

A casa de show Kukukaya permanece em atividade em Fortaleza | Foto: reprodução/Internet
A cervejaria SKOL realiza uma ação, nesta terça-feira (21/12), para relembrar oito casas de forró que fizeram muito sucesso na Grande Fortaleza. Será uma verdadeira viagem ao passado para os amantes do forró, que foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil no último dia 13 de dezembro, mesmo dia em que o gênero é celebrado por ser a data de nascimento de Luiz Gonzaga. O rei do Baião nasceu em 13 de dezembro de 1912.
Agora é hora de matar a saudade:
1. Cantinho do Céu

O Cantinho do Céu atraiu multidões em seus tempos áureos. A casa era localizada no município de Eusébio, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Aos 16 anos, Wesley Safadão cantava no Cantinho do Céu com a banda Garota Safada. Xand Avião e Solange Almeida comandavam à época a maior banda de forró do Brasil, o Aviões do Forró.
2 . Forró no Sítio

O Forró no Sítio ficava no município de Eusébio, em Aquiraz, e sempre recebeu talentos do forró, como Xand Avião, Solange Almeida, Wesley Safadão, entre outros. Garota Safada, Forró do Muído e Aviões do Forró gravaram entre CDs e DVDs no local.
3. Clube do Vaqueiro

O Clube do Vaqueiro carregava a tradição de eventos de vaquejada há mais de 25 anos. O auge da casa foi entre 1980 e 1990, quando as vaquejadas e o forró eletrônico viviam em alta. Grandes bandas de forró, como, Brucelose, Líbanos, Tropikália, Mastruz com Leite, Limão com Mel e Noda de Caju se apresentaram na casa.
4. Sítio Siqueira

O Sítio Siqueira, conhecido também como Siqueira Clube, era localizado no bairro Siqueira, em Fortaleza. No local, também tinha um parque de vaquejada.
5. Brisa do Lago

O Brisa do Lago foi uma das grandes casas de shows no ano de 2005. O ambiente era localizado no bairro Mondubim, em Fortaleza. A banda Garota Safada, comandada por Wesley Safadão, já gravou um DVD na casa.
6. Sítio Real

O Sítio Real era a casa de grandes bandas de forró, como Forró Real. A casa ficava localizada em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O Sítio Real revelou várias cantoras famosas no Forró, como Taty Girl, Samyra Show, Laninha Show, entre outras.
7. Kangalha

O Kangalha marcou as tradicionais festas de forró. A casa de show ficava entre os bairros Messejana, Lagoa Redonda, Barroso e Cambeba, em Fortaleza. O nome ficou tão popular entre os forrozeiros que se espalhou entre outras casas de shows no Norte e Nordeste do Brasil.
8. Kukukaya

O Kukukaya fica no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. Era bastante conhecida pelas suas chamadas no rádio e na televisão. “Sábadô, no Kukukaya”, na voz de João Inácio Júnior. A casa permanece ativa até hoje, mas funcionando com público reduzido em virtude da pandemia de covid-19.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
O forró voltou? Essa foi a pergunta que os cearenses fizeram nos últimos dias. O motivo da indagação foi uma campanha com carros de som passando nas ruas, panfletagem nas praias e cartazes no centro da cidade, que causou curiosidade nas pessoas que moram em Fortaleza. Tudo isso para divulgar o retorno de antigas e tradicionais casas de forró. Bateu saudade!
Quem não se lembra do Forró no Sítio, Cantinho do Céu, do Kukukaia, do Kangalha e de tantas outras casas que fizeram sucesso no passado na capital cearense e revelaram grandes nomes do forró da atualidade? Mas, será mesmo que essas casas estão de volta? – Não, trata-se de uma campanha da cerveja SKOL, através da plataforma SKOL Forró, para marcar o Dia do Forró – celebrado na última segunda-feira (13/12).
A ação fez parte de uma promoção lançada pela SKOL. O show será nesta terça-feira (21/12), às 20h, na Auê, antigo Faroeste (Avenida Washington Soares, 3171 – Coaçu). No palco, estarão Márcia Fellipe, revivendo o Forró no Sítio, Forró Real, resgatando memórias do Sítio Real, Noda de Caju, relembrando o Kukukaya, e Samyra Show, revivendo o Kangalha. O evento será exclusivo para os 50 sorteados. Certificado de autorização SECAP/ME 05.017313/2021.

O evento seguirá todas as recomendações sanitárias e protocolos de segurança. Só será permitida a entrada mediante a apresentação do comprovante das duas doses da vacinação contra a COVID-19. Além disso, para garantir o distanciamento social será respeitado o número confortável e seguro de público. Será orientado o uso de máscaras durante todo o evento.
Leia também | Saiba como receber bem nas festas de fim de ano