Uma criança nasce representando o futuro e a Prefeitura de Fortaleza quer que ele seja mais sustentável. Por isso, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realiza o projeto Uma Criança, Uma Árvore, que consiste na doação de uma muda arbórea filhote para cada mãe que dá à luz em uma das instituições parceiras. Desde o início da ação até hoje já foram entregues 5.147 mudas.
O objetivo é que a criança e a muda cresçam juntas. O plantio de árvores ajuda a criança a entender a importância da preservação e do cuidado com o planeta, formando adultos com mais consciência e respeito ambiental.
Ao sairem da maternidade, as mães recebem um kit para plantar a muda. Foi o caso de Renata Suyane, mãe do pequeno Antony Ravy. “Quando recebi já imaginei ele crescendo com a árvore. Na hora senti estar levando para casa duas vidas”, afirma.
Renata ainda reconhece a importância do projeto para a construção de uma relação da criança com a natureza. “A gente consegue fortalecer o vínculo familiar e também o vínculo da família com a cidade. É uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da própria cidade, e no crescimento deles de maneira simultânea”, destaca.
Além de serem elementos paisagísticos, as árvores servem de abrigo e alimento para animais, geram sombra, amenizam a temperatura e melhoram a umidade relativa e a qualidade do ar. Em relação às crianças, o contato com a natureza ainda incentiva o espírito colaborativo e ajuda no desenvolvimento cognitivo e motor.
As instituições participantes do Uma Criança, Uma Árvore são o Hospital e Maternidade Doutora Zilda Arns (Hospital da Mulher – Demócrito Rocha), o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (Centro), a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Rodolfo Teófilo), o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição (Conjunto Ceará), o César Cals e o Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha – Barra do Ceará, José Walter e Messejana). Semanalmente, os kits são entregues às equipes de assistência social desses locais, que informam às famílias sobre a doação.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“As famílias que aceitam, recebem o kit. Essa é uma forma de gerar vida em mais de um sentido. Uma parceria entre Prefeitura e sociedade, que gera muitos frutos positivos para o hoje e para o amanhã. A educação ambiental é a esperança para o futuro”, ressalta a secretária da Seuma, Luciana Lobo.
A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são chaves para superar os desafios climáticos atuais. O plantio de árvores é parte fundamental nesse processo. Com o Plano de Arborização de Fortaleza, 220 mil mudas já foram plantadas desde 2021.
“Além desse projeto, temos também o Árvore na Minha Calçada, a doação de mudas e o Projeto Sementinha como braços do nosso Plano de Arborização. Estamos trabalhando em diversas ações para que Fortaleza seja mais verde, mais sustentável e um melhor lugar para todos os seus cidadãos”, afirma Luciana Lobo.
Leia também| Rio Grande do Sul receberá 105 mil doses adicionais de vacinas