logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Clima: Cidade destruída no Paraná por tornado prioriza doações de materiais de construção
Clima: Cidade destruída no Paraná por tornado prioriza doações de materiais de construção
10/11/2025
Saúde: Novo colírio aprovado nos EUA promete melhorar a visão de perto e reduzir o uso de óculos
Saúde: Novo colírio aprovado nos EUA promete melhorar a visão de perto e reduzir o uso de óculos
10/11/2025
Exibir tudo

Meio Ambiente: COP30 começa com alertas da ONU e desafios para conter o aquecimento global Conferência em Belém discute metas climáticas, transição energética e financiamento de ações ambientais em meio a novos dados preocupantes sobre o aumento das emissões globais

Meio Ambiente: COP30 começa com alertas da ONU e desafios para conter o aquecimento global

Logo da COP30 é exibido em frente a um edifício central em Belém, Brasil | Foto: Wagner Meier/Getty Images/CNN

10 de novembro de 2025 — A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) começa oficialmente nesta segunda-feira (10), em Belém, e segue até o dia 21 de novembro. O evento ocorre em meio a alertas da ONU sobre o aumento das emissões de carbono e desafios persistentes nas metas estabelecidas pelo Acordo de Paris.

ONU alerta para aquecimento acima do limite previsto

Na última terça-feira (4), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou um relatório que mostra que as emissões globais de carbono continuam muito altas para impedir o aquecimento global. Segundo o documento, o planeta caminha para um aumento de temperatura entre 2,3°C e 2,5°C — bem acima da meta de 1,5°C definida em 2015.

De acordo com o World Resources Institute, as metas atuais dos governos para reduzir as emissões até 2035 são insuficientes. Embora 2023 e 2024 tenham sido anos recordes de calor, o uso de combustíveis fósseis segue em alta, especialmente em países como China e Índia. A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que a demanda por carvão — um dos combustíveis mais poluentes — se manterá em níveis recordes até 2027.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Avanços na energia limpa e nos veículos elétricos

Apesar dos desafios, especialistas apontam avanços significativos na transição energética. Segundo a AIE, o investimento global em energia limpa alcançou US$ 2,2 trilhões no último ano, superando pela primeira vez o valor aplicado em combustíveis fósseis. A adoção de energia solar e eólica acelerou, e as vendas de veículos elétricos bateram recordes.

Jennifer Morgan, ex-enviada especial da Alemanha para o clima, destacou que há dez anos seria impensável imaginar o atual nível de avanço tecnológico e a redução dos custos de energias renováveis e veículos elétricos. Ainda assim, o crescimento das fontes limpas tem servido mais para compensar a alta demanda global de energia do que para substituir completamente os combustíveis fósseis.

Cúpula de líderes reforça cooperação e cobrança

Na Cúpula de Líderes, realizada entre os dias 6 e 7 de novembro em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da cooperação internacional: “A Terra é única. A humanidade é uma só. A resposta tem de vir de todos, para todos”, afirmou. Lula também defendeu a criação de uma tributação mínima sobre grandes multinacionais e super-ricos para financiar ações de combate às mudanças climáticas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou empresas que lucram com a devastação ambiental, acusando-as de gastar bilhões em lobby e desinformação. Já o presidente chileno, Gabriel Boric, condenou a postura do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, que nega a existência da crise climática e se retirou do Acordo de Paris.

Brasil busca reduzir emissões e zerar desmatamento até 2035

As metas brasileiras — chamadas de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) — preveem reduzir entre 59% e 67% das emissões de gases de efeito estufa até 2035, tomando como base os níveis de 2005. O país também pretende zerar o desmatamento ilegal até 2030 e eliminar completamente o desmatamento até 2035.

Essas ações integram o Plano de Transformação Ecológica, que envolve o Executivo, Legislativo e Judiciário na execução de políticas públicas voltadas à mitigação das mudanças climáticas. Especialistas consideram as metas brasileiras realistas, porém modestas diante do potencial do país em liderar a agenda ambiental global.

Leia também | Rompimento de reservatório em Campina Grande causa destruição, deixa uma idosa morta e duas pessoas feridas

Enchente: Rompimento de reservatório em Campina Grande causa destruição, deixa uma idosa morta e duas pessoas feridas

Tags: COP30, mudanças climáticas, ONU, Acordo de Paris, aquecimento global, emissões de carbono, energia limpa, combustíveis fósseis, transição energética, Luiz Inácio Lula da Silva, António Guterres, Gabriel Boric, Donald Trump, Amazônia, desmatamento, metas climáticas, NDCs, energia solar, energia eólica, veículos elétricos, AIE, PNUMA, World Resources Institute, Belém, meio ambiente, sustentabilidade, políticas climáticas, Brasil

Compartilhar

Artigos Relacionados

História: Menino encontra espada da Era Viking

Espada milenar atribuída ao período Merovíngio ou ao início da Era Viking foi encontrada por uma criança durante excursão escolar na Noruega | Foto: Anna McLoughlin

20/05/2026

História: Menino encontra espada da Era Viking Objeto com cerca de 1.300 anos foi achado durante excursão escolar na Noruega e será enviado a museu em Oslo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4

Redes Sociais

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 20/05/2026

    Antônia de Maria Carmo Gomes Comentado em Cultura: Vila da Música abre 695 vagas gratuitas

  • 17/05/2026

    Hotel no Ceará: 7 erros que podem arruinar sua viagem (e como evitar) Comentado em Turismo: Ceará ganha voo BH-Fortaleza-Aracati

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

Últimas Notícias

  • História: Menino encontra espada da Era Viking0
    História: Menino encontra espada da Era Viking Objeto com cerca de 1.300 anos foi achado durante excursão escolar na Noruega e será enviado a museu em Oslo
    20/05/2026
  • LBV lança campanha por famílias vulneráveis0
    Solidariedade: LBV lança campanha por famílias vulneráveis Iniciativa “Abrace um futuro melhor” busca mobilizar doações para combater a fome e fortalecer ações sociais em todo o Brasil
    20/05/2026
  • Vape pode causar “pulmão de pipoca” em jovens0
    Saúde: Vape pode causar “pulmão de pipoca” em jovens Especialistas alertam que cigarros eletrônicos aceleram lesões pulmonares, aumentam o risco de dependência e podem provocar danos irreversíveis em poucos meses de uso
    20/05/2026
  • 0
    Infância: Nordeste lidera casos de trabalho infantil FNPETI realiza oficina com municípios nordestinos para fortalecer políticas públicas de proteção à infância e adolescência
    20/05/2026
  • Design: Cearense é finalista em prêmio latino0
    Design: Cearense é finalista em prêmio latino Jaízza Figueirêdo concorre em três categorias do LAD Awards 2026 com projetos que conectam território, cultura, sustentabilidade e comunicação visual
    20/05/2026
  • Cultura: Sana entra no calendário oficial do Ceará0
    Cultura: Sana entra no calendário oficial do Ceará Maior evento geek do Norte e Nordeste é reconhecido por lei e reforça o protagonismo do Estado na cena do entretenimento brasileiro
    20/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas