logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Nova Estação Outono chegou! Embarque no turismo rural e conheça as deliciosas frutas brasileiras
Nova Estação Outono chegou! Embarque no turismo rural e conheça as deliciosas frutas brasileiras
20/03/2023
Lava-Jato: Justiça manda prender Alberto Youssef
Lava Jato Justiça manda prender Alberto Youssef
21/03/2023
Exibir tudo

Gestão Lei que cria novos cargos para a Guarda Municipal e promove agentes é sancionada em Fortaleza A sanção possibilitará a realização de concurso público com até mil cargos para a GMF

Gestão: Lei que cria novos cargos para a Guarda Municipal e promove agentes é sancionada em Fortaleza

Atualmente, Fortaleza conta com 2.161 agentes da Guarda Municipal, sendo 1.401 guardas municipais, 551 subinspetores e 209 inspetores. Após o concurso, o efetivo passará para 3.161 agentes | Foto: Tainá Cavalcante/PMF

O prefeito José Sarto sancionou, na tarde desta segunda-feira (20/03), o projeto de Lei Complementar nº 55/2022, que cria 485 cargos para o efetivo do quadro de servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e promove 109 agentes como subinspetores da corporação. A sanção é mais um exemplo do compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da GMF.

“Hoje, estou sancionando a lei que vai abrir 485 cargos e que vai elevar à categoria de subinspetor 109 agentes. Além disso, também estamos abrindo mil novos cargos da Guarda Municipal de Fortaleza. O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural Nacional (Idecan), que é a instituição selecionada para organizar o processo seletivo, vai definir o edital em aproximadamente 30 dias. É uma alegria cumprir mais esse compromisso do nosso plano de governo”, destacou o prefeito.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A iniciativa proposta pela Prefeitura de Fortaleza, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 2 de março, irá permitir a realização do concurso público para o provimento de até mil cargos de Guarda Municipal, na medida em que os novos cargos criados serão somados àqueles liberados pela promoção dos agentes, além dos demais cargos disponíveis devido à aposentadoria de servidores.

O secretário da Segurança Cidadã, Cel. Eduardo Holanda ressaltou o esforço da Prefeitura em fazer a GMF uma instituição cada vez mais forte e qualificada. “A lei sancionada hoje demonstra o compromisso do prefeito Sarto de valorizar a nossa Guarda Municipal e entregar uma segurança cidadã de maior qualidade para a nossa cidade. A chegada de mil novos guardas vai possibilitar que a gente contribua ainda mais com a segurança da Capital. São mais guardas nas praças, nas torres, nas viaturas, tudo isso para Fortaleza se sentir cada vez abraçada”, avaliou.

Segundo o diretor-geral da GMF Marcílio Távora, além da valorização profissional, a promoção dos guardas é um passo importante para o fortalecimento da instituição. “A gente vai necessitar desse efetivo mais aprimorado para comandar os mil novos guardas que entrarão, isso fortalece a hierarquia da instituição e também contribui pra valorização profissional. A ascensão funcional na carreira é vislumbrada por muitos”, afirmou.

Atualmente, Fortaleza conta com 2.161 agentes da Guarda Municipal, sendo 1.401 guardas municipais, 551 subinspetores e 209 inspetores. Após o concurso, o efetivo passará para 3.161 agentes.

Leia também | Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade

Fortalecimento

A Prefeitura de Fortaleza tem realizado diversos investimentos para fortalecer a atuação da Guarda Municipal de Fortaleza, como a aquisição e entrega de novos fardamentos, coletes balísticos e equipamentos de Controle de Distúrbios Civis, além da capacitação de cerca de 1609 servidores, por meio da Academia de Segurança Cidadã da Sesec.

Além disso, a gestão municipal está construindo a nova sede para o Grupamento de Operações Especiais (GOE), no bairro Vila União. O equipamento irá garantir mais espaço e estrutura adequada para o funcionamento das áreas administrativas da inspetoria que atualmente funcionam no local. O novo equipamento vai proporcionar à corporação um espaço mais amplo e apropriado, gerando mais autonomia para os trabalhos de investigação, além de facilitar a realização das atividades operacionais.

A Prefeitura também está realizando um novo concurso público para a GMF. No final de fevereiro, o certame, que prevê 1.000 cargos, teve sua banca definida, sendo a proposta vencedora a do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Atualmente, o edital está em fase de elaboração e tem previsão para lançamento no mês de março.

Outra demonstração da relevância do papel da Guarda Municipal de Fortaleza para a capital foi a criação do Grupamento Especializado Maria da Penha, que recebeu, no dia 08 de março, seis novas viaturas, que destinam-se a um atendimento mais célere e eficaz às mulheres vítimas de violência doméstica.

Leia também | Estudo mostra que governo Bolsonaro atuou para reprimir servidores

Repressão Estudo mostra que governo Bolsonaro atuou para reprimir servidores
Compartilhar

Artigos Relacionados

Unesco reconhece Teatros da Amazônia como Patrimônio

Theatro da Paz e Teatro Amazonas passam a integrar a lista de Patrimônio Mundial Cultural da Unesco. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

27/07/2026

Cultura: Unesco reconhece Teatros da Amazônia como Patrimônio Theatro da Paz, em Belém, e Teatro Amazonas, em Manaus, passam a integrar a lista de Patrimônio Mundial Cultural da Unesco


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/07/2026

    yanalex Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 25/07/2026

    Ana Lucia Souza Do Nascimento Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

Últimas Notícias

  • Unesco reconhece Teatros da Amazônia como Patrimônio0
    Cultura: Unesco reconhece Teatros da Amazônia como Patrimônio Theatro da Paz, em Belém, e Teatro Amazonas, em Manaus, passam a integrar a lista de Patrimônio Mundial Cultural da Unesco
    27/07/2026
  • Política: Zema lança candidatura contra o PT0
    Política: Zema lança candidatura contra o PT Ex-governador de Minas Gerais é confirmado pelo Novo como candidato à Presidência e busca se posicionar como alternativa à polarização
    27/07/2026
  • Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular0
    Educação: Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular Aos 16 anos, aluno de escola pública de Iracema conquista o Prêmio Fundação Bunge com projeto que combina inteligência artificial e conhecimentos dos "profetas da chuva"
    27/07/2026
  • Brasileira desaparecida na França é encontrada com vida0
    Mundo: Brasileira desaparecida na França é encontrada com vida Engenheira cearense natural de Brasília foi localizada em Lyon após cinco dias desaparecida e recebe atendimento médico ao lado da família
    27/07/2026
  • Especialista alerta para lesões nos joelhos de motoristas0
    Saúde: Especialista alerta para lesões nos joelhos de motoristas Longas jornadas, movimentos repetitivos e falta de pausas podem causar dores e problemas nas articulações de motoristas de aplicativo e entregadores, alerta ortopedista
    27/07/2026
  • Incêndios avançam e ameaçam região de Bordeaux0
    Mundo: Incêndios avançam e ameaçam região de Bordeaux Mais de 220 mil pessoas deixaram suas casas na França, enquanto autoridades intensificam o combate às chamas antes da chegada de uma nova onda de calor
    27/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas