A pré-candata ao governo do Ceará pelo Psol, Adelita Monteiro, anunciou, nesta quinta, 04/08, sua retirada da disputa eleitoral e apoio a Elmano de Freitas, do PT, no pleito. A partir de agora, Adelita concorrerá ao cargo de deputada federal. Ela era a única mulher na disputa, já que Izolda Cela, que é a atual governadora, perdeu uma disputa interna do PDT e não concorrerá.
Segundo a nota divulgada à imprensa, Adelita informou que havia conversado com o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, em duas oportunidades: na convenção da sigla, que foi realizada em Fortaleza, no dia 30 de julho e, posteriormente, na ultima terça, 02/08, em Campina Grande, na Paraíba. Nessas reuniões, o petista solicitou uma união de forças nas eleições cearenses.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A decisão foi apoiada pelo diretório estadual do PSOL. Adelita reforça ainda que seguirá com o apoio a Camilo Santana, do PT, na disputa por uma vaga no senado federal, já que a candidatura de Paulo Anacé, do PSOL, também foi retirada.
Confira a nota completa:
“A pedido do presidente Lula, em diálogo com os movimentos sociais e lideranças partidárias, decidi aderir à unidade que reúne as esquerdas e partidos progressistas do Ceará.
Estive com Lula e sua equipe por duas oportunidades. A primeira no sábado, 30 de julho, após a convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), e a segunda oportunidade na terça, 2, em Campina Grande, na Paraíba. Em ambas as oportunidades, Lula reforçou a necessidade de unificar o palanque no Ceará e construir uma grande frente para as eleições.
O momento político que nosso país atravessa não nos permite colocar projetos pessoais acima do compromisso histórico que temos pela frente. É preciso ter sensibilidade para compreender o papel de cada um. Nossa prioridade é eleger Lula no primeiro turno.
Nesses encontros com ele, fui convencida de que minha contribuição na Câmara Federal é de suma importância para o projeto popular que o presidente Lula está construindo. Minha responsabilidade é com o povo cearense e, por isso, trabalharei dia e noite para derrotar o bolsonarismo e eleger Lula Presidente, Elmano Governador e Camilo Senador.
Adelita Monteiro (PSOL)”
Leia também | Prefeitura de Fortaleza promove mutirão contra arboviroses em bairros da capital