

Santa Sé finaliza preparativos logísticos e espirituais para a escolha do novo Pontífice | Foto: reprodução
04 de maio de 2025
Todos os 133 cardeais eleitores já estão em Roma para o início do Conclave, marcado para a próxima terça-feira, 7 de maio. Nesta segunda-feira (5), os cardeais participaram de duas sessões das Congregações Gerais, uma pela manhã e outra à tarde, que abordaram temas centrais para o futuro da Igreja Católica.
Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, 179 cardeais participaram da 10ª Congregação Geral, incluindo os 132 eleitores presentes até aquele momento. Ele confirmou que todos os cardeais com direito a voto já se encontram na capital italiana.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, informou que o Cardeal Camerlengo Kevin Farrell sorteou no sábado os quartos onde os cardeais ficarão hospedados durante o Conclave, nas dependências da Casa Santa Marta e da antiga Santa Marta.
Os cardeais poderão se deslocar até a Capela Sistina — onde ocorrerá a eleição do novo Papa — por percurso reservado e protegido.
Durante a Congregação Geral da manhã, 26 intervenções foram realizadas, abordando assuntos como:
À tarde, cerca de 20 novos discursos trouxeram à tona questões como migração, eclesiologia da comunhão, sinodalidade, seitas e o papel dos cardeais no apoio ao novo Pontífice.
A Capela Sistina e as acomodações estão prontas, e o check-in dos cardeais começa na manhã de terça-feira (6). Também foi realizado o juramento de confidencialidade dos assistentes e funcionários do Conclave, cerca de 100 pessoas, na Capela Paulina.
A partir das 15h do dia 7 de maio, os sinais de telecomunicações móveis serão suspensos dentro do território do Vaticano, como medida de segurança e sigilo, sendo restabelecidos apenas após o anúncio do novo Papa.
A 12ª Congregação Geral ocorrerá na manhã desta terça-feira, às 9h (horário local).
Leia também | Networking estratégico impulsiona geração de negócios no Ceará