logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Caso Master: Relator do TCU paralisa inspeção no Banco Central e presidente descarta “desliquidação”
Caso Master: Relator do TCU paralisa inspeção no Banco Central e presidente descarta “desliquidação”
07/01/2026
Caso Master: PF apura denúncia de contratação de influenciadores para atacar o Banco Central
Caso Master: PF apura denúncia de contratação de influenciadores para atacar o Banco Central
08/01/2026
Exibir tudo

Mundo: Morte de mulher baleada por agente de imigração provoca protestos nos EUA Caso ocorreu durante grande ofensiva migratória em Minneapolis e gerou críticas de autoridades locais, além de manifestações em várias cidades americanas

Mundo: Morte de mulher baleada por agente de imigração provoca protestos nos EUA

Manifestantes se reúnem em Minneapolis para protestar contra a morte de uma mulher baleada por agente de imigração durante operação federal nos Estados Unidos | Foto: REUTERS/Tim Evans

08 de janeiro de 2026 – Milhares de pessoas foram às ruas de Minneapolis, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (7), para protestar contra a morte de uma mulher baleada por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês). O caso aconteceu durante uma ofensiva migratória que mobilizou cerca de 2.000 agentes federais e elevou a tensão em bairros com forte presença de imigrantes.

Manifestantes entoaram palavras de ordem como “Vergonha! Vergonha!” e “ICE fora de Minnesota!”, além de utilizarem apitos e cartazes contra a atuação dos agentes federais. Segundo a polícia local, o protesto reuniu mais pessoas do que as manifestações registradas após a morte de George Floyd, em maio de 2020, na mesma cidade.

De acordo com o jornal The New York Times, os atos ocorreram de forma pacífica e se espalharam para outras cidades, incluindo Nova York.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Caso reacende debate sobre ações do ICE

A mulher morta foi identificada como Renee Nicole Good, cidadã americana de 37 anos. Ela estava dentro de um carro durante uma operação em Minneapolis quando foi atingida por disparos de um agente de imigração. Após ser baleada, o veículo colidiu contra um poste, e a vítima não resistiu aos ferimentos.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) afirmou que o agente atirou após a mulher tentar avançar com o carro contra os oficiais que participavam da ação.

A secretária do DHS, Kristi Noem, saiu em defesa dos agentes e classificou a conduta da mulher como um ato de “terrorismo doméstico”. Segundo ela, ataques com veículos contra agentes federais devem ser tratados dessa forma e processados em conjunto com o Departamento de Justiça.

Críticas de autoridades locais e denúncias de testemunhas

O caso também gerou forte reação de autoridades locais. Em uma rede social, o senador estadual Omar Fateh afirmou que testemunhas relataram que agentes federais teriam impedido um médico de prestar socorro e tentar reanimar a vítima no local.

Já o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou duramente a atuação do ICE na cidade. Segundo ele, as operações federais estão causando instabilidade e medo entre moradores e comunidades de imigrantes.

“Agentes de imigração estão causando caos em nossa cidade. Exigimos que o ICE deixe a cidade e o estado imediatamente. Estamos ao lado das comunidades de imigrantes e refugiados”, declarou.

Operações migratórias entram em fase de intensificação

A morte de Renee Nicole Good ocorre em meio a uma escalada das operações de imigração conduzidas pelo governo do presidente Donald Trump em grandes centros urbanos. Segundo autoridades americanas, ao menos cinco mortes já foram registradas em ações desse tipo desde 2024, em diferentes estados.

Minneapolis e a vizinha St. Paul permanecem em estado de alerta desde que o DHS anunciou, na terça-feira (6), o início de uma ofensiva migratória de grandes proporções na região. Parte da operação está relacionada a investigações sobre supostas fraudes envolvendo residentes de origem somali.

Leia também | PF apura menções a Lulinha como possível “sócio oculto” em esquema ligado ao INSS

Investigação: PF apura menções a Lulinha como possível “sócio oculto” em esquema ligado ao INSS

Tags: Estados Unidos, imigração nos EUA, ICE, Serviço de Imigração e Alfândega, Minneapolis, protestos nos EUA, política migratória, segurança pública, direitos civis, violência policial, Departamento de Segurança Interna, governo Trump, crise migratória, comunidades de imigrantes, Minnesota, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

UP oficializa Samara Martins à Presidência

Samara Martins foi oficializada pela Unidade Popular como candidata à Presidência da República durante convenção realizada em São Paulo. | Foto: Paulo Gomes

26/07/2026

Eleições: UP oficializa Samara Martins à Presidência Dentista do SUS liderará chapa 100% feminina da Unidade Popular, tendo a guarda-portuária Raquel Brício como candidata à Vice-Presidência


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/07/2026

    yanalex Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 25/07/2026

    Ana Lucia Souza Do Nascimento Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

Últimas Notícias

  • UP oficializa Samara Martins à Presidência0
    Eleições: UP oficializa Samara Martins à Presidência Dentista do SUS liderará chapa 100% feminina da Unidade Popular, tendo a guarda-portuária Raquel Brício como candidata à Vice-Presidência
    26/07/2026
  • Incêndios desalojam 330 mil na França e Espanha0
    Mundo: Incêndios desalojam 330 mil na França e Espanha França e Espanha enfrentam uma das maiores crises de incêndios florestais dos últimos anos, com centenas de milhares de evacuados e mobilização de forças nacionais e europeias
    26/07/2026
  • Diplomacia: Brasil reage a ataques de Milei0
    Diplomacia: Brasil reage a ataques de Milei Itamaraty chama embaixador em Buenos Aires para consultas após presidente argentino criticar Lula e Alexandre de Moraes
    26/07/2026
  • Política: União Progressista homologa Wagner ao Senado0
    Política: União Progressista homologa Wagner ao Senado Convenção estadual confirma Capitão Wagner para o Senado, Roberto Cláudio para vice-governador e apoio a Ciro Gomes no Ceará
    26/07/2026
  • Política: PDT oficializa apoio a Elmano e Lula0
    Política: PDT oficializa apoio a Elmano e Lula Convenção estadual no Ceará homologou candidaturas a deputado estadual e federal e ratificou aliança com o governador e o presidente nas eleições de 2026
    26/07/2026
  • Política: Caiado lança candidatura e foca segurança0
    Política: Caiado lança candidatura e foca segurança Pré-candidato do PSD à Presidência critica o PT e defende segurança pública como prioridade de eventual governo
    26/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas