Os imóveis compactos, de até 45 metros quadrados, estão virando tendência no mercado imobiliário do Brasil. A startup cearense voltada para o aluguel de imóveis, 7Cantos, comemora o cenário e afirma que cada imóvel compacto publicado na plataforma recebe, em média, o dobro de contatos interessados em alugar do que um imóvel de tamanho padrão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), desde 2019, foram lançados 13 empreendimentos, totalizando 1.094 unidades do tipo em Fortaleza.
“Essa nova concepção de moradia compacta e funcional está ligada ao novo estilo de vida de muitas pessoas, em especial os jovens entre 25 e 34 anos, que estão em um contexto de família pequena, possibilidade de home office e que saem cada vez mais cedo da casa dos pais para morar sozinho. Esses jovens estão priorizando mais a localização e serviços oferecidos pelo condomínio ao tamanho da planta.”, afirma Paulo Filho, CEO da 7Cantos.
Ainda segundo Paulo Filho, um dos diferenciais que levam a valorização desse tipo de imóvel compacto é o fato de o condomínio oferecer serviços que atendem as demandas da rotina desse morador.
“É como se o condomínio fosse uma extensão do apartamento. O inquilino que não precisa ter máquina de lavar, ele conta com uma lavanderia profissional na área comum; para trabalhar de home office, ele tem o coworking; ele não quer a bicicleta dentro do apartamento, ele tem a opção das bicicletas compartilhadas no condomínio, além de outros espaços externos como academia, minimarket, salão de festas, beleza e áreas de lazer, tudo isso dentro de um conceito de economia compartilhada que promove um ecossistema inclusivo e de sustentabilidade”, explica.
Nessa faixa etária citada, a preferência também é por aluguel ao invés de comprar. “Os imóveis compactam acabam tendo um preço mais acessível tanto para quem aluga quanto para quem investe em imóveis”, completa Paulo Filho.
Ainda segundo o CEO da 7Cantos, a procura por aluguel de imóveis compactos já é o dobro quando comparado com imóveis tradicionais. Inclusive, ainda em 2022 devem ser lançados em Fortaleza mais dois empreendimentos compactos.
“Na verdade, a procura pelos compactos sempre tivemos, mas não tínhamos oferta. Porém, com a nova tendência que o mercado imobiliário está abraçando, imaginamos um crescimento vertiginoso desse tipo de imóvel nos próximos anos”.
Além disso, A 7Cantos está em articulação com incorporadoras que lançarão imóveis em Fortaleza no conceito compacto para incluir unidades em sua plataforma.
“Estima-se que nos próximos três anos, mais de 2 mil unidades de apartamentos compactos serão entregues em bairros nobres de Fortaleza como Meireles, Aldeota e Cocó, além de outros que serão lançados”, finaliza Paulo Filho.
Leia também | A redução da maioridade penal é o meio adequado como política pública de segurança?