

Ex-presidente Jair Bolsonaro deixa a sede do Partido Liberal em Brasília, Brasil, em 24 de julho de 2025 | Foto: Jorge Silva/Reuters
15 de agosto de 2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir até outubro o julgamento da ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro no chamado núcleo crucial do golpe. A expectativa na Corte é de que o julgamento comece em setembro, sem atrasos, e que os ministros da Primeira Turma do STF não peçam mais tempo para análise do processo.
O relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, solicitou ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, que inclua o julgamento na pauta de setembro. A acusação envolve a suposta participação de Bolsonaro no planejamento de uma tentativa de golpe de Estado no final de seu governo.
De acordo com integrantes do STF, apesar de existir a possibilidade técnica de um pedido de vista – que poderia adiar a análise por até 90 dias – não há sinalização de que isso ocorra. Todos os ministros acompanharam em tempo real as etapas da instrução penal, incluindo petições, documentos, testemunhos e interrogatórios.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Nas alegações finais apresentadas nesta semana, a defesa de Jair Bolsonaro voltou a pedir sua absolvição, mas admitiu que, no final do mandato, foram discutidas “alternativas” para manter o ex-presidente no poder. Entre essas alternativas, estaria uma minuta do golpe, cuja existência não é mais negada pelos réus. A defesa, no entanto, argumenta que Bolsonaro não assinou o documento, ponto que será avaliado pela Primeira Turma do STF.
Ministros da Corte observam que a mudança de postura da defesa marca uma nova estratégia: admitir a discussão da minuta, mas afastar qualquer ação prática que configure crime. O julgamento do núcleo crucial do golpe é visto como um dos momentos mais relevantes para o desfecho da crise política que marcou o fim do governo Bolsonaro.
Leia também | Influenciador Hytalo Santos e marido são presos em São Paulo por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil
Tags: STF, Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, julgamento do golpe, núcleo crucial do golpe, tentativa de golpe de Estado, minuta do golpe, Supremo Tribunal Federal, política brasileira, ação penal contra Bolsonaro