logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Justiça: STF decide validade da aposentadoria especial para vigilantes
Justiça: STF decide validade da aposentadoria especial para vigilantes
14/02/2026
Justiça: Mendonça se reúne com PF e define novos rumos da apuração do Banco Master
Justiça: Mendonça se reúne com PF e define novos rumos da apuração do Banco Master
14/02/2026
Exibir tudo

Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas Estados reforçam fiscalização após mortes e casos graves de intoxicação; autoridades orientam consumo apenas de bebidas de procedência conhecida

Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

Fiscalização sanitária intensifica inspeções em bares e eventos para combater a venda de bebidas adulteradas durante o Carnaval | Foto: PABLO JACOB/governo de São Paulo

14 de fevereiro de 2026 – Com a proximidade do Carnaval, autoridades de saúde e órgãos de fiscalização intensificam o alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Estados que registraram mortes e casos graves nos últimos meses reforçaram ações preventivas para evitar novas ocorrências durante a folia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2025 o Brasil confirmou 76 casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas, além de 25 óbitos.

Outras 29 ocorrências e oito mortes seguem em investigação. Já em 2026, até o dia 3 de fevereiro, foram confirmados sete casos, com outros 13 sob apuração. O metanol é um tipo de álcool extremamente tóxico, capaz de causar cegueira irreversível, falência renal e morte.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

São Paulo concentra maior número de casos

O estado de São Paulo foi o mais atingido. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou 52 casos de intoxicação por metanol, com 12 mortes registradas em diferentes municípios. Outras quatro mortes ainda estão sendo investigadas.

A secretaria alerta para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas e recomenda que a população adquira produtos apenas em estabelecimentos regularizados, verificando rótulo, lacre de segurança e selo fiscal. O Centro de Vigilância Sanitária coordena ações com as vigilâncias municipais para inspeção de bares, eventos e vendedores ambulantes.

Fiscalização reforçada em outros estados

Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou oito casos de intoxicação por metanol, incluindo cinco óbitos registrados em 2025. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária prevê mais de 500 inspeções sanitárias em bares, camarotes, restaurantes e comércio ambulante durante o Carnaval.

Na Bahia, foram confirmados nove casos, com três mortes. A Secretaria da Saúde da Bahia, em parceria com o Ministério da Saúde, reforçou os estoques do antídoto para tratamento da intoxicação e intensificou a fiscalização da venda de destilados.

O Paraná encerrou em novembro de 2025 a sala de situação sobre o tema, após confirmar seis casos, três deles com óbito. Já o Mato Grosso mantém vigilância ativa mesmo sem novos registros recentes, após contabilizar seis casos e quatro mortes entre novembro e dezembro do ano passado.

Laboratório móvel atua no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, não houve registro de casos ou mortes, mas a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e o Procon colocaram nas ruas o Laboratório Itinerante do Consumidor. O equipamento portátil analisa, em tempo real, bebidas suspeitas em blocos e no Sambódromo.

Em ações recentes, cerca de 26 litros de bebidas falsificadas foram apreendidos. “A venda de bebidas falsificadas é uma prática criminosa que coloca vidas em risco”, afirmou o secretário Gutemberg Fonseca.

Sintomas e riscos da intoxicação

O patologista clínico Hélio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina e Diagnóstico, explica que o metanol, ao ser metabolizado, gera substâncias altamente tóxicas que afetam principalmente o sistema nervoso.

Os sintomas iniciais incluem dor abdominal, tontura, náuseas, confusão mental e sonolência. Entre seis e 24 horas após a ingestão, podem surgir alterações visuais, convulsões, coma e acidose metabólica grave. Em casos mais severos, o paciente pode evoluir para cegueira irreversível e morte.

“O quadro pode ser confundido com uma ressaca forte, o que atrasa o atendimento. Alterações visuais são sinais de alerta e não devem ser ignoradas”, ressalta o médico.

Orientação aos foliões

Autoridades de saúde recomendam consumir apenas bebidas de procedência conhecida, evitar produtos sem rótulo ou vendidos em condições suspeitas e procurar atendimento médico imediato diante de qualquer sintoma incomum após o consumo de álcool.


Leia também | Alece regulamenta programa de estágio com ações afirmativas

Política: Alece regulamenta programa de estágio com ações afirmativas

Tags: Carnaval, bebidas adulteradas, metanol, intoxicação por metanol, saúde pública, fiscalização sanitária, bebidas alcoólicas, vigilância sanitária, Ministério da Saúde, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, segurança do consumidor, prevenção, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Livro celebra Fortaleza sob olhar feminino

Livro reúne mulheres da Uece em homenagem aos 300 anos de Fortaleza. | Foto: divulgação

19/05/2026

Literatura: Livro celebra Fortaleza sob olhar feminino Obra da Uece reúne contos, crônicas e poemas em homenagem aos 300 anos da Capital


Leia mais

1 Comment

  1. Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital disse:
    14/02/2026 às 12:00

    […] 🔗 Ler matéria original […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4

Redes Sociais

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/05/2026

    Hotel no Ceará: 7 erros que podem arruinar sua viagem (e como evitar) Comentado em Turismo: Ceará ganha voo BH-Fortaleza-Aracati

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

Últimas Notícias

  • Livro celebra Fortaleza sob olhar feminino0
    Literatura: Livro celebra Fortaleza sob olhar feminino Obra da Uece reúne contos, crônicas e poemas em homenagem aos 300 anos da Capital
    19/05/2026
  • Estudo liga cuscuz ao ganho de peso em bebês0
    Saúde: Estudo liga cuscuz ao ganho de peso em bebês Pesquisa da UFC em Sobral aponta impacto positivo do alimento na amamentação
    19/05/2026
  • Alece discute novo Código de Ética parlamentar0
    Política: Alece discute novo Código de Ética parlamentar Presidente Romeu Aldigueri destaca modernização e regras sobre redes sociais e IA
    19/05/2026
  • Segurança: PF mira tráfico internacional em SC0
    Segurança: PF mira tráfico internacional em SC Operação combate envio de cocaína para Europa e África
    19/05/2026
  • Genéricos ampliam acesso a tratamentos0
    Saúde: Genéricos ampliam acesso a tratamentos Data reforça diferenças entre tipos de medicamentos
    19/05/2026
  • Política: Flávio planeja auditoria após crise0
    Política: Flávio planeja auditoria após crise Estratégia busca conter desgaste nas pesquisas eleitorais
    19/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas