

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, é cercado por repórteres enquanto deixa a sede do Partido Liberal (PL), em Brasília | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
05 de agosto de 2025 – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, com imposição de novas medidas cautelares. A decisão ocorre no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado e será mantida por tempo indeterminado.
Segundo o despacho, Bolsonaro deverá permanecer com tornozeleira eletrônica, está proibido de usar telefone celular e não poderá receber visitas, exceto com autorização do STF. Apenas os advogados e moradores da mesma residência estão autorizados a manter contato com o ex-presidente — neste caso, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a filha do casal.
As visitas autorizadas também não poderão usar celular, tirar fotos ou gravar vídeos durante o encontro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A decisão de Moraes reforça medidas cautelares já impostas anteriormente, entre elas:
A ampliação das restrições foi motivada pelo descumprimento das medidas anteriores, após filhos do ex-presidente — Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro — divulgarem postagens nas redes sociais em nome do pai, agradecendo apoiadores que participaram de manifestações no dia 3 de agosto.
Além da ação penal da trama golpista, Bolsonaro também é investigado em outro inquérito, que apura o envio de recursos via Pix ao filho Eduardo Bolsonaro, atualmente nos Estados Unidos. O deputado federal está sendo investigado por possível articulação com o governo Trump para promover retaliações contra o STF e o governo brasileiro.
Eduardo Bolsonaro está licenciado do cargo parlamentar desde março, quando se mudou para os EUA sob a alegação de perseguição política.
O julgamento de Jair Bolsonaro no processo da tentativa de golpe está previsto para ocorrer em setembro, no STF.
Leia também | Defesa de Bolsonaro se diz surpreendida com decisão de prisão domiciliar
Tags: Jair Bolsonaro, STF, Alexandre de Moraes, prisão domiciliar, tornozeleira eletrônica, trama golpista, investigação Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, redes sociais, medidas cautelares, Michelle Bolsonaro, Supremo Tribunal Federal, golpe de Estado, política brasileira