Nesta temporada, o 22º Festival Jazz & Blues terá, além dos shows na Cidade Jazz & Blues, recitais em dois espaços históricos e turísticos de Guaramiranga: as igrejas Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) e Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Gruta). Esta programação, realizada pelo Festival e a FUNARTE, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, tem como tema “Homenagem a Alberto Nepomuceno” e destaca a importância da música do compositor cearense no contexto nacional.
Compositor, pianista, organista e regente cearense, Alberto Nepomuceno é considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira. É autor de óperas, música orquestral, música de câmara, música instrumental, música vocal e música sacra. Em 2020, completou-se 100 anos de sua morte.
São seis apresentações de grupos formados por instrumentistas e cantores que atuam na cena musical cearense, que vão reinterpretar a obra de Nepomuceno e de outros autores, unindo gêneros musicais e proporcionando a diversidade em arranjos únicos pensados para a ocasião. Com a curadoria do maestro e compositor Alfredo Barros, as apresentações nas igrejas vão acontecer nos dias 17 e 18 em três horários: às 10h na Igreja Matriz e às 16h e 17h na Igreja da Gruta.
Hermano Faltz (foto em destaque acima) e Pedro Façanha (foto ao lado), em dois recitais diferenciados, interpretam obras originais de Nepomuceno adaptadas para guitarra e contrabaixo.
Para completar o repertório, Hermano e Pedro vão executar obras tradicionais do jazz com arranjos próprios, como “Ask Me Now” (Thelonious Monk), “Milestone Old” (Miles Davis) e “Turn Out the Stars” (Bill Evans). No segundo dia têm a participação especial de William Madeiro (rabeca) e Mário Nogueira (flauta e sax).
Pedro Madeira e Tiago Nogueira, também em duas apresentações distintas, interpretam obras de Nepomuceno arranjadas para bandolim, acordeom e outros instrumentos, além de obras de compositores cearenses como Evaldo Nogueira, Tarcísio Sardinha, Carlinhos Patriolino e do próprio Pedro Madeira. No segundo dia recebem como convidado o percussionista Igor Ribeiro.
Os cantores líricos Giorgi Gelashvili (tenor) e Liana Fonteles (soprano), com o pianista Alvany Silva, completam a programação em dois recitais, respectivamente, nos dias 17 e 18 de setembro, apresentando canções originais para piano e voz de Alberto Nepomuceno e obras populares arranjadas para piano e voz lírica. No dia 17, Giorgi Gelashvili e Alvany Silva interpretam entre outras peças “Trovas” e “Jangada” (Nepomuceno) e “Besame Mucho” (Consuelo Velásquez) e “Smile” (Charlie Chaplin). No repertório de Liana Fonteles e Alvany Silva, no dia 18, “Coração triste”, “Anoitece” (Nepomuceno), “Luiza” (Tom Jobim), “Summertime” (George Gershwin), entre outras peças.
O acesso às igrejas para esta programação será para a população de Guaramiranga credenciada pela Secretaria de Cultura do município. Logo após as apresentações, cada recital estará disponível no canal do Festival no YouTube.
O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da FUNARTE / Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Agradecimentos: Enel e Coca-Cola. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.
Leia também | Chapada dos Veadeiros: destino imperdível para os amantes do Ecoturismo
22º Festival Jazz & Blues – Ceará – Segunda Temporada:
Programação: “Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Quando: 17 e 18 de setembro de 2021
Onde: Igrejas de Guaramiranga.
Informações: Produção do Evento e Site do Festival Jazz & Blues.
22º Festival Jazz & Blues | Programação “Homenagem a Alberto Nepomuceno” | (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
DIA 17/09
10h – Igreja Matriz
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Hermano Faltz e Pedro Façanha
16h – Igreja da Gruta
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Giorgi Gelashvili e Alvany Silva
17h – Igreja da Gruta
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Pedro Madeira e Tiago Nogueira (convidado Igor Ribeiro)
DIA 18/09
10h – Igreja Matriz
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Hermano Faltz e Pedro Façanha (convidados William Madeiro e Mário Nogueira)
16h – Igreja da Gruta
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Liana Fonteles e Alvany Silva
17h – Igreja da Gruta
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Pedro Madeira e Tiago Nogueira