logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Beach Tennis: Com 2 mil atletas confirmados, O Play Fortaleza movimenta economia cearense
Beach Tennis Com 2 mil atletas confirmados, O Play Fortaleza movimenta economia cearense
29/09/2023
Economia: Estimativas do mercado para a inflação e o PIB permanecem estáveis
Economia Estimativas do mercado para a inflação e o PIB permanecem estáveis
02/10/2023
Exibir tudo

Social Mosteiro dos Jesuítas celebra dia de Nossa Senhora Aparecida com ação social para crianças Haverá missa e distribuição de brinquedos, lanches e momentos de lazer e diversão para as crianças presentes

Social: Mosteiro dos Jesuítas celebra dia de Nossa Senhora Aparecida com ação social para crianças

Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité (CE) | Foto: divulgação

O Mosteiro dos Jesuítas realiza, no próximo dia 12 de outubro, mais uma ação social, cumprindo sua missão e seu pilar da responsabilidade social de trabalhar em prol da população dos arredores da casa centenária, melhorando a qualidade de vida dos baturiteenses.

Na ocasião, haverá uma celebração eucarística, às 9h, na igreja do Mosteiro dos Jesuítas, em honra de Nossa Senhora Aparecida e em seguida, haverá distribuição de brinquedos, lanches e momentos de lazer e diversão para as crianças presentes.

Segundo o diretor do Mosteiro dos Jesuítas, padre Eugênio Pacelli, além das melhorias estruturais, a nova gestão vem trabalhando os pilares social, cultural e espiritual. “É uma missão muito bonita e de muita responsabilidade que me foi confiada. Quero contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Entregamos periodicamente cestas básicas, desenvolvemos a espiritualidade e as atividades sociais e culturais e agora vamos favorecer as crianças moradoras dos arredores do Mosteiro”, conclui.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité (CE) | Foto: divulgação

Sobre o Mosteiro dos Jesuítas

O Mosteiro dos Jesuítas, em sua fundação denominado “Escola Apostólica de Baturité”, foi fundado em fevereiro de 1922 para acolher novos jesuítas. A família do Comendador Ananias Arruda, foi quem doou uma parte do Sítio Olho D’Agua ao Pe. Antônio de Oliveira Pinto, não só para realizar a construção, e sim para que os jesuítas pudessem tirar do cultivo da terra, o sustento dos seus, oriundos de famílias pobres do interior do Ceará, do Pernambuco e do Piauí.

A construção levou mais de 10 anos para finalizar a parte atual; no projeto original o tamanho da Escola Apostólica era o dobro. Na noite do dia 13 de abril de 1921, no Palácio Episcopal de Fortaleza, Ananias Arruda, em um encontro casual com o padre Jesuíta, Antonio de Oliveira Pinto, provincial da Companhia de Jesus no norte do Brasil, tomou conhecimento da intenção da Congregação de construir uma Escola Apostólica no Nordeste.

Padre Pinto encontrava-se em Fortaleza em trânsito para a cidade de Brejo das Bananeiras, no Estado da Paraíba, onde iria vistoriar um terreno destinado a referida construção. Logo, Ananias Arruda o persuadiu a ir à Baturité e juntos visitarem o “Sítio Olho D’água”, local indicado por ele para a construção da Escola. O Padre Pinto não cogitava construí-la no Ceará por causa das secas periódicas, mas, mesmo assim, aceitou o convite.

Ananias Arruda ofereceu, além do “Sítio Olho D’água” que seria comprado, por seu intermédio, a preço módico, pela Arquidiocese de Fortaleza, de seu proprietário Cel. Joaquim de Alencar Matos e doado aos Jesuítas, outras facilidades como: toda a cal que seria usada na construção. O Padre Pinto voltou à Bahia sem nada decidir, mas logo mandou um telegrama com os seguintes dizeres: Aceito “Olho D’água”. Padre Pinto. Passados alguns dias, Ananias Arruda recebeu uma procuração para assinar a escritura da doação do sítio e uma carta pedindo para assumir a construção da Escola. No dia 15 de abril de 1922, foi concluída uma ponte sobre o leito do rio Aracoiaba para facilitar o transporte do material de construção. Em maio do mesmo ano, Ananias Arruda comprou dois sítios anexos ao Olho D’água: o “Jordão Mendes” e o “Caridade” no alto da serra onde seria construída a “Casa de Retiros São José”.

Para o arrojado projeto da Escola Apostólica, o Padre Antônio de Oliveira Pinto contratou um renomado engenheiro de São Paulo que projetou sua construção em uma área de terra de 110 metros de frente por 78 de fundos. No dia 3 de dezembro do mesmo ano, foi benta a Pedra Fundamental por Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza na presença do Ministro da Viação, do Presidente do Estado, do Representante da Inspetoria de Secas, do representante da Rede de Viação Cearense, de jornalistas, religiosos e grande massa popular. A comitiva do Sr. Arcebispo foi recebida pelo Coronel Ananias Arruda, Padre Antonio de Oliveira Pinto, Monsenhor Manoel Cândido dos Santos e Dr. Abner Vasconcelos, juiz de direito de Baturité. A pedra fundamental, benta solenemente pelo Arcebispo, foi retirada das ruínas da antiga Igreja dos Jesuítas, na cidade de Aquiraz, no Ceará, demolida quando da expulsão dos jesuítas, no ano de 1748.

Em uma cavidade preparada para abrigar a referida pedra foram colocadas, também, várias moedas em circulação, um exemplar do jornal “A Verdade”, e um precioso pergaminho no qual o Dr. Andrade Furtado, redator chefe do jornal “O Nordeste” lavrou uma ata histórica da cerimônia que foi assinada pelo Arcebispo, sua comitiva e muitos dos presentes. Quando do fechamento da cavidade com a pedra, o mestre Abel Maia redigiu o seguinte: Pedra, Ruínas, Igreja Aquiraz P.P. Jesuítas 1748, primeira pedra E. Apostólica P.P. Jesuítas de Baturité, 3-XII-1922. A partir desse instante ficou Ananias responsável pelo andamento da obra que foi iniciada no dia 3 de janeiro de 1923. Além dele, Dona Libânia de Holanda contribuiu, significativamente, para a construção e o Padre Pinto fez uma verdadeira peregrinação por todo o Brasil angariando recursos.

Em 15 de agosto de 1927, concluída a parte lateral do prédio, foi a Escola Apostólica dos Padres Jesuítas de Baturité, solenemente inaugurada, com a benção de suas dependências pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, e uma missa campal com a participação de um grande número de pessoas. Ao longo dos anos, a Escola Apostólica de Baturité, ficou conhecida como “Mosteiro dos Jesuítas “, devido a estrutura da casa, sua antiguidade e caráter religioso.

Atualmente, o diretor geral é o sacerdote jesuíta, padre Eugênio Pacelli, assessorado pelo padre Djailton Oliveira.

Leia também | Lideranças comunitárias participam de passeio educativo no Rio Ceará neste sábado (30)

Meio Ambiente Lideranças comunitárias participam de passeio educativo no Rio Ceará neste sábado (30)
Compartilhar

Artigos Relacionados

Câmara de Fortaleza aprova Política de Sustentabilidade

Vereadores aprovam resolução que institui a Política de Sustentabilidade da Câmara de Fortaleza e prevê ações permanentes de responsabilidade socioambiental. | Foto: divulgação/CMFor

09/06/2026

Sustentabilidade: Câmara de Fortaleza aprova Política de Sustentabilidade Resolução prevê Plano de Logística Sustentável, fortalecimento do Núcleo de Sustentabilidade e ações permanentes de responsabilidade socioambiental


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

  • 03/06/2026

    DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis

Últimas Notícias

  • Câmara de Fortaleza aprova Política de Sustentabilidade0
    Sustentabilidade: Câmara de Fortaleza aprova Política de Sustentabilidade Resolução prevê Plano de Logística Sustentável, fortalecimento do Núcleo de Sustentabilidade e ações permanentes de responsabilidade socioambiental
    09/06/2026
  • Especialista orienta cuidados com joelhos no São João0
    Saúde: Especialista orienta cuidados com joelhos no São João Ortopedista alerta para riscos de dores e lesões durante quadrilhas, caminhadas e longos períodos em pé nas festas juninas
    09/06/2026
  • Segurança: Operação mira infiltrados do PCC em São Paulo0
    Segurança: Operação mira infiltrados do PCC em São Paulo Ministério Público prende ex-estagiário, chefe de investigadores e ex-policial suspeitos de ligação com facção e plano contra promotor do Gaeco
    09/06/2026
  • Educação: Tauá recebe missão internacional de bem-estar0
    Educação: Tauá recebe missão internacional de bem-estar Delegação de Barcelona participa de agenda sobre Educação Emocional e Bem-Estar; programação inclui a I Jornada Emocidades de Tauá
    09/06/2026
  • Casos graves após vacina da dengue são investigados0
    Saúde: Casos graves após vacina da dengue são investigados Ministério da Saúde informa que dois óbitos e um caso grave ocorreram entre profissionais da atenção primária vacinados em diferentes regiões do país
    09/06/2026
  • MEC Livros supera 468 mil acessos em dois meses0
    Educação: MEC Livros supera 468 mil acessos em dois meses Plataforma gratuita do governo federal registra média de 3,4 mil empréstimos diários e reúne mais de 25 mil títulos digitais
    09/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas