logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Quando os vícios de linguagem escondem o verdadeiro problema
Opinião: Quando os vícios de linguagem escondem o verdadeiro problema
28/02/2026
Conflito: EUA e Israel atacam Irã e deixam 201 mortos
Conflito: EUA e Israel atacam Irã e deixam 201 mortos
28/02/2026
Exibir tudo

Economia: Petróleo brasileiro pode ganhar com crise Escalada no Irã pressiona preços globais e favorece Brasil

Economia: Petróleo brasileiro pode ganhar com crise

Plataforma de petróleo em operação no Brasil simboliza a relevância do setor de óleo e gás em meio à alta internacional dos preços da energia | Foto: Agência Brasil

28 de fevereiro de 2026 – A escalada militar envolvendo o Irã reacendeu o temor de um novo choque global de energia, semelhante ao registrado em 2022 com a guerra na Ucrânia. Desta vez, no entanto, analistas avaliam que o impacto pode ser ainda mais direto sobre o mercado de petróleo, devido à relevância estratégica do Golfo Pérsico para o abastecimento mundial.

Embora o cenário seja grave do ponto de vista geopolítico, especialistas enxergam efeitos potencialmente positivos para o Brasil, sobretudo para o setor petrolífero e para o mercado de câmbio.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Risco geopolítico e petróleo em alta

Segundo Flávio Gualter Inácio Inocêncio, diretor da Helios Advisory, a situação no Oriente Médio é preocupante e pode provocar forte disparada nos preços do barril. A principal ameaça, de acordo com o analista, seria um eventual bloqueio do Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de um quinto de todo o petróleo consumido no mundo.

Mesmo que países do Golfo tentem elevar a produção, a logística de exportação ficaria comprometida sem a liberação da rota. O cenário é ainda mais sensível porque o Irã integra a Opep+, cujas decisões dependem de consenso, o que pode limitar uma resposta coordenada do cartel.

Em caso de bloqueio prolongado, o barril poderia ultrapassar a marca de US$ 130, enquanto conflitos de curta duração tenderiam a gerar altas temporárias, seguidas de acomodação nos preços.

Impactos além do petróleo

O choque energético tende a se espalhar para outros mercados. Analistas apontam que o gás natural pode ser um dos mais afetados, em razão do efeito de substituição, além de possíveis altas em commodities minerais e pressões sobre custos logísticos e alimentos.

Historicamente, momentos de tensão no setor energético elevam a volatilidade e alimentam movimentos especulativos nos mercados internacionais.

Brasil ganha protagonismo no setor de óleo e gás

Para o Brasil, o cenário pode ser favorável. Com produção próxima de 3,7 milhões de barris por dia, o país ganha relevância como fornecedor fora do eixo direto do conflito. Empresas como a Petrobras tendem a ampliar receitas e margens em um ambiente de preços elevados.

O aumento das exportações de petróleo pode fortalecer o superávit comercial brasileiro, melhorar os termos de troca e ampliar a entrada de dólares no país, reforçando a posição externa da economia.

Real pode se valorizar

O economista Robin Brooks, ex-economista-chefe do Institute of International Finance, avalia que o atual movimento do câmbio é diferente do observado em 2022. Naquele período, a valorização do real ocorreu como resposta direta ao choque de commodities.

Agora, segundo ele, há dois vetores simultâneos: o enfraquecimento global do dólar frente a moedas emergentes e a subvalorização histórica do real desde a pandemia. Mesmo com a melhora consistente do setor externo brasileiro, a moeda não retornou aos níveis considerados compatíveis com seus fundamentos.

Nesse contexto, um novo choque positivo nos termos de troca — caso o petróleo siga em alta por causa da crise no Irã — funcionaria como catalisador adicional para a valorização cambial.

Benefícios com efeitos colaterais

Apesar das vantagens para o setor petrolífero e para a balança comercial, especialistas alertam para impactos internos. Como o Brasil não mantém subsídios amplos aos combustíveis, a alta internacional tende a ser repassada aos preços domésticos, pressionando inflação, custos de transporte e atividade econômica.

Leia também | EUA e Israel miram líder do Irã

Conflito: EUA e Israel miram líder do Irã

Tags: Portal Terra Da Luz, setor petrolífero brasileiro, petróleo, economia brasileira, Irã, crise no Oriente Médio, Estreito de Ormuz, Opep+, Petrobras, mercado de câmbio, real, commodities, energia, geopolítica, inflação

Compartilhar

Artigos Relacionados

Gestão: CUIDARH e SulAmérica debatem cuidado nas empresas

A CUIDARH e a SulAmérica reuniram lideranças de Recursos Humanos no Colosso Fortaleza para discutir o futuro do cuidado nas empresas. O encontro contou com uma mesa de debate sobre bem-estar, desenvolvimento de pessoas e cultura organizacional, além de momentos de relacionamento e networking | Foto: divulgação

23/10/2026

Gestão: CUIDARH e SulAmérica debatem cuidado nas empresas Encontro realizado no Colosso Fortaleza reuniu lideranças de Recursos Humanos para compartilhar experiências sobre bem-estar, gestão de pessoas e cultura organizacional


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/10/2026

    Fabiano Comentado em Loterias: Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões hoje

  • 22/10/2026

    Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém

  • 19/10/2026

    Trabalho: Fim da 6×1 abre debate sobre hora extra – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Fim da 6×1 abre debate sobre hora extra

  • 18/10/2026

    Dívida pública Brasil 2026 chega a 83% do PIB e ameaça eleição Comentado em Economia: Dívida pública exige ajustes após eleição

  • 18/10/2026

    Acidente: Filho do presidente da Fieam morre em SP – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Acidente: Filho do presidente da Fieam morre em SP

  • 17/10/2026

    Energia: ONS eleva previsão de demanda em outubro – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS eleva previsão de demanda em outubro

Últimas Notícias

  • Eleições: Ceará garante passagem grátis para votar0
    Eleições: Ceará garante passagem grátis para votar Eleitores poderão utilizar transporte intermunicipal gratuito no segundo turno, neste domingo (25); regras para solicitar bilhetes e horários de funcionamento variam entre os estados
    23/10/2026
  • Eleições: TSE limita suspensão de canal pró-Lula0
    Eleições: TSE limita suspensão de canal pró-Lula Ministro Floriano de Azevedo Marques impede que a Presidência do tribunal suspenda administrativamente o canal “Exército do Lula”; eventual restrição dependerá de decisão judicial do plenário
    23/10/2026
  • Governo classifica tiroteio perto de Paris como terrorista0
    França: Governo classifica tiroteio perto de Paris como terrorista Ataque em Trappes deixou um morto e pelo menos quatro feridos
    23/10/2026
  • Ônibus terão 150 viagens extras no 2º turno no Ceará0
    Eleições: Ônibus terão 150 viagens extras no 2º turno no Ceará Terminais rodoviários de Fortaleza devem receber mais de 35,8 mil passageiros entre 23 e 26 de outubro; eleitores terão direito à gratuidade no transporte interurbano
    23/10/2026
  • Terremoto no Tibete deixa 16 mortos e 76 feridos0
    Tragédia: Terremoto no Tibete deixa 16 mortos e 76 feridos Tremor de magnitude 7 atingiu a região de Nagqu, no norte do Tibete; mais de 12 mil pessoas foram levadas para locais seguros
    23/10/2026
  • Papa Leão XIV cancela viagem após cirurgia no pulmão0
    Vaticano: Papa Leão XIV cancela viagem após cirurgia no pulmão Pontífice de 71 anos se recupera de cirurgia para retirada de tumor; médicos apontam evolução positiva e descartam tratamento oncológico adicional contínuo
    23/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas