logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Motolâncias do Samu Fortaleza atuam na Praia do Futuro nos fins de semana de julho
Saúde Motolâncias do Samu Fortaleza atuam na Praia do Futuro nos fins de semana de julho
10/07/2024
Opinião: Por que a sua empresa deve apostar em ambientes multicloud
Opinião Por que a sua empresa deve apostar em ambientes multicloud 
10/07/2024
Exibir tudo

Fotografia Projeto seleciona 60 fotógrafos para realizar ensaio que resultará em criação de fotolivro sobre a biodiversidade da Barra do Ceará A iniciativa vai levar os participantes para dois passeios de barco pela região de mangue, onde o trabalho será produzido

Projeto seleciona 60 fotógrafos para realizar ensaio que resultará em criação de fotolivro sobre a biodiversidade da Barra do Ceará

Inscrições seguem até o dia 2 de agosto por meio de formulário na internet. Foto: divulgação

A Clandestino Produções Artísticas, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), realiza a primeira edição do projeto Foto Flutua. A iniciativa, realizada através do Edital para as Artes – Lei Paulo Gustavo – Secultfor 2023, tem como objetivos reconhecer, apoiar e dar visibilidade aos fotógrafos da cidade de Fortaleza, além de ressaltar a relação afetiva da Barra do Ceará como berço da capital cearense, reconhecendo sua importância histórica e cultural. O projeto busca, ao mesmo tempo, sensibilizar a população para os cuidados com a natureza e o equilíbrio ambiental.

Com inscrições abertas até o dia 2 de agosto, o 1º Foto Flutua selecionará 60 fotógrafos, amadores e entusiastas da fotografia, que ainda não tiveram seus trabalhos expostos em projetos anteriores. Eles terão a oportunidade de participar voluntariamente do projeto, que resultará na criação de um fotolivro que valoriza a história, a cultura e a biodiversidade da Barra do Ceará. As imagens que não entrarem no livro serão expostas nas redes sociais do projeto.

O 1º Foto Flutua celebra a diversidade e a criatividade através das lentes de diferentes olhares. “A ideia é que os participantes sejam pessoas que já fotografam, mas que nunca tiveram seu trabalho exposto em nenhum lugar, em nenhum salão, não participaram de nenhum fotolivro, de nada, mas já fazem as suas imagens de forma ‘amadora’”, comenta Gregório Barbosa, produtor executivo da Clandestino Produções Artísticas.

Inscrições e divulgação dos selecionados

Os interessados em participar devem se inscrever através do formulário online, que pode ser acessado no perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/fotoflutua/. A participação é voluntária e não acarretará pagamento de qualquer tipo de bonificação. A divulgação dos selecionados acontecerá até o dia 6 de agosto de 2024. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Processo de criação: passeio de barco

Os 60 fotógrafos selecionados participarão de um passeio de barco na Barra do Ceará, acompanhados por um historiador, que compartilhará insights e narrativas que resgatam a essência do local, fortalecendo o vínculo afetivo dos participantes com a área. A Barra do Ceará é considerada o bairro mais antigo da capital cearense, mais até que a própria cidade, e abriga um rico ecossistema formado por manguezais fincados no entorno do encontro do Rio Ceará com o mar, além da ponte que liga o bairro à cidade vizinha, Caucaia.

Os fotógrafos serão divididos em dois grupos de 30 participantes cada. O primeiro, fará o passeio fluvial no dia 10 de agosto, das 8h às 11h, e o segundo, no dia 11 de agosto, das 14h às 17h. O ponto de partida será o restaurante Albertus, seguindo até a região do mangue. “Esta jornada permitirá aos fotógrafos uma imersão no ambiente, conectando-se profundamente com a paisagem e sua história. Eles terão a tarefa de capturar a beleza e a essência da região”, explica Gregório Barbosa.

Produção do fotolivro

Após os passeios, todas as fotografias passarão por um processo de curadoria. Serão selecionadas 30 imagens para inclusão no fotolivro, que será distribuído gratuitamente em bibliotecas, centros culturais e escolas da região. Além disso, uma versão digital estará disponível nas redes sociais do projeto.

“As outras 30 imagens não serão esquecidas. Elas serão exibidas digitalmente nas redes sociais do projeto, acompanhadas dos devidos créditos aos fotógrafos relacionados à obra. Isso amplia o alcance e a visibilidade do projeto, ao mesmo tempo que reconhece o talento e a contribuição de todos os participantes”, complementa Gregório Barbosa.

Exaltação às belezas da Barra do Ceará

Prestes a completar 420 anos de fundação, a Barra do Ceará carrega inúmeros estigmas, principalmente por conta dos índices de violência na região. Por outro lado, é um dos mais belos pontos turísticos da capital. O projeto busca mudar a percepção negativa dessa região da cidade realçando a identidade da Barra do Ceará, elevando-a a um patamar de reconhecimento e apreciação que ela merece.

“Nós queremos trazer à tona essas imagens fotográficas justamente para desestigmatizar o bairro e pensar sobre a preservação dos ecossistemas, principalmente do mangue, já que o projeto tem um passeio integrado que vai sair do restaurante Albertus, que é o primeiro museu orgânico vivo nomeado pelo Sesc da cidade”, relata.

O projeto Foto Flutua foi idealizado pela Clandestino, produtora de arte independente através do EDITAL PARA AS ARTES – LEI PAULO GUSTAVO – SECULTFOR 2023 – LINGUAGEM: FOTOGRAFIA, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult Fortaleza), através da Lei Complementar nº 195/2022.

Clandestino Produções Artísticas

A clandestino produções artísticas emergiu como um ateliê de produção cultural em resposta aos desafios oriundos da violência sobre identidades marginais, a produtora foi fundada com o compromisso de preservar a integridade nas práticas artísticas e culturais, ao mesmo tempo em que busca redefinir as narrativas convencionais através das artes visuais. 

Através de suas iniciativas, o movimento não apenas proporciona entretenimento e cultura, mas também promove um diálogo crítico sobre questões contemporâneas relevantes para as comunidades atendidas. Assim, a clandestino produções artísticas se estabelece como um espaço de resistência cultural, reafirmando a importância da produção artística divergente e do acesso democratizado à cultura.

Mais informações sobre o coletivo e sobre o projeto acesse os perfis nas redes sociais: https://www.instagram.com/fotoflutua/ e https://www.instagram.com/arteclandestinace/.

Serviço

Inscrições para 1º Foto Flutua – Abertas de 2 de julho a 2 de agosto de 2024. Link para as inscrições: https://forms.gle/jpmY5pVQ5KQ2WWW79. Mais informações no perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/fotoflutua/ e através dos endereços eletrônicos: fotoflutua@gmail.com e clandestinoproducoesce@gmail.com.

Leia também| Motolâncias do Samu Fortaleza atuam na Praia do Futuro nos fins de semana de julho

Saúde Motolâncias do Samu Fortaleza atuam na Praia do Futuro nos fins de semana de julho
Compartilhar

Artigos Relacionados

Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

Corpo de Alan Wesley Pinto Ribeiro foi encontrado na Praia do Bonfim após buscas na orla de São Luís | Foto: divulgação/redes sociais

16/08/2026

Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís Alan Wesley Pinto Ribeiro, de 29 anos, estava desaparecido desde sábado após cair no mar durante prática de kitesurfe


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 16/08/2026

    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

Últimas Notícias

  • Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís1
    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís Alan Wesley Pinto Ribeiro, de 29 anos, estava desaparecido desde sábado após cair no mar durante prática de kitesurfe
    16/08/2026
  • Clima: Seca avança no mundo e vira tema da COP170
    Clima: Seca avança no mundo e vira tema da COP17 Fenômeno atinge todas as regiões do Brasil, ameaça populações vulneráveis e será debatido em conferência da ONU na Mongólia
    16/08/2026
  • Justiça: Lei amplia punição por violência sexual infantil0
    Justiça: Lei amplia punição por violência sexual infantil Nova norma agrava penas, inclui conteúdos produzidos com inteligência artificial e cria ferramentas para investigação digital
    16/08/2026
  • Mundo: Ucrânia lança megataque contra Rússia0
    Mundo: Ucrânia lança megataque contra Rússia Rússia afirma ter derrubado mais de 800 drones ucranianos em uma das maiores ofensivas aéreas desde o início do ano
    16/08/2026
  • Eleições: Campanha presidencial começa no domingo ‣0
    Eleições: Campanha presidencial começa no domingo Candidatos ao Palácio do Planalto iniciam atos oficiais em locais simbólicos de suas trajetórias políticas
    16/08/2026
  • Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati0
    Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati Vereador foi eleito por unanimidade para comandar o Legislativo no biênio 2027/2028 e chega ao terceiro mandato como presidente da Casa
    15/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas