

Foto: REUTERS/Anderson Coelho
12 de novembro de 2025 – Um grupo de manifestantes entrou em confronto com a equipe de segurança na entrada da zona azul da COP30, em Belém, na tarde desta terça-feira (11). De acordo com testemunhas, os participantes da manifestação tentaram forçar a entrada no local que abriga o principal centro de debates do evento climático, o que levou os seguranças a bloquearem o acesso com mesas e barreiras improvisadas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo informações da agência Reuters, um dos agentes de segurança foi visto sendo levado às pressas em uma cadeira de rodas com as mãos sobre o estômago, após o tumulto. Outro segurança relatou ter sido atingido na cabeça por um tambor arremessado por um manifestante, sofrendo um corte na testa.
Os manifestantes, que portavam cassetetes e cartazes, acabaram se dispersando logo após o confronto. A motivação específica do grupo ainda não foi confirmada oficialmente, mas há indícios de que o ato estivesse relacionado à defesa de pautas ambientais e críticas à condução das negociações internacionais.
De acordo com testemunhas, os manifestantes faziam parte de um grupo de centenas de pessoas que marcharam em direção à sede da COP30, realizada na capital paraense. O evento reúne líderes mundiais, governadores e representantes da sociedade civil para debater políticas de combate às mudanças climáticas.
Leia também | Lula assina decreto que moderniza o Programa de Alimentação do Trabalhador e amplia liberdade para beneficiários
Tags: COP30, Belém, Conferência do Clima, protesto COP30, manifestantes COP30, segurança COP30, mudanças climáticas, Amazônia, Conferência da ONU, Gavin Newsom, política ambiental, meio ambiente, ONU, crise climática, sustentabilidade, evento internacional, conferência climática, protestos ambientais, energia limpa, aquecimento global