logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Finanças: Nova política de crédito imobiliário amplia acesso à casa própria para famílias com renda acima de R$ 12 mil
Finanças: Nova política de crédito imobiliário amplia acesso à casa própria para famílias com renda acima de R$ 12 mil
12/10/2025
Economia: Produtos para o Dia das Crianças voltam a subir após ano de deflação
Economia: Produtos para o Dia das Crianças voltam a subir após ano de deflação
12/10/2025
Exibir tudo

Direito: 13º da pensão alimentícia: veja 3 cuidados que os pais devem ter antes do fim do ano Especialista em Direito da Criança e do Adolescente explica quando o pagamento do 13º é obrigatório, quais as consequências do descumprimento e como garantir o recebimento do valor

Direito: 13º da pensão alimentícia: veja 3 cuidados que os pais devem ter antes do fim do ano

Fim de ano exige atenção redobrada com o 13º da pensão alimentícia, alerta especialista | Imagem gerada por IA

12 de outubro de 2025 — Com a chegada do fim do ano e o pagamento do 13º salário, os pais que pagam pensão alimentícia precisam ficar atentos às suas obrigações legais. O professor Paulo Tadeu Righetti Barcelos, advogado e vice-diretor da Faculdade Milton Campos, alerta que o pagamento do 13º da pensão não é automático e depende do que foi definido na sentença judicial ou no acordo firmado entre as partes.

Segundo o especialista, o descumprimento, quando previsto, pode gerar ações de cobrança, penhora de bens e até prisão civil. A seguir, ele apresenta três orientações essenciais para evitar problemas jurídicos durante o período de fim de ano.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

1. O 13º da pensão alimentícia não é obrigatório em todos os casos

A legislação brasileira não impõe automaticamente o pagamento do 13º salário como parte da pensão alimentícia. O valor da pensão deve observar o chamado binômio necessidade e possibilidade, ou seja, equilibrar as necessidades do alimentado e a capacidade financeira de quem paga.

Se não houver previsão expressa na sentença ou no acordo judicial, o 13º não será devido. Por isso, é essencial verificar se há cláusula especificando que a pensão incide sobre o 13º salário e outras verbas salariais.

Na prática, explica Righetti Barcelos, a maioria das decisões judiciais costuma incluir o 13º quando o alimentante possui vínculo formal de trabalho. O mesmo não ocorre com autônomos, que não recebem essa remuneração adicional.

2. Falta de pagamento pode gerar prisão e penhora de bens

Quando a sentença judicial ou o acordo prevê o pagamento do 13º, o não cumprimento configura inadimplência e pode resultar em ação judicial.

“O credor pode ingressar com pedido de cobrança sob pena de prisão, se o débito se referir aos últimos três meses, ou com penhora de bens, se for um valor mais antigo”, explica o professor.

Nos casos em que o alimentante tem carteira assinada, a recomendação é que o desconto seja feito diretamente na folha de pagamento, evitando atrasos e complicações legais.

3. Como garantir o recebimento do valor

O primeiro passo é verificar se o 13º consta expressamente na sentença ou no acordo homologado em juízo. Caso conste, o responsável legal pela criança ou adolescente deve acompanhar o cumprimento dos prazos de pagamento.

Se houver atraso, é possível ajuizar uma ação de execução de alimentos, que possui rito especial e mais célere para garantir o recebimento do valor devido.

“A lei prevê mecanismos que tornam a cobrança de verbas alimentares mais rápida e efetiva, justamente pela natureza essencial desses recursos”, reforça Righetti Barcelos.

Entenda o que diz o STJ sobre o tema

Righetti Barcelos lembra que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu que, quando a pensão é fixada como percentual sobre o salário do alimentante, ela também incide sobre o 13º salário e o terço de férias, salvo se houver exclusão expressa na decisão.

Por outro lado, quando os alimentos são fixados em valor determinado (como em salários-mínimos), não há incidência automática sobre essas verbas, o que costuma gerar divergências.

Por isso, o professor recomenda que as sentenças ou acordos indiquem claramente sobre quais parcelas recai a obrigação, evitando disputas judiciais no futuro.

A Faculdade Milton Campos, integrante do Ecossistema Ânima, reforça seu compromisso em promover a educação jurídica e o debate sobre temas relevantes do Direito de Família no Brasil.


Leia também | Europa começa a substituir carimbo no passaporte por sistema eletrônico neste domingo

Internacional: Europa começa a substituir carimbo no passaporte por sistema eletrônico neste domingo

Tags: pensão alimentícia, 13º salário, direito de família, Milton Campos, Paulo Tadeu Righetti Barcelos, STJ, prisão civil, execução de alimentos, acordo judicial, ecossistema Ânima, fim de ano, obrigações legais, justiça

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fortaleza recebe Rodada Nacional da Fenapro

Fortaleza recebe a terceira etapa da Rodada Nacional da Fenapro, que reúne agências para discutir tendências e desafios do mercado publicitário. | Foto: divulgação

29/06/2026

Publicidade: Fortaleza recebe Rodada Nacional da Fenapro Evento reúne agências de propaganda para debater tendências, remuneração, licitações, eleições, saúde mental e os desafios do mercado publicitário


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 30/06/2026

    BingoPlus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

  • 29/06/2026

    Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

Últimas Notícias

  • Fortaleza recebe Rodada Nacional da Fenapro0
    Publicidade: Fortaleza recebe Rodada Nacional da Fenapro Evento reúne agências de propaganda para debater tendências, remuneração, licitações, eleições, saúde mental e os desafios do mercado publicitário
    29/06/2026
  • Moraes avalia futuro da prisão de Bolsonaro0
    Justiça: Moraes avalia futuro da prisão de Bolsonaro Ministro do STF deve decidir nos próximos dias se prorroga a prisão domiciliar do ex-presidente após o fim do prazo de 90 dias e análise de novos elementos do caso
    29/06/2026
  • Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes1
    Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes Onda de calor histórica provoca recordes de temperatura, pressiona hospitais, afeta transporte, energia e amplia alertas sobre os impactos das mudanças climáticas
    28/06/2026
  • Tragédia: Venezuela tem 1.430 mortos após sismos0
    Tragédia: Venezuela tem 1.430 mortos após sismos Brasil envia equipes, cães farejadores e equipamentos para operação de busca e resgate em meio a cenário de destruição e falta de serviços básicos
    28/06/2026
  • Tragédia: Venezuela busca vítimas após terremoto0
    Tragédia: Venezuela busca vítimas após terremoto País entra no terceiro dia de buscas com 920 mortes confirmadas, milhares de feridos e expectativa pela chegada de ajuda internacional
    27/06/2026
  • FCTP forma primeira turma de Teologia em Fortaleza0
    Educação: FCTP forma primeira turma de Teologia em Fortaleza Faculdade celebra a graduação de 10 bacharéis e consolida trajetória que culminou com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação
    26/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas