

A delegação cearense subiu ao pódio com Eduardo Roberto, da unidade de Juazeiro do Norte, e Maria Clara dos Santos Góis, do SENAI Centro (Fortaleza) | Foto: divulgação
30 de setembro de 2025 – O SENAI Ceará conquistou duas medalhas na WorldSkills Brasil 2025, realizada na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O resultado representa um marco para o estado, que alcança sua melhor performance na competição nacional de educação profissional, reconhecida como a maior do mundo.

A delegação cearense subiu ao pódio com Eduardo Roberto, da unidade de Juazeiro do Norte, medalha de prata na ocupação Soluções em Software para Negócios, e Maria Clara dos Santos Góis, do SENAI Centro (Fortaleza), medalha de bronze em Arte Digital 3D para Jogos.
Eduardo destacou a importância coletiva da conquista:
“É um sentimento muito gratificante. Esta é uma conquista coletiva de todos que participam da WorldSkills. O Ceará já é conhecido pela excelência acadêmica, e acredito que podemos nos tornar também uma potência profissional.”
Maria Clara, por sua vez, celebrou a superação pessoal:
“Descobri uma modalidade perfeita para liberar minha criatividade ao máximo. Essa medalha é uma realização enorme.”
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, ressaltou que o desempenho confirma a evolução da instituição:
“Foi a primeira vez que chegamos tão fortes à competição. Saímos mais maduros e conseguimos duas medalhas. É fruto de investimento, apoio e dedicação de toda a equipe.”
A Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, também destacou a trajetória crescente do estado na competição:
“Esta conquista é resultado de mais de dois anos de muito trabalho. O Ceará tem potencial e continuará crescendo a cada edição da WorldSkills.”
Para o Delegado Técnico do SENAI Ceará, Marcos Paulo Amaral, o resultado representa amadurecimento da equipe:
“É a primeira vez que subimos duas vezes ao pódio na mesma edição. Foram quase dois anos de treinos intensos. É uma conquista de todos os envolvidos.”
Além das medalhas, outros competidores cearenses receberam Medalhas de Excelência WorldSkills, reconhecendo desempenhos acima da média. O Ceará também contribuiu para a preparação de João Carvalho, do IFCE Sobral, medalhista de bronze em Tecnologia da Água.
Leia também | Edinho Vilas Boas, Fernando Rosa e Juruviara se unem em show “Pra Se Misturar” no Theatro Via Sul
Tags: SENAI Ceará, WorldSkills Brasil 2025, educação profissional, medalhas, competição nacional, software para negócios, arte digital 3D, Paulo André Holanda, Sônia Parente, Confederação Nacional da Indústria, formação técnica