logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Preparação e escrita: os segredos para uma boa redação no Enem e no vestibular
Opinião: Preparação e escrita: os segredos para uma boa redação no Enem e no vestibular
15/10/2025
Proteção: Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos
Proteção: Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos
15/10/2025
Exibir tudo

Internacional: Lula confirma reunião com os EUA para negociar tarifaço sobre produtos brasileiros Encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio, em Washington, busca reverter sobretaxas impostas às exportações do Brasil

Internacional: Lula confirma reunião com os EUA para negociar tarifaço sobre produtos brasileiros

Mauro Vieira e Marco Rubio lideram encontro em Washington | Fotos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State

15 de outubro de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta quarta-feira (15), a realização de uma reunião entre representantes do Brasil e dos Estados Unidos nesta quinta-feira (16), em Washington (EUA), para discutir o tarifaço imposto às exportações brasileiras.

O encontro marcará a retomada das negociações bilaterais após a conversa recente entre Lula e o presidente Donald Trump, ocorrida no início de outubro.

“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, brincou Lula, referindo-se ao diálogo com o líder norte-americano durante a videoconferência da semana passada, em alusão ao comentário anterior de Trump sobre a “excelente química” entre ambos.

O presidente brasileiro destacou que as conversas devem buscar soluções diplomáticas e comerciais equilibradas, evitando o agravamento das tensões econômicas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Mauro Vieira e Marco Rubio lideram encontro em Washington

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, desembarcou na capital norte-americana na noite de terça-feira (14) para participar da agenda de negociações com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, designado por Trump para conduzir o diálogo com o Brasil.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a delegação brasileira apresentará argumentos econômicos sólidos para convencer os Estados Unidos a rever o aumento das tarifas sobre produtos nacionais.

“Essa medida está encarecendo a vida do povo estadunidense”, afirmou Haddad, destacando que o Brasil oferece oportunidades significativas de investimento em energia limpa, minerais críticos e transformação ecológica.

Entenda o tarifaço aplicado pelos Estados Unidos

O tarifaço foi instaurado como parte da nova política comercial do governo Trump, que busca fortalecer a competitividade dos Estados Unidos diante da China e de outros parceiros econômicos.

Em 2 de abril de 2025, Washington impôs barreiras alfandegárias diferenciadas conforme o tamanho do déficit comercial com cada país. Como os EUA mantêm superávit com o Brasil, o país foi inicialmente taxado em 10% — a menor alíquota entre as nações afetadas.

Entretanto, em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa adicional de 40%, em retaliação às decisões brasileiras consideradas prejudiciais às big techs norte-americanas e também em reação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado.

Entre os produtos brasileiros atingidos estão café, frutas e carnes. Permaneceram isentos, na primeira fase, suco de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, além de peças e componentes industriais.

Perspectivas e desafios diplomáticos

Especialistas apontam que o encontro desta quinta-feira será crucial para redefinir o tom das relações comerciais entre os dois países e avaliar a possibilidade de redução gradual das tarifas.

O governo brasileiro aposta na diplomacia econômica e em parcerias estratégicas em áreas como tecnologia verde e transição energética para recuperar o equilíbrio nas exportações.

“O Brasil tem ativos importantes e quer ser parceiro de longo prazo dos EUA, não adversário comercial”, disse um assessor do Itamaraty.


Leia também | O Brasil não tributa dividendos, e não é por acaso

Opinião: O Brasil não tributa dividendos, e não é por acaso

Tags: Lula, Luiz Inácio Lula da Silva, Mauro Vieira, Marco Rubio, Donald Trump, Estados Unidos, Brasil, Itamaraty, Casa Branca, Washington, tarifas, tarifaço, exportações, comércio exterior, relações internacionais, economia, diplomacia, Fernando Haddad, Ministério da Fazenda, barreiras comerciais, big techs, Acordo bilateral, exportação de café, exportação de carne, exportação de frutas, energia limpa, minerais críticos, transformação ecológica, superávit comercial, retaliação econômica, comércio Brasil-EUA, negociações internacionais, política externa, tarifas alfandegárias, reunião diplomática, mercado global, investimento estrangeiro, política comercial americana, COP30, economia sustentável

Compartilhar

Artigos Relacionados

Daiso inaugura maior loja em Fortaleza no RioMar

Reconhecida pelo conceito de loja de variedades, a nova unidade oferece milhares de itens voltados para diferentes necessidades do cotidiano. | Foto: Jaqueline Rocha

12/09/2026

Negócios: Daiso inaugura maior loja em Fortaleza no RioMar Unidade de 460 metros quadrados reúne milhares de produtos e amplia presença da marca japonesa no Nordeste


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Adalberto Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master

  • 11/09/2026

    Com foco em dramaturgia e inclusão, 32º Festival Nordestino de Teatro reúne programação gratuita no Ceará - Teatral Comentado em Cultura: Festival de Teatro de Guaramiranga começa sábado

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

  • 11/09/2026

    Jorge Noronha Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

Últimas Notícias

  • Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna0
    Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna “Sertão” chega às plataformas digitais nesta sexta-feira e marca a segunda composição do artista cearense gravada pelo cantor paraibano
    11/09/2026
  • Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico0
    Saúde: Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico Professor da UFC, Juvenal Linhares destaca sinais de alerta, exames preventivos e cuidado baseado em evidências
    11/09/2026
  • Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em caso Dark Horse0
    Justiça: Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em caso Dark Horse Senador é investigado por supostos crimes ligados ao financiamento de filme sobre Jair Bolsonaro
    11/09/2026
  • CNH do Brasil aumenta pedidos em 216% em 20260
    Habilitação: CNH do Brasil aumenta pedidos em 216% em 2026 Programa já habilitou mais de 2 milhões de novos condutores nos primeiros nove meses de vigência
    11/09/2026
  • Mundo: 11 de Setembro ainda marca memória global0
    Mundo: 11 de Setembro ainda marca memória global Após 25 anos, imagens dos ataques às Torres Gêmeas seguem entre as cenas mais lembradas do século 21
    11/09/2026
  • Dor na coluna cresce entre jovens e acende alerta0
    Saúde: Dor na coluna cresce entre jovens e acende alerta Tempo excessivo diante das telas, sedentarismo e permanência prolongada em uma mesma posição estão entre os fatores que podem contribuir para dores musculoesqueléticas
    11/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas