logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Destino: Réveillon do Rio deve injetar R$ 3,34 bilhões na economia e reunir mais de 5 milhões de pessoas
Destino: Réveillon do Rio deve injetar R$ 3,34 bilhões na economia e reunir mais de 5 milhões de pessoas
25/12/2025
Mundo: Putin sinaliza troca de territórios em possível acordo de paz com a Ucrânia, diz jornal russo
Mundo: Putin sinaliza troca de territórios em possível acordo de paz com a Ucrânia, diz jornal russo
26/12/2025
Exibir tudo

Mundo: Lula decidirá sobre extradição de espião russo preso no Brasil desde 2022 Pedido da Rússia é analisado pelo Ministério da Justiça, mas decisão final será política e caberá ao presidente da República

Mundo: Lula decidirá sobre extradição de espião russo preso no Brasil desde 2022

Espião russo preso na Penitenciária de segurança máxima Federal em Brasília | Foto: reprodução

26 de dezembro de 2025. O destino do espião russo Sergey Vladimirovich Cherkasov, preso no Brasil desde o fim de 2022, será definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora exista uma análise técnica em curso no Ministério da Justiça, a eventual extradição do cidadão russo à Rússia dependerá de uma decisão política do Palácio do Planalto.

Cherkasov cumpre pena em uma penitenciária federal de segurança máxima em Brasília até 2027, após ter sido condenado pelo uso de documentos falsos. No entanto, um aval jurídico pode permitir que a extradição ocorra antes do término da pena.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ministério da Justiça avalia pedido de extradição

O pedido formal da Rússia está sob análise do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), ligado ao Ministério da Justiça. A pasta recebeu neste mês um documento da 15ª Vara Federal informando que não há mais processos em andamento contra Cherkasov no Distrito Federal, o que anteriormente impedia o avanço da extradição.

Além disso, o ministério solicitou informações atualizadas à Polícia Federal, à Justiça Federal de São Paulo, à 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, ao Ministério Público do Rio de Janeiro e ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Atualmente, não há inquérito ativo contra Cherkasov na Polícia Federal, embora ele figure como parte de uma investigação mais ampla sobre uma rede de espionagem russa que teria usado o Brasil como base de operações.

Disputa internacional envolve Rússia e Estados Unidos

Desde sua prisão, Sergey Cherkasov tornou-se alvo de interesse de dois países: Rússia e Estados Unidos. Moscou foi o primeiro a solicitar a extradição, alegando que ele seria procurado por crimes de tráfico internacional. No entanto, investigadores brasileiros apontaram inconsistências na documentação enviada, levantando a suspeita de uma tentativa de resgate do espião.

Os Estados Unidos também solicitaram a extradição, com base em informações da CIA de que Cherkasov teria usado identidade falsa em território norte-americano e atuado como espião enquanto frequentava uma universidade.

Mesmo com a análise técnica do Ministério da Justiça, integrantes do governo afirmam que a decisão final caberá a Lula, o que torna o desfecho do caso eminentemente político.

PF descobriu “fábrica de espiões russos” no Brasil

A Polícia Federal identificou uma sofisticada rede de espionagem russa instalada no Brasil há pelo menos 12 anos, com ramificações em outros países da América Latina. Dez agentes foram descobertos em 2022, e ao menos um seguia sob investigação em 2025.

Segundo a PF, os espiões criavam identidades falsas e vidas socialmente críveis para atuar como brasileiros no exterior. Entre os disfarces estavam empresários, estudantes, modelos e comerciantes. A maioria conseguiu deixar o país após ser descoberta, exceto Cherkasov.

Tentativa de infiltração no Tribunal Penal Internacional

O caso de Cherkasov ganhou repercussão internacional quando ele foi detido ao tentar desembarcar na Holanda, em 2022, com um passaporte brasileiro falso. Ele pretendia trabalhar no Tribunal Penal Internacional, em Haia, instituição da qual a Rússia não faz parte e que mantém um mandado de prisão contra o presidente Vladimir Putin por crimes de guerra.

As investigações apontam que o espião recebia recursos financeiros de agentes ligados ao governo russo no Brasil e mantinha contato direto com superiores na Rússia. Quebras de sigilo bancário e dados extraídos de seu celular reforçaram as suspeitas de espionagem e lavagem de dinheiro.

A investigação segue em andamento na sede da Polícia Federal em Brasília, enquanto o governo brasileiro avalia os impactos diplomáticos e políticos de uma eventual extradição.

Leia também | Em carta, Bolsonaro confirma Flávio como pré-candidato à Presidência da República em 2026

Política: Em carta, Bolsonaro confirma Flávio como pré-candidato à Presidência da República em 2026

Tags: Lula, governo Lula, espionagem russa, espião russo no Brasil, Sergey Vladimirovich Cherkasov, extradição, Ministério da Justiça, Polícia Federal, DRCI, segurança nacional, diplomacia brasileira, relações internacionais, Rússia, Estados Unidos, CIA, investigação federal, documentos falsos, Tribunal Penal Internacional, Vladimir Putin, geopolítica, política externa, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Junho Verde alerta para diagnóstico da escoliose

A escoliose é caracterizada por um desvio lateral da coluna e costuma surgir principalmente durante os períodos de crescimento acelerado na infância e adolescência. | Foto: reprodução

05/06/2026

Saúde: Junho Verde alerta para diagnóstico da escoliose Campanha do Crefito-6 destaca a importância da identificação precoce da condição e do cuidado integrado para prevenir complicações futuras


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

  • 03/06/2026

    DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis

  • 02/06/2026

    Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial

  • 02/06/2026

    Fiscalização: Decon autua 28 estabelecimentos na Serra da Ibiapaba – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua 28 estabelecimentos na Serra da Ibiapaba

Últimas Notícias

  • Junho Verde alerta para diagnóstico da escoliose0
    Saúde: Junho Verde alerta para diagnóstico da escoliose Campanha do Crefito-6 destaca a importância da identificação precoce da condição e do cuidado integrado para prevenir complicações futuras
    05/06/2026
  • Mulher desaparecida é achada viva em cisterna0
    Mistério: Mulher desaparecida é achada viva em cisterna Eva Ribeiro, de 43 anos, estava desaparecida há cinco dias e foi encontrada debilitada em uma área rural no sudoeste da Bahia
    05/06/2026
  • Copa exige bom senso em condomínios0
    Convivência: Copa exige bom senso em condomínios Especialista orienta moradores sobre comemorações, uso de áreas comuns e respeito às regras durante os jogos da Seleção Brasileira
    05/06/2026
  • Justiça: Jornalista perseguido por Zambelli é condenado0
    Justiça: Jornalista perseguido por Zambelli é condenado A sentença de Luan Araújo foi por difamação contra a ex-deputada e pena dever ser cumprida em prisão em regime aberto
    05/06/2026
  • EUA passam a tratar PCC e CV como terroristas a partir de hoje0
    Segurança: EUA passam a tratar PCC e CV como terroristas a partir de hoje Classificação entra em vigor nesta sexta-feira e pode gerar impactos econômicos, diplomáticos e no compartilhamento de informações entre Brasil e Estados Unidos
    05/06/2026
  • Inscrições do Enem 2026 terminam nesta sexta0
    Educação: Inscrições do Enem 2026 terminam nesta sexta Candidatos devem se inscrever pela Página do Participante; prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e nome social
    05/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas