária FM 107,9 e no canal de Youtube do Cineteatro São Luiz, às 14h. Todos os episódios ficam disponíveis nas plataformas virtuais de ambos os parceiros.

Exibição especial “Corisco e Dadá”

Como parte das comemorações, o Cineteatro São Luiz realiza uma exibição especial do clássico “Corisco e Dadá” , do cineasta Rosemberg Cariry , no dia 15 de outubro, às 19h, com entrada gratuita. O filme, lançado originalmente em 1996 , é uma das obras mais representativas da fase conhecida como a Retomada do Cinema Brasileiro. Com uma oportunidade única para o público cearense, a versão restaurada do filme entra novamente em circulação, como resultado de um extenso trabalho de recuperação, realizado com o apoio da Cinemateca do MAM-RJ , do Arquivo Nacional , da Link Digital , da Iluminura Filmes, da Sereia Filmes e da Mapa Filmes, a partir de negativos de imagem e som originais.

Estreia de “Ibaretama, a luz da Serra Azul”

Ainda no dia do centenário do audiovisual cearense, 15 de outubro, às 16h30, o Cineteatro irá exibir o média-metragem “Ibaretama, a luz da Serra Azul”, dirigido por Neto Melo e Roberto Bomfim. O documentário revela a história de Ibaretama, uma cidade cearense com 36 anos de emancipação, profundamente enraizada na herança cultural de seus povos originários, europeus, indígenas e negros. Situada aos pés da Serra Azul, o filme explora as conexões históricas que moldaram o município, destacando sua importância no cenário cultural do Ceará e o vínculo profundo de seus habitantes com suas raízes. Entrada gratuita.

Cineastas em destaque em “Ficções Cearenses”

A programação especial “Ficções Cearenses” acontece entre 15 e 26 de outubro, composta por 11 longas-metragens de 12 cineastas do estado. A exibição, criada pela curadoria de cinema do São Luiz, inclui obras do gênero ficção que estrearam no circuito exibidor brasileiro nos últimos cinco anos, oferecendo ao público a chance de rever essas produções em sessões gratuitas, reforçando o compromisso do Cineteatro São Luiz em democratizar o acesso ao cinema.

O Cinema no Cineteatro São Luiz em 2024

Entre suas próprias programações, destaque para os projetos Férias no São Luiz, Cine Educação e diversas faixas de programação especial, além da exibição de filmes do circuito comercial, considerando sempre uma política de gratuidade para a ampla maioria de suas ofertas e garantindo, além da qualidade e diversidade da sua programação, acesso democrático e participativo à sétima arte.

Em outubro, o Projeto Escola no Cinema do Cineteatro São Luiz, a mais longeva política de formação de público escolar para o audiovisual da Secretaria da Cultura do Ceará, comemora 9 anos de existência, tendo, nesse período, beneficiado quase 120 mil crianças e adolescentes de Fortaleza e de outros 23 municípios cearenses, fato que reforça o compromisso do São Luiz com a educação e formação audiovisual democrática e inclusiva.

Ao longo de 2024, de janeiro a setembro, o Cineteatro São Luiz alcançou, para o conjunto de suas atividades ligadas ao cinema, um expressivo público de 80.936 espectadores, consolidando-se como um dos principais complexos de difusão cinematográfica no Brasil.

O compromisso com a cultura cearense e brasileira é reafirmado a cada evento e programação, e, no mês do Centenário do Audiovisual Cearense, o São Luiz promete novas iniciativas ainda em 2024, como uma chamada de ocupação cineclubista para a Sala Seu Vavá.

O Cineteatro São Luiz continua a ressignificar seu papel histórico como principal cinema da história do Ceará. Nas palavras do programador e curador de cinema do equipamento, Duarte Dias, “o São Luiz firma-se como um símbolo de resistência e valorização do cinema, promovendo um diálogo contínuo entre o passado, o presente e o futuro do audiovisual, e contribuindo para o fortalecimento das produções locais e nacionais ao tempo em que garante um acesso democrático e inclusivo à sétima arte”, afirma.

Por Ascom Cineteatro São Luiz

Leia também| Clientes de bancos têm até quarta-feira (16) para sacar valores esquecidos

Economia Clientes de bancos têm até quarta-feira (16) para sacar valores esquecidos
Compartilhar

Artigos Relacionados

Eleitor que faltou ao primeiro turno pode votar no segundo

Segundo o TSE, cada turno é considerado uma eleição independente. Por isso, quem não compareceu às urnas no dia 4 de outubro poderá votar normalmente no segundo turno, marcado para 25 de outubro. | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

05/10/2026

Eleições: Eleitor que faltou ao primeiro turno pode votar no segundo Mais de 33,4 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 03/10/2026

    Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza

  • 01/10/2026

    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

Últimas Notícias

  • Eleitor que faltou ao primeiro turno pode votar no segundo0
    Eleições: Eleitor que faltou ao primeiro turno pode votar no segundo Mais de 33,4 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno
    05/10/2026
  • “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele0
    Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele “Pele de vidro” ganha força em 2026 e valoriza qualidade da pele
    05/10/2026
  • Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará0
    Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará Ceará deve ter 3.250 novos casos de câncer de mama por ano
    05/10/2026
  • Veja os deputados estaduais eleitos no Ceará0
    Eleições: Veja os deputados estaduais eleitos no Ceará Ceará elegeu 46 parlamentares para a Assembleia Legislativa em 2026
    05/10/2026
  • Veja os deputados federais eleitos no Ceará0
    Eleições: Veja os deputados federais eleitos no Ceará Ceará elegeu 22 deputados federais para mandato de 2027 a 2030
    05/10/2026
  • Nobel de Medicina 2026 premia estudo sobre cérebro0
    Ciência: Nobel de Medicina 2026 premia estudo sobre cérebro Karl Deisseroth, Peter Hegemann e Georg Nagel foram reconhecidos pela descoberta que deu origem à optogenética
    05/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas