As motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Fortaleza) estão atuando nos fins de semana de julho na orla da Praia do Futuro. A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza o serviço, por meio de duas equipes, das 9h às 17h.
O intuito é promover os primeiros socorros de forma ágil durante as férias, quando o fluxo de banhistas aumenta na orla. As motocicletas possuem recursos equivalentes aos das ambulâncias de suporte básico, incluindo desfibrilador automático, equipamento de imobilização de fraturas e kits de parto.
A equipe da motolância presta atendimento pré-hospitalar imediato e estabilização da vítima, antes da chegada da ambulância, quando há a necessidade de transferência do paciente para uma unidade de saúde.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Atualmente, Fortaleza possui seis motolâncias, que realizam rondas, proporcionando maior velocidade no atendimento de ocorrências que exigem rapidez no deslocamento ou mobilidade em áreas de difícil acesso.
O serviço é realizado por enfermeiro ou técnico de enfermagem, que atuam em dupla, com uma moto equipada para atendimento clínico e outra para assistência a traumas. De janeiro a maio deste ano, as motolâncias realizaram 1.035 atendimentos.
O Samu é destinado ao atendimento de emergências médicas pré-hospitalares agudas e graves, acionado pelo número telefônico 192, que opera 24 horas por dia. O contato inicial é feito por profissionais treinados e os casos são avaliados por médicos, que enviam o recurso necessário de acordo com a emergência.
Esses recursos variam desde orientações por telefone até o envio de motolâncias, do Bike Vida, de unidade psiquiátrica e de unidade básica ou avançada.
A Capital dispõe, atualmente, de 35 ambulâncias de Suporte Básico de Vida, contando com apoio para casos em saúde mental; Suporte Intermediário de Vida e Suporte Avançado de Vida para atendimento pré-hospitalar.