logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
O avanço dos números do setor veio após a alta em julho de 1,1% no índice de atividades turísticas anunciado pelo IBGE na última terça-feira.| Foto: Arquivo MTur.
Economia Expectativa de crescimento do turismo salta de 4,3% para 5,1%
15/09/2022
O Winds For Future promove quatro dias de imersão, debates, networking e oportunidades de desenvolver ações sustentáveis  para o planeta.| Foto: Divulgação
Programe-seFestival Winds For Future começa na próxima semana
16/09/2022
Exibir tudo

Operação Fiscalização do Decon e Agefis interdita abatedouro clandestino de frango Durante a ação foram apreendidos 300 kg de frangos já prontos para o consumo

Segundo os agentes de fiscalização, espaço apresentou condições higiênicas totalmente inapropriadas, inclusive oferecendo possível risco à saúde do consumidor | Foto: divulgação

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realizou, nesta quinta-feira (15/09), fiscalização em estabelecimento comercial que efetuava abate clandestino e venda de frangos no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. A fiscalização na “Casa da Ave” aconteceu de forma conjunta com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que apreendeu 306,45 kg de frango abatido. O estabelecimento foi interditado. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

O estabelecimento foi interditado cautelarmente por comercializar produtos de origem animal sem selo de inspeção sanitária, como determinam a Lei Federal nº 1.283/50 e Decreto Estadual nº 33.472/20. Além disso, o espaço apresentou condições higiênicas totalmente inapropriadas, inclusive oferecendo possível risco à saúde do consumidor.  

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os produtos e serviços colocados à disposição do consumidor não podem oferecer riscos à saúde ou à segurança de quem os adquire ou consome. O artigo 6º inciso I do CDC prevê como direito básico “a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”. 

A inspeção higiênico-sanitária de alimentos de origem animal é feita através de métodos que buscam identificar irregularidades que podem estar relacionadas à presença de perigos físicos, químicos e/ou biológicos no alimento. A finalidade é garantir a oferta de alimentos seguros para os consumidores. Esse tipo de fiscalização busca ainda o cumprimento dos regulamentos técnicos de identidade e qualidade de cada produto, preconizados por leis vigentes. 

Em razão da fiscalização, a empresa terá o prazo de 20 dias para apresentação de defesa. Nos próximos dias, Decon e Agefis continuarão ação conjunta fiscalizatória em Fortaleza. 

Leia também | Prorrogado prazo para comprovar dados de pré-seleção do Prouni

HabitaçãoMoura Brasil e Vicente Pinzón recebem melhorias habitacionais
Compartilhar

Artigos Relacionados

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel

Acidente entre ônibus e caminhão interdita trecho da CE-040 em Cascavel | Foto: redes sociais/Portal Terra da Luz

29/04/2026

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
  • Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza0
    Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza Obra celebra identidade local e reforça vínculo com a cidade
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas