

Amerigo Vespucci, o navio mais bonito do mundo | Foto: reprodução
De meados do Século XIX ao início do século XX, milhares de imigrantes italianos desembarcaram em portos brasileiros em busca de uma vida melhor, por conta de uma profunda ebulição social, política e econômica que dominava a Itália. Os anos passaram e hoje são mais de 32 milhões de descendentes italianos (15% da população brasileira), que, ao longo desse período, introduziram na cultura brasileira marcos de sua culinária, costumes e conhecimentos.
Quase 150 anos depois, um outro navio ancora nos portos brasileiros, trazendo novamente um pedaço da Itália. Depois de mais de três meses de viagem, o Amerigo Vespucci, navio histórico e icônico da Marinha Italiana, chega, no dia 4 de outubro, ao Píer 106 do Porto de Mucuripe, em Fortaleza, na primeira de duas paradas em terras brasileiras. A segunda será no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro.
As escalas são parte de uma turnê mundial – do navio, que é considerado a “embaixada flutuante” da Itália -, iniciada no 1º de julho de 2023, partindo do porto de Gênova, e retornando em fevereiro de 2025, depois de passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.
Além de seu objetivo original de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, a chegada do navio mais belo do mundo oferece aos brasileiros a oportunidade de visitar um veleiro histórico, que contém o melhor das tradições marítimas e de todos os símbolos que representam a cultura italiana.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
5 de outubro – Visita guiada para autoridades e imprensa
As visitas terão início no dia 5/10, quando o Comandante do navio, sua tripulação e representantes da Embaixada da Itália receberão autoridades locais, com presença confirmada do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e imprensa para uma visita guiada.
“Ao desafio da viagem se soma a oportunidade de trazer um pedaço da Itália e das muitas, notáveis excelências do nosso País e mostrá-lo em cada uma das paradas da campanha: da arte à tecnologia de ponta, dos produtos locais à culinária, à cultura, com tudo o que o “made in Italy” representa e que faz da “italianidade” uma marca única, apreciada em todo o mundo”, diz o Capitão Giuseppe Lai, Comandante do Amerigo Vespucci.
6 de outubro – Evento científico: parceria entre a Embaixada da Itália e LABOMAR/UFC com apoio do Governo do Estado do Ceará
Com o intuito de promover um intercâmbio também em nível acadêmico e tecnológico entre o Brasil e a Itália, será realizado, no dia 6 de outubro, o Encontro científico Itália-Brasil – Nos Passos do Amerigo Vespucci, do Mediterrâneo ao Atlântico. O evento, realizado pela Embaixada da Itália em Brasília, em parceria com e a Universidade Federal do Ceará, representada pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o apoio do Governo do Estado do Ceará, reunirá palestras de pesquisadores italianos e brasileiros sobre suas pesquisas e avanços nas áreas ambiental e oceanográfica.
6 de outubro – Made in Italy: jantar para convidados e imprensa
Autoridades e convidados especiais terão a oportunidade de viver uma noite italiana em um jantar a bordo do navio, na noite do dia 6 de outubro. Durante o evento, os presentes poderão apreciar produtos do “made in Italy”, com o melhor da gastronomia da Itália.
7 de outubro – Visita gratuita e aberta ao público
No dia 7 de outubro, o navio estará aberto para a visitação guiada do público cearense, que poderá conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do navio de mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura.
Leia também | Mosteiro dos Jesuítas celebra dia de Nossa Senhora Aparecida com ação social para crianças