logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Juventude: Ceará de Valores inicia atividades com jovens de Sobral e mais três municípios cearenses
Juventude: Ceará de Valores inicia atividades com jovens de Sobral e mais três municípios cearenses
22/11/2025
Violação: Bolsonaro tentou abrir tornozeleira eletrônica com ferro de solda, aponta relatório enviado ao STF
Violação: Bolsonaro tentou abrir tornozeleira eletrônica com ferro de solda, aponta relatório enviado ao STF
22/11/2025
Exibir tudo

Meio Ambiente: COP30 fecha acordo climático sem mencionar combustíveis fósseis e amplia financiamento para nações pobres Documento final prioriza recursos para adaptação, reconhece povos tradicionais, mas frustra expectativas sobre eliminação do petróleo e carvão

Meio Ambiente: COP30 fecha acordo climático sem mencionar combustíveis fósseis e amplia financiamento para nações pobres

Acordo aumenta recursos, mas evita debate sobre petróleo e carvão | Foto: reprodução

22 de novembro de 2025 – Governos chegaram, neste sábado (22), a um acordo climático durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). O documento final amplia o financiamento destinado às nações pobres que enfrentam os impactos do aquecimento global, mas deixa de fora qualquer menção aos combustíveis fósseis — principais responsáveis pelas emissões de gases que elevam a temperatura do planeta.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Acordo aumenta recursos, mas evita debate sobre petróleo e carvão

O Acordo de Belém lança uma iniciativa voluntária para acelerar ações climáticas e apoiar países no cumprimento das metas de redução de emissões. O texto solicita que as nações ricas tripliquem, até 2035, os recursos destinados à adaptação dos países em desenvolvimento.

No entanto, a ausência de menção explícita à eliminação gradual de petróleo e carvão gerou frustração. A União Europeia pressionava pela inclusão do tema, mas enfrentou forte resistência de países do Grupo Árabe, liderados pela Arábia Saudita. Após negociações que avançaram pela madrugada, o consenso foi retirar o assunto do texto oficial e tratá-lo em um documento paralelo apresentado pelo Brasil.

Países pobres cobram recursos imediatos para adaptação

Para as nações em desenvolvimento, o foco está na urgência dos impactos já sentidos: aumento do nível do mar, ondas de calor, secas, inundações e tempestades mais intensas. O acordo também solicita que órgãos climáticos avaliem como harmonizar o comércio internacional com a ação climática, diante de preocupações de que barreiras comerciais estejam dificultando a adoção de tecnologias limpas.

Frustração e críticas sobre ausência de plano para fim dos combustíveis fósseis

Movimentos sociais e especialistas lamentaram que o rascunho final não apresente um caminho claro para a transição energética. O governo brasileiro, especialmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendia a inclusão de algum tipo de cronograma, mas a negociação não avançou.

Para Ciro Brito, analista do Instituto Socioambiental (ISA), a ausência do tema no documento final reforça divergências políticas. Ele destacou, porém, que a pressão internacional resultou em reações importantes, como o apoio de mais de 80 países à proposta de um “mapa do caminho” e a sugestão da Colômbia de organizar uma COP paralela dedicada exclusivamente ao fim do uso de combustíveis fósseis.

Avanços incluem reconhecimento a indígenas e afrodescendentes

Apesar das críticas, o documento final reconhece a importância dos povos indígenas, comunidades tradicionais e grupos afrodescendentes na luta contra a emergência climática. O texto reforça direitos territoriais, saberes ancestrais e o papel desses grupos no avanço das metas ambientais.

Brito também destacou o lançamento do Acelerador Global de Implementação (AGI) e da Missão Belém 1,5 — iniciativas que devem apoiar países no cumprimento de suas contribuições determinadas nacionalmente (NDCs) e planos de adaptação até a COP32.

Países avançam, mas resposta global ainda é insuficiente

Para Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa, embora o mutirão climático tenha apresentado avanços, o acordo ainda não corresponde à urgência da crise. “Há processos, há sinalizações, mas não há o salto político que a ciência exige”, avaliou. Entre os pontos positivos, ela destacou decisões relacionadas à adaptação e à transição justa.

Tatiana Oliveira, líder de estratégia internacional do WWF-Brasil, afirmou que a COP30 evidencia a força dos territórios e da sociedade civil. Para ela, as conquistas envolvendo direitos indígenas, afrodescendentes e o Consentimento Livre, Prévio e Informado (CLPI) representam marcos históricos.

Leia também | Reações no Congresso dividem parlamentares após prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Política: Reações no Congresso dividem parlamentares após prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Tags: COP30, Acordo de Belém, combustíveis fósseis, petróleo, carvão mineral, aquecimento global, mudanças climáticas, ONU, financiamento climático, países pobres, países em desenvolvimento, União Europeia, Grupo Árabe, Arábia Saudita, transição energética, adaptação climática, povos indígenas, comunidades tradicionais, afrodescendentes, ISA, WWF, Instituto Talanoa, AGI, Missão Belém 1.5, NDCs, crise climática, Belém do Pará, governança climática, Brasil na COP, geopolítica ambiental, política internacional, meio ambiente, sustentabilidade, emissões de carbono, tecnologias limpas, agenda climática

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Congresso debate inovação na saúde em Fortaleza

Congresso em Fortaleza reunirá especialistas para discutir inovação, tecnologia e transformação digital na área da saúde | Foto: divulgação

08/09/2026

Saúde: Congresso debate inovação na saúde em Fortaleza Evento promovido pela UNINASSAU Fortaleza e UNI7 reúne especialistas para discutir transformação digital, tecnologia e empreendedorismo na área da saúde


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 08/09/2026

    O que eu aprendi sobre “Cultura Organizacional e os Riscos da Acomodação” após assistir o documentário do Acidente do Voo 2283 - Universidade da Mudanca Comentado em Aviação: Cenipa aponta falhas e cultura na queda da Voepass

  • 08/09/2026

    Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África

  • 07/09/2026

    Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África

  • 07/09/2026

    Brazil's record lottery draw delayed by betting system failure - iGaming Republic Comentado em Loteria: Mega da Virada: falha operacional adia sorteios da Quina e outras loterias para 1º de janeiro

  • 06/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Concurso da UFC cria centro cultural na Praia de Iracema

  • 06/09/2026

    Ribamar Neto Comentado em Cultura: Concurso da UFC cria centro cultural na Praia de Iracema

Últimas Notícias

  • Saúde: Congresso debate inovação na saúde em Fortaleza0
    Saúde: Congresso debate inovação na saúde em Fortaleza Evento promovido pela UNINASSAU Fortaleza e UNI7 reúne especialistas para discutir transformação digital, tecnologia e empreendedorismo na área da saúde
    08/09/2026
  • Segurança: Médico sofre atentado a tiros em Tauá0
    Segurança: Médico sofre atentado a tiros em Tauá Dr. Montezuma Feitosa Alexandrino não foi atingido; veículo blindado protegeu o profissional durante ataque no feriado de 7 de Setembro
    08/09/2026
  • PRF registra 16 acidentes durante operação no Ceará0
    Segurança: PRF registra 16 acidentes durante operação no Ceará Operação Dia da Independência fiscalizou mais de 2,2 mil pessoas e apreendeu drogas e munições na BR-222
    08/09/2026
  • Mendonça afasta diretores da Polícia Federal0
    Política: Mendonça afasta diretores da Polícia Federal Ministro do STF determina afastamento preventivo de Andrei Rodrigues e Leandro Almada e manda PF investigar produção de relatórios
    08/09/2026
  • 48% dos alunos usam IA para estudar0
    Educação: 48% dos alunos usam IA para estudar Pesquisa do Pisa 2025 mostra que uso de chatbots entre estudantes brasileiros supera a média dos países da OCDE
    08/09/2026
  • Recusa familiar à doação de órgãos chega a 45%0
    Saúde: Recusa familiar à doação de órgãos chega a 45% Comunicação humanizada e preparo de profissionais podem ajudar a reduzir as negativas e ampliar o número de transplantes no Brasil
    08/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas