logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Internacional: Lula confirma reunião com os EUA para negociar tarifaço sobre produtos brasileiros
Internacional: Lula confirma reunião com os EUA para negociar tarifaço sobre produtos brasileiros
15/10/2025
Serviço: Alece promove Semana do Servidor 2025 com programação voltada à valorização e bem-estar dos colaboradores
Serviço: Alece promove Semana do Servidor 2025 com programação voltada à valorização e bem-estar dos colaboradores
15/10/2025
Exibir tudo

Proteção: Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos Medida assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski busca proteger crianças no ambiente digital e combater a exposição precoce a conteúdos inadequados

Proteção: Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos

Com a nova portaria, a classificação de produtos audiovisuais passa a ter uma faixa intermediária entre “livre” e “10 anos”, destinada a indicar que determinado conteúdo não é adequado para menores de 6 anos | Foto: reprodução

15 de outubro de 2025 — O Governo Federal oficializou nesta quarta-feira (15) uma mudança importante no sistema de classificação indicativa de conteúdos e aplicativos, ao criar uma nova faixa etária de 6 anos e estender a obrigatoriedade de classificação a aplicativos de celular de todos os tipos. A medida foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e tem como objetivo oferecer maior segurança e orientação às famílias sobre o consumo de conteúdos digitais por crianças e adolescentes.

Nova faixa indicativa e regras para aplicativos

Com a nova portaria, a classificação de produtos audiovisuais passa a ter uma faixa intermediária entre “livre” e “10 anos”, destinada a indicar que determinado conteúdo não é adequado para menores de 6 anos. Até então, o sistema previa apenas as faixas “livre”, 10, 12, 14, 16 e 18 anos.

Além disso, todos os aplicativos de celular, inclusive os que não oferecem conteúdo audiovisual, deverão exibir classificação indicativa nas lojas virtuais. A mudança atinge plataformas que permitem interação com estranhos, Inteligência Artificial ou qualquer tipo de contato potencialmente nocivo a menores.

Segundo Lewandowski, a atualização das regras é uma resposta ao cenário de crescente exposição infantil no ambiente digital. “O nosso objetivo é criar mecanismos que contribuam para a criação de um ambiente mais seguro e respeitoso para crianças brasileiras”, afirmou o ministro.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Medida amplia proteção digital e reforça papel dos responsáveis

Antes da nova norma, apenas filmes, jogos e aplicativos com conteúdo audiovisual estavam sujeitos à classificação. Agora, o Ministério da Justiça pretende fornecer aos pais e responsáveis informações claras sobre potenciais riscos no uso de ferramentas digitais.

A classificação, que será exibida ao usuário no momento do download, funcionará como um alerta de segurança sobre aplicativos que possam permitir interação entre menores e adultos desconhecidos, evitando situações de exposição, assédio ou manipulação online.

Combate à adultização e o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente

As novas regras surgem em um contexto de forte mobilização social em torno do tema da adultização infantil, intensificada após a repercussão de um vídeo publicado pelo influenciador Felca, denunciando casos de exploração de crianças em ambientes digitais.

A adultização ocorre quando crianças são expostas a comportamentos e responsabilidades típicos da vida adulta, o que pode comprometer seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

Em resposta, o Congresso Nacional aprovou o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital) — considerado o maior pacto legislativo pela infância desde o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entre os principais pontos da nova lei estão:

  • Obrigatoriedade de vincular contas de redes sociais de menores de 16 anos a um responsável legal.
  • Remoção imediata de conteúdos abusivos direcionados a crianças e adolescentes.
  • Multas que variam de R$ 10 por usuário cadastrado a R$ 50 milhões, dependendo da gravidade da infração.
  • Possibilidade de suspensão temporária ou definitiva das atividades de plataformas que descumprirem as normas.
  • Verificação de idade com mecanismos confiáveis, impedindo o uso apenas por autodeclaração.

As denúncias podem ser feitas por vítimas, responsáveis, Ministério Público ou entidades de defesa dos direitos da infância. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o ECA Digital em setembro de 2025, em cerimônia no Palácio do Planalto.


Leia também | Festival Fortaleza Instrumental 2025 celebra a música brasileira com Túlio Mourão, Jorge Helder, Manassés de Sousa e grandes nomes

Show: Festival Fortaleza Instrumental 2025 celebra a música brasileira com Túlio Mourão, Jorge Helder, Manassés de Sousa e grandes nomes

Tags: governo federal, Ricardo Lewandowski, Ministério da Justiça, classificação indicativa, faixa etária 6 anos, aplicativos, segurança digital, proteção infantil, infância, adolescência, tecnologia, ECA Digital, Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, adultização, internet segura, redes sociais, aplicativos móveis, conteúdos audiovisuais, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lula, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, responsabilidade digital, Marco Civil da Internet, proteção de dados, crianças e adolescentes, exploração infantil, direitos da infância, política pública, segurança online, educação digital, verificação de idade, mídias sociais, influência digital, plataformas digitais

Compartilhar

Artigos Relacionados

TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro

A iniciativa de oferecer criptomoedas em troca de publicações favoráveis a Flávio Bolsonaro foi revelada nesta semana pelo jornal Folha de S.Paulo. | Foto: reprodução

10/10/2026

Eleições: TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro Página oferecia criptomoedas a usuários que publicassem mensagens favoráveis ao candidato; campanha de Lula denunciou o caso à Justiça Eleitoral


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

  • 07/10/2026

    Reny Elisabeth Bulhoes Broggio Comentado em Economia: Governo bloqueia 13,2 mil sites de bets ilegais

  • 06/10/2026

    Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará

Últimas Notícias

  • TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro0
    Eleições: TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro Página oferecia criptomoedas a usuários que publicassem mensagens favoráveis ao candidato; campanha de Lula denunciou o caso à Justiça Eleitoral
    10/10/2026
  • PRF reforça fiscalização nas rodovias do Ceará0
    Trânsito: PRF reforça fiscalização nas rodovias do Ceará Operação Nossa Senhora Aparecida terá aumento de 20% no efetivo entre 9 e 12 de outubro, com fiscalização de velocidade, ultrapassagens e consumo de álcool
    09/10/2026
  • Navi Pillay vence o Nobel da Paz 20260
    Prêmio: Navi Pillay vence o Nobel da Paz 2026 Jurista sul-africana de 85 anos foi reconhecida por sua trajetória na defesa dos direitos humanos, no combate à discriminação e na promoção do direito internacional
    09/10/2026
  • Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio1
    Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio Decisão de Cristiano Zanin mantém entendimento do TSE sobre votos de Garotinho e favorece a eleição de Douglas Ruas no primeiro turno
    09/10/2026
  • Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes0
    Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes Ministro quer analisar autos relacionados a investigações que podem ter impacto em pedido da defesa de Bolsonaro
    08/10/2026
  • Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro0
    Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão por coação no curso do processo
    08/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas