logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Negócios: Crise dos apps de transporte levou à migração para o táxi em 2021, revela balanço
Negócios Crise dos apps de transporte levou à migração para o táxi em 2021, revela balanço
18/02/2022
Nordestão: Fortaleza e Ceará entram em campo neste sábado para defender as lideranças dos Grupos A e B
Nordestão Fortaleza e Ceará entram em campo neste sábado para defender as lideranças dos Grupos A e B
18/02/2022
Exibir tudo

Educação Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues é reinaugurada em Fortaleza A unidade, no bairro Vicente Pinzón, recebe até 540 alunos por turno

Educação: Nova sede da Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues é inaugurada em Fortaleza

O investimento na nova estrutura foi de R$ 7,8 milhões e foi completamente reestruturada | Foto: Tiago Stille/GovCE

O governador do Ceará, Camilo Santana, reinaugurou nesta sexta-feira (18/02), a Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues, no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza.

A escola, fundada em 1976, recebeu um investimento de R$ 7,8 milhões do Estado e da União e foi completamente reestruturada para atender os 540 alunos por turno em 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, além de ginásio poliesportivo.

Entusiasta da educação pública como mecanismo de transformação da sociedade, o governador Camilo Santana disse que investir na área significa justiça social. “Somos de uma geração que acredita que para construir um sociedade melhor não tem outro caminho a não ser através da educação. Ela liberta as pessoas, dá oportunidade iguais”, enfatizou.

Solenidade de reinauguração da Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues | Fotos: Tiago Stille/GovCE

De acordo com o governador, em um passado recente somente filhos de famílias com melhores condições financeiras estudavam em escolas de boa qualidade, mas isso tem mudado. “Nossa geração diz que a coisa pública tem que ser a melhor. Essa escola aqui não deixa a desejar a nenhuma escola particular de Fortaleza, do estado ou do Brasil. Esse é o papel do Estado: dar oportunidades iguais às pessoas. Eu e a Izolda (Cela) temos uma alegria muito grande quando entregamos um equipamento da educação, porque sabemos que estamos construindo o futuro do Ceará”, completou o governador.

Além das atividades curriculares, os alunos da Escola Deputado Manoel Rodrigues têm a oportunidade de participar dos projetos Consciência Negra, Pracinha Literária, MotivAção Enem, Maratona Enem, Hora do Enem, Castanholeira Literária, Quiz do Conhecimento, Falta Zero, Liderança em Foco e Café com Livros.

Conhecida por ter dado o pontapé na revolução que a educação cearense passou, em meados dos anos 2000, a vice-governadora Izolda Cela deixou um recado aos alunos. “Aproveitem muito bem todo o empenho dos seus professores. Vocês podem aproveitar isso para organizar os seus projetos de vida. O sonho que vocês têm em conseguir realizar, os estudos têm um papel importante nisso. Estudar exige esforço. E, finalmente, a importância de vocês também desenvolverem valores no sentido de solidariedade para ajudar quem precisa. Isso é muito importante para que a gente dê valor ao que tem valor, e a educação é um deles. A gente precisa da boa educação para transformar a sociedade”, afirmou Izolda Cela.

Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, em discurso durante a reinauguração da Escola Deputado Manoel Rodrigues | Foto: Tiago Stille/GovCE

A secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltou que todo o trabalho da pasta visa garantir a estrutura física e educacional para que os alunos se desenvolvam. “A escola é para vocês, jovens. Que vocês possam construir o conhecimento por meio da interação, com responsabilidade, solidariedade e amor. É para vocês tudo que nos fazemos e estamos entregando hoje”.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Educação que transforma

Samuel Barros, de 17 anos, é aluno da 3ª série do Ensino Médio e pretende cursar Arquitetura
Secretária da Educação, Eliane Estrela, e governador Camilo Santana visitam o laboratório de Química

Já na 3ª série do Ensino Médio, Samuel Barros, 17 anos, está aproveitando a nova estrutura para se preparar para entrar em um curso superior. O estudante pretende estudar Arquitetura e acredita que o serviço ofertado pelo Estado na escola vai ajudar a alcançar seu objetivo. “Acho a estrutura muito boa. Os laboratórios têm equipamentos ótimos e a qualidade da escola é ótima. Os professores são bons, com boa comunicação. Então, penso que isso vai me ajudar bastante”, revela o adolescente.

Ana Luiza também é aluna da 3ª série e relatou a importância da comunidade escolar na vida dos alunos. “Hoje estamos realizando o sonho em ter uma escola como essa, uma escola bonita, com essa estrutura. A escola é nossa segunda casa. No fim do ano estarei concluindo o meu Ensino Médio e já estou imaginando quanta saudade sentirei da minha escola, dos meus colegas e dos meus professores”, disse a estudante.

A EEM Manoel Rodrigues integra a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 2, com mais de 30 mil estudantes matriculados em 56 escolas, sendo 27 de Ensino Médio Regular, 7 de Educação Profissional, 21 de Ensino Médio em Tempo Integral, além da Escola Justiniano de Serpa. Também integram essa rede escolar dois Centros Cearenses de Idiomas (RioMar Fortaleza e Via Sul). No total, a rede pública estadual cearense passou a contar, em 2022, com 746 escolas, que ofertam matrícula superior a 400 mil alunos.

Prestigiaram também a inauguração da escola o prefeito José Sarto, o deputado federal Idilvan Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, os deputados estaduais Acrísio Sena e Osmar Baquit, além dos vereadores Erivaldo Xavier, Guilherme Sampaio, Léo Couto e John Monteiro.

Leia também | Crediamigo chega à operação de nº 50 milhões

Economia Crediamigo chega à operação de nº 50 milhões
Compartilhar

Artigos Relacionados

Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares

Jair Bolsonaro apresentou recurso ao STF para tentar reverter restrições impostas durante o cumprimento da prisão domiciliar. | Foto: reprodução/Instagram

25/07/2026

Justiça: Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares Defesa do ex-presidente pede ao STF a anulação das restrições impostas por Alexandre de Moraes durante o cumprimento da prisão domiciliar


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    Política: Flávio emitiu notas para empresa ligada ao Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Flávio emitiu notas para empresa ligada ao Master

  • 21/07/2026

    Férias de Julho: Beach Tennis Infantil para Seu Filho Comentado em Saúde: Excesso de telas nas férias exige atenção dos pais

Últimas Notícias

  • Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares0
    Justiça: Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares Defesa do ex-presidente pede ao STF a anulação das restrições impostas por Alexandre de Moraes durante o cumprimento da prisão domiciliar
    25/07/2026
  • Saúde: Retatrutida ilegal avança e preocupa Anvisa0
    Saúde: Retatrutida ilegal avança e preocupa Anvisa Substância experimental ainda não tem registro em nenhum país, mas produtos vendidos clandestinamente já movimentam milhões e colocam consumidores em risco
    25/07/2026
  • Ministro dos Portos e Aeroportos visita obras do complexo logístico da Aerotrópolis em Fortaleza Com investimento de R$ 1 bilhão, projeto prevê a criação de até 12 mil empregos diretos no Ceará A Aerotrópolis Empreendimentos S.A. recebeu nesta sexta-feira (24/07) o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, para uma visita técnica às obras do seu novo complexo logístico em Fortaleza. O projeto representa um investimento total de R$ 1 bilhão e foi planejado para expandir a infraestrutura de transporte e distribuição da região. Concebido no modelo de Aeroporto-Cidade, o empreendimento une operações aeroportuárias, logísticas e empresariais em uma área de mais de 630 mil m², ao lado do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A visita ocorreu durante agenda do Ministério de Portos e Aeroportos relacionada ao programa Investe +Aeroportos, iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura aeroportuária e à atração de investimentos para o setor no país. Durante a agenda, o ministro conheceu a primeira fase da obra, onde já estão instaladas e em funcionamento a Amazon e a DHL. Para Tomé Franca, empreendimentos como a Aerotrópolis são importantes por integrar diferentes atividades ligadas ao transporte de cargas e à logística. “Iniciativas como esta ampliam a infraestrutura disponível para as operações de transporte e logística. A integração entre atividades aeroportuárias, empresariais e de distribuição tornam a movimentação de cargas mais eficiente, atende às demandas de diferentes setores da economia e ainda gera empregos”, afirmou. Empregos e infraestrutura A construção do complexo está dividida em oito fases. Quando totalmente implantado, o complexo contará com sete galpões logísticos e estruturas de apoio, incluindo o Truck Center, que é um centro de serviços voltado ao suporte modal rodoviário, com estacionamento para veículos destinados à movimentação de cargas, ambulatório, restaurante, loja de conveniência, oficinas, loja de autopeças, lavanderia e espaços administrativos para treinamento, agências e órgãos reguladores. A estimativa é gerar 7,5 mil empregos diretos durante as duas primeiras fases, chegando a 12 mil vagas com a conclusão total do projeto.0
    Educação: Seminário debate alfabetização no Brasil Evento em Fortaleza reúne lideranças educacionais para discutir equidade, aprendizagem, formação docente e políticas públicas
    24/07/2026
  • Decon autua empresas no Terminal de Messejana0
    Fiscalização: Decon autua empresas no Terminal de Messejana Operação Férias identificou irregularidades em empresas de transporte rodoviário relacionadas à informação ao consumidor, acessibilidade e documentação obrigatória
    24/07/2026
  • Defesa Civil reconhece emergência em 17 cidades gaúchas0
    Brasil: Defesa Civil reconhece emergência em 17 cidades gaúchas Portaria publicada no Diário Oficial da União permite que municípios afetados por tempestades e vendavais solicitem recursos federais para assistência e recuperação
    24/07/2026
  • HUWC promove ação gratuita contra câncer de cabeça e pescoço0
    Saúde: HUWC promove ação gratuita contra câncer de cabeça e pescoço Campanha Julho Verde oferece avaliação gratuita em Fortaleza para identificar precocemente sinais da doença e orientar a população sobre fatores de risco
    24/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas