logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório
Saúde Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório
10/01/2025
Ceará registra recorde de transplantes de órgãos e alcança maior marca em 26 anos
Saúde Ceará registra recorde de transplantes de órgãos e alcança maior marca em 26 anos
10/01/2025
Exibir tudo

Tecnologia Laboratório da UFC adquire equipamento de ponta para pesquisas sobre Alzheimer Aparelho é o primeiro do tipo no Norte e Nordeste

Laboratório da UFC adquire equipamento de ponta para pesquisas sobre Alzheimer

a aquisição do equipamento SIMOA SRX TM representa um enorme avanço na capacidade de pesquisa sobre Alzheimer nas regiões Norte e Nordeste. Foto: Guilherme Silva/UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) dá um relevante passo na realização de pesquisas sobre a doença de Alzheimer através da aquisição do equipamento Single Molecule Array (SIMOA), modelo SRX TM, da Quanterix, pelo Laboratório de Neuropsicofarmacologia do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), ligado à Faculdade de Medicina (FAMED).

Primeira instituição do Norte e Nordeste a contar com o aparelho de ponta, a UFC prepara-se para um salto significativo na qualidade e precisão das investigações científicas sobre a doença na região.

Conforme a Profª Danielle Macedo, que é vice-diretora da FAMED e pesquisadora do Laboratório de Neuropsicofarmacologia, “a aquisição do equipamento SIMOA SRX TM representa um enorme avanço na capacidade de pesquisa sobre Alzheimer nas regiões Norte e Nordeste, possibilitando, no futuro próximo, diagnósticos mais precoces, tratamentos mais eficientes e uma compreensão mais profunda da doença em contextos regionais específicos”. Ela destaca também a disponibilidade da UFC para parcerias e diz que “o equipamento pode abrir novos caminhos para pesquisadores locais liderarem descobertas inovadoras, contribuindo substancialmente para os esforços globais na luta contra o Alzheimer”.

Já foi iniciado o recrutamento de pacientes no Ambulatório de Geriatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) para as pesquisas com o SIMOA-SRX TM. Até o momento foram recrutados 30 pacientes, e a previsão é de que sejam recrutados 270 até o final de 2025. As primeiras análises das amostras coletadas já foram conduz.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Diagnóstico precoce

Danielle Macedo explica que o equipamento SIMOA-SRX TM é reconhecido pela capacidade de detecção extremamente sensível, o que permite a quantificação de biomarcadores em níveis muito baixos, como proteínas associadas ao Alzheimer, muitas vezes presentes em concentrações ínfimas nos estágios iniciais da doença. Segundo a pesquisadora , “esta característica é vital para o diagnóstico precoce, monitoramento e pesquisa de novas terapias para o Alzheimer, possibilitando a identificação da doença antes que os sintomas clínicos se tornem evidentes”.

Num contexto de enfrentamento aos desafios quanto à infraestrutura de saúde e disponibilidade de tecnologias avançadas nas regiões Norte e Nordeste, a introdução do SIMOA-SRX TM na UFC promete transformar este cenário, proporcionando aos pesquisadores locais acesso a tecnologias de ponta, facilitando colaborações nacionais e internacionais e aumentando o potencial de descobertas inovadoras no campo do Alzheimer.

Para a Profª Danielle Macedo, o equipamento também pode ajudar na criação de bancos de dados regionais robustos, contribuindo para estudos epidemiológicos que considerem as diversidades genéticas e ambientais específicas das populações das regiões Norte e Nordeste. “Isso permitirá que as pesquisas sejam ajustadas para atender às necessidades locais, guiando políticas públicas e estratégias de saúde mais eficazes”, conclui a pesquisadora.

Sobre o projeto

Coordenadora do projeto Nanovesículas Celulares como Fontes de Bioassinaturas para Doença de Alzheimer: uma Investigação Clínico-Molecular de Marcadores para Diagnóstico de Precisão, a professora Danielle Macedo explica que a compra do SIMOA foi possibilitada mediante a aprovação dele no âmbito da Chamada Saúde de Precisão 16/2023, financiada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), do Ministério da Saúde, e idealizado no contexto das ações do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil.

O projeto, que também tem recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com a participação da equipe do Ambulatório de Geriatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), liderada pelo Prof. Rômulo Lobo e por João Macêdo Coelho Filho, professor titular de Geriatria da UFC e diretor da Faculdade de Medicina. Também integram a iniciativa os pesquisadores Antônio Lúcio Teixeira, da University of Texas – San Antonio, e Breno Diniz, da University of Connecticut.

Com o objetivo geral de identificar marcadores preditivos do Alzheimer na população estudada, o projeto financiado pelo Ministério da Saúde se alinha à Política Estadual de Saúde e à Linha de Cuidado à Pessoa com Doença de Alzheimer lançada em setembro de 2024, tornando o Ceará o segundo estado do País a aprovar essa política. Além disso, está em consonância com a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências.

Por Agência UFC

Leia também| Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório

Saúde Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati

Marcelo Porto foi eleito por unanimidade para presidir a Câmara Municipal de Aracati no biênio 2027/2028 | Foto: divulgação

15/08/2026

Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati Vereador foi eleito por unanimidade para comandar o Legislativo no biênio 2027/2028 e chega ao terceiro mandato como presidente da Casa


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

Últimas Notícias

  • Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati0
    Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati Vereador foi eleito por unanimidade para comandar o Legislativo no biênio 2027/2028 e chega ao terceiro mandato como presidente da Casa
    15/08/2026
  • Fiscalização: Crea-CE inicia ação na carcinicultura0
    Fiscalização: Crea-CE inicia ação na carcinicultura Força-tarefa nacional começa nesta segunda-feira, 17, e mobiliza representantes do Confea e de 21 Creas no Ceará
    15/08/2026
  • Trabalho: Vício em bets gera debate sobre justa causa0
    Trabalho: Vício em bets gera debate sobre justa causa Avanço das apostas esportivas online chega ao mercado de trabalho, aumenta afastamentos e levanta dúvidas na Justiça
    15/08/2026
  • Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP0
    Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP Quinta edição da premiação reconhece profissionais e estudantes que ajudam a ampliar o conhecimento sobre o Complexo do Pecém
    15/08/2026
  • Mundo: Terremoto danifica casas no sul da Espanha0
    Mundo: Terremoto danifica casas no sul da Espanha Tremor de magnitude 5 atingiu Granada, provocou danos em imóveis e veículos e levou autoridades a declararem estado de emergência
    15/08/2026
  • Mundo: EUA trocam porta-aviões no Oriente Médio0
    Mundo: EUA trocam porta-aviões no Oriente Médio USS Abraham Lincoln será substituído pelo USS George Washington em meio a tensões com o Irã e relatos de crise a bordo
    15/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas