A Praia da Taíba fica no município de São Gonçalo, no Litoral Oeste do Ceará | Foto: divulgação
A Praia da Taíba, localizada em São Gonçalo do Amarante, a 70 km de Fortaleza, será palco do WSL Taíba Pro, uma etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL), que acontecerá de 13 a 16 de março. A competição, que espera reunir mais de 300 atletas de diversos países, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e incluirá também a etapa Pro Júnior Sub-20.
As competições, que contarão com as categorias masculina e feminina, serão realizadas no pico conhecido como Morro do Chapéu, local famoso por suas ondas de qualidade internacional, formadas pela combinação ideal da direção das ondulações e dos ventos.
“Estamos muito felizes em promover uma etapa do QS e da categoria Pro Júnior no Nordeste, especialmente no Ceará, que é um celeiro de grandes ídolos do surfe brasileiro. Além disso, o campeonato dará maior visibilidade à nova geração de surfistas com a categoria Pro Júnior”, comenta Bill Tassinari, diretor da Agência Esporte Arte.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A edição da Taíba será a penúltima etapa da temporada 2024/2025 da Liga Mundial de Surfe na América do Sul. A competição definirá os títulos sul-americanos e classificará sete homens e três mulheres para o Challenger Series, que é o circuito de acesso ao Championship Tour (CT), a elite do surfe mundial.
“São Gonçalo do Amarante é uma cidade apaixonada por esportes e estamos orgulhosos de trazer para a Taíba uma etapa da Liga Mundial de Surfe. O evento trará visibilidade ao nosso litoral, atrairá turistas, gerará emprego e renda para a população local e servirá como vitrine para os nossos atletas, já que a Taíba é um celeiro de grandes surfistas”, afirma o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão.
Atualmente, o cearense Cauã Costa, bicampeão sul-americano Pro Júnior da WSL South America, ocupa a sexta posição no ranking e está entre os sete primeiros colocados que se classificam para o Challenger Series. O surfista, que reside no Rio de Janeiro, segue com boa performance na competição, liderada pelo catarinense Lucas Vicente.
O WSL Taíba Pro tem o patrocínio de Monster Energy, Cerveja Sol, Monte Dourado e Dare App, com apoio da Greenish, Ease Labs Cannabis Products, Evoke, Fu-Wax, Havenga e Oakberry. O evento conta também com o suporte da Federação de Surfe do Estado do Ceará e parceria de mídia do site Waves.com.br. A transmissão ao vivo será realizada pelo WorldSurfLeague.com e produzida pela A Firma.
O evento promete não apenas intensificar a prática do surfe na região, mas também promover o turismo e a economia local, colocando a Praia da Taíba no centro das atenções do esporte mundial.
Leia também | Alimentos que podem desencadear pedras nos rins