Agentes federais cumprem mandados judiciais em endereços dos suspeitos | Foto: divulgação/Polícia Federal
Na manhã desta quinta-feira (27/03), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vale Voto, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre um esquema de compra de votos ocorrido no primeiro turno das eleições municipais de 2024, em Maracanaú/CE. A ação foi autorizada pela 104ª Zona Eleitoral de Maracanaú.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em dois locais estratégicos: uma residência no bairro Pajuçara e uma sala na Secretaria das Relações Institucionais do Município, situada na sede da Prefeitura de Maracanaú. A operação foi desencadeada após denúncias feitas no dia das eleições, que relataram movimentação suspeita de eleitores em uma residência. Diligências realizadas pela Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar, confirmaram a prática de compra de votos, com eleitores relatando que haviam recebido valores em troca do voto.
Os investigados poderão responder pelos crimes de compra de votos, associação criminosa e transporte irregular de eleitores, com penas que podem ultrapassar os 13 anos de prisão, além das sanções eleitorais cabíveis. A Polícia Federal reafirma seu compromisso em garantir a integridade do processo eleitoral e combater práticas que atentem contra a livre manifestação da vontade popular.
Leia também | Trump anuncia tarifa de 25% sobre carros importados nos EUA