logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Band e Assembleia Legislativa do Ceará unem esforços pela conscientização ambiental em Fortaleza
Sustentabilidade Band e Assembleia Legislativa do Ceará unem esforços pela conscientização ambiental em Fortaleza
10/07/2024
Caixa Cultural Fortaleza apresenta a Exposição Hiper-realismo no Brasil de Giovani Caramello
Arte Caixa Cultural Fortaleza apresenta a Exposição Hiper-realismo no Brasil de Giovani Caramello
11/07/2024
Exibir tudo

Justiça Defensoria Pública do Ceará abre inscrições para mutirão de reconhecimento e investigação de paternidade e maternidade Inscrições para terceira de edição do mutirão "Meu Pai tem Nome" acontece a partir da próxima segunda-feira (15)

Defensoria Pública do Ceará abre inscrições para mutirão de reconhecimento e investigação de paternidade e maternidade

As inscrições serão feitas somente pela Internet e vão até o dia 28 de julho. Foto: Valdir Marte

Serão abertas no próximo dia 15 de julho as inscrições para a terceira edição do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, realizado uma vez por ano pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE). O projeto integra a campanha do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) para solucionar casos de reconhecimento e de investigação de paternidade e maternidade.

As inscrições serão feitas somente pela Internet e vão até o dia 28 de julho. Podem participar moradores de Fortaleza, Sobral (na região Norte), Iguatu (no Centro-Sul), e Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, na região do Cariri. O projeto acontece simultaneamente em todas as Defensorias Estaduais do Brasil.

Para se inscrever, é obrigatório enviar, pelo site do projeto, os RGs, os CPFs e os comprovantes de endereços do pai e da mãe, além da certidão de nascimento da(s) criança(s). O material será analisado pelas equipes da DPCE, que entrarão em contato para agendar um atendimento presencial com o(a) defensor(a) para 10 de agosto, o Dia D do mutirão.

Serão atendidos três tipos de casos:
1) de mães que querem o reconhecimento dos(as) filhos(as);
2) de pais que querem reconhecer os(as) filhos(as);
3) de pessoas maiores de 18 anos que desejam ter o nome do pai ou da mãe na certidão.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Serão realizadas audiências de mediação e conciliação para reconhecimento voluntário da paternidade, além de atendimentos para mães de crianças e adolescentes cujos pais se recusaram a registrar os(as) filhos(as). Quando houver dúvida sobre quem é o pai, será realizado um exame de DNA. Uma parceria da Defensoria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) vai viabilizar o teste de forma gratuita.

“A ausência do nome do pai em certidões de nascimento ainda é uma realidade muito forte no nosso país. Isso tem impacto direto no emocional da criança ou do adolescente em questão, mas também na garantia de direitos, porque pode representar pagamento de pensão, assegurar herança etc. Então, é fundamental que a gente alcance o máximo de pessoas com esse mutirão. Quanto mais gente inscrita, mais direitos nós vamos garantir. E vamos fazer isso de forma muito mais rápida do que a tramitação normal de um processo”, afirma a assessora de relacionamento com o cidadão da DPCE, defensora Aline Pinho.

Serviço


CALENDÁRIO DO MUTIRÃO

INSCRIÇÕES
De 15 a 28 de julho de 2024

ATENDIMENTO PRESENCIAL
10 de agosto de 2024

Texto: Bruno de Castro

Leia também| Band e Assembleia Legislativa do Ceará unem esforços pela conscientização ambiental em Fortaleza

Sustentabilidade Band e Assembleia Legislativa do Ceará unem esforços pela conscientização ambiental em Fortaleza
Compartilhar

Artigos Relacionados

Irã propõe acordo e reacende tensão global

Tensão no Oriente Médio impacta mercados globais após nova proposta de negociação do Irã. Foto|Anadolu Agency/Reuters

01/05/2026

Conflito:Irã propõe acordo e reacende tensão global Negociação surge em meio a crise no petróleo e bloqueio naval


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Irã propõe acordo e reacende tensão global0
    Conflito:Irã propõe acordo e reacende tensão global Negociação surge em meio a crise no petróleo e bloqueio naval
    01/05/2026
  • Política: Deputado critica Congresso e defende Lula0
    Política: Deputado critica Congresso e defende Lula De Assis Diniz comenta derrotas e cenário eleitoral
    01/05/2026
  • Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro0
    Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro Ex-presidente passará por procedimento autorizado pelo STF
    01/05/2026
  • Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso0
    Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso Governo aposta em agenda social e fim da escala 6x1
    01/05/2026
  • Política: Congresso derruba veto e muda regras penais0
    Política: Congresso derruba veto e muda regras penais Texto da dosimetria segue para promulgação
    30/04/2026
  • Política: Alece aprova uso de receitas para segurança0
    Política: Alece aprova uso de receitas para segurança Projeto destina valores de veículos apreendidos ao fundo estadual
    30/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas