logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição
Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição
10/02/2026
Economia: Norte e Nordeste lideram crescimento de investidores e ampliam educação financeira no Brasil
Economia: Norte e Nordeste lideram crescimento de investidores e ampliam educação financeira no Brasil
10/02/2026
Exibir tudo

Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção País soma 35 pontos no Índice de Percepção da Corrupção 2025, ocupa a 107ª posição entre 182 países e segue abaixo da média mundial, aponta Transparência Internacional

Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção

Relatório da Transparência Internacional aponta estagnação do Brasil no combate à corrupção e alerta para avanço do crime organizado no Estado | Foto: reprodução

10 de fevereiro de 2026 — O Brasil repetiu em 2025 a segunda pior nota de toda a série histórica do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), levantamento anual da Transparência Internacional que avalia como especialistas e executivos percebem o nível de corrupção no setor público. O país marcou 35 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 — quanto menor a pontuação, pior a percepção — e ficou na 107ª posição entre 182 países e territórios avaliados.

Em relação a 2024, quando o Brasil havia registrado 34 pontos, houve aumento de apenas um ponto. Segundo a Transparência Internacional, no entanto, essa variação é estatisticamente insignificante e indica um quadro de estagnação no combate à corrupção.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O que é o Índice de Percepção da Corrupção

Considerado o principal ranking internacional sobre corrupção, o IPC é publicado desde 1995. A metodologia atual, que permite a comparação entre os anos, é utilizada desde 2012.

O índice não contabiliza casos concretos, investigações ou denúncias específicas. Ele reúne dados de até 13 fontes independentes que medem a percepção de especialistas, pesquisadores, executivos e instituições que acompanham temas ligados à governança e à integridade pública. No caso do Brasil, foram utilizados oito indicadores, o mesmo número da edição anterior.

Brasil fica abaixo da média mundial e regional

Com 35 pontos, o Brasil ficou abaixo tanto da média global quanto da média das Américas, ambas de 42 pontos. Entre os países mais bem avaliados em 2025 aparecem Dinamarca, com 89 pontos, Finlândia, com 88, e Cingapura, com 84.

Na outra extremidade do ranking estão Somália e Sudão do Sul, ambos com 9 pontos, além da Venezuela, com 10. A Transparência Internacional destacou ainda que o Brasil aparece próximo de países como Sri Lanka, que teve a mesma pontuação, e de Argentina, Belize e Ucrânia, que marcaram 36 pontos.

Avaliação contraditória do cenário brasileiro

Para o diretor executivo da Transparência Internacional – Brasil, Bruno Brandão, o desempenho do país em 2025 revela um cenário contraditório. De um lado, o Brasil ganhou destaque internacional pela atuação do Supremo Tribunal Federal na responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro e de aliados acusados de conspirar contra a democracia. De outro, o país foi marcado por escândalos de macrocorrupção em escala inédita.

Segundo Brandão, o contraste entre avanços institucionais e a recorrência de grandes esquemas ilícitos ajuda a explicar a manutenção do Brasil em posições desfavoráveis no ranking.

Retrospectiva 2025 e infiltração do crime organizado

Além do índice, a Transparência Internacional – Brasil divulgou o relatório “Retrospectiva 2025”, que faz uma análise qualitativa sobre avanços e retrocessos no combate à corrupção. A entidade ressalta que o documento não tem relação direta com a pontuação do IPC.

O relatório aponta agravamento da infiltração do crime organizado no Estado brasileiro, especialmente por meio da corrupção em setores como o sistema financeiro e a advocacia. Ao mesmo tempo, destaca avanços no uso de inteligência financeira para desarticular redes sofisticadas de lavagem de dinheiro.

Entre os casos citados estão operações da Polícia Federal que investigaram comércio de sentenças, desvios de emendas parlamentares, fraudes em licitações, descontos indevidos em benefícios do INSS e o chamado caso Master, descrito como a maior fraude bancária já registrada no país.

A Transparência Internacional também critica a resposta do governo federal ao escândalo do INSS e chama atenção para o crescimento das emendas parlamentares, que ultrapassaram R$ 60 bilhões no orçamento aprovado para 2026, fenômeno classificado como “captura do orçamento”.

Para a entidade, a mobilização social contra a chamada “PEC da Blindagem” e a presença de perfis considerados reformistas no comando dos tribunais superiores podem abrir espaço para a retomada de uma agenda anticorrupção no país.


Leia também | Diretor jurídico do BRB renuncia em meio à crise do caso Banco Master

Crise: Diretor jurídico do BRB renuncia em meio à crise do caso Banco Master

Tags:
corrupção no Brasil, Índice de Percepção da Corrupção, Transparência Internacional, IPC 2025, combate à corrupção, governança pública, integridade pública, crime organizado, macrocorrupção, STF, emendas parlamentares, orçamento público, lavagem de dinheiro, Polícia Federal, sistema financeiro, democracia brasileira, política brasileira, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116

PRF apreendeu mais de 2 quilos de uma substância com características de cocaína durante abordagem a um ônibus na BR-116, em Fortaleza. | Foto: divulgação/PRF

30/09/2026

Segurança: PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116 Mulher de 41 anos viajava de Fortaleza para Recife e afirmou que receberia R$ 500 para levar a droga até Maceió


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

  • 24/09/2026

    Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará

Últimas Notícias

  • PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-1160
    Segurança: PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116 Mulher de 41 anos viajava de Fortaleza para Recife e afirmou que receberia R$ 500 para levar a droga até Maceió
    30/09/2026
  • Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção0
    Meio ambiente: Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção Expedição no Piauí coletou dados genéticos e biométricos para orientar ações de conservação da espécie ameaçada
    30/09/2026
  • Voo para Israel é desviado após briga entre pilotos0
    Aviação: Voo para Israel é desviado após briga entre pilotos Aeronave da Flydubai emitiu sinais de emergência e pousou na Arábia Saudita; piloto e copiloto foram hospitalizados
    30/09/2026
  • UFC aprova cinco novos cursos para 20270
    Educação: UFC aprova cinco novos cursos para 2027 Formações em Arqueologia, Cibersegurança e Educação Especial estão entre as novidades previstas para Fortaleza, Russas e Quixadá
    30/09/2026
  • TSE julga posts sobre Nossa Senhora Aparecida0
    Eleições: TSE julga posts sobre Nossa Senhora Aparecida Análise ocorre no plenário virtual nesta quarta-feira (30) e envolve decisão de André Mendonça que determinou a remoção de publicações relacionadas a Flávio Bolsonaro
    30/09/2026
  • Arqueologia: Pesquisa investiga possível Arca de Noé na Turquia0
    Arqueologia: Pesquisa investiga possível Arca de Noé na Turquia Estudo autorizado pelo governo turco usa georradar, escaneamento 3D e análises de solo na Formação Durupınar, perto do Monte Ararat
    29/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas