logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: Alece aprova moção de apoio à presidente do STM após críticas de ministro
Política: Alece aprova moção de apoio à presidente do STM após críticas de ministro
05/11/2025
Vistoria: Ministério da Integração visita fábrica da GM5 em Cascavel que produzirá tubulações para Transposição do São Francisco
Vistoria: Ministério da Integração visita fábrica da GM5 em Cascavel que produzirá tubulações para Transposição do São Francisco
05/11/2025
Exibir tudo

Política: Roberto Cláudio se filia ao União Brasil e reforça bloco de oposição no Ceará Ex-prefeito de Fortaleza assume protagonismo político ao lado de Capitão Wagner, Ciro Gomes e Tasso Jereissati em cerimônia em Brasília

Política: Roberto Cláudio se filia ao União Brasil e reforça bloco de oposição no Ceará

Roberto Cláudio se filia ao União Brasil ao lado de Capitão Wagner e outras lideranças de oposição | Foto: reprodução

05 de novembro de 2025 – O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio oficializou, nesta quarta-feira, sua filiação ao União Brasil, durante cerimônia no Diretório Nacional do partido, em Brasília. O evento reuniu lideranças cearenses da oposição, incluindo Capitão Wagner (União Brasil), Ciro Gomes (PSDB), José Sarto (PSDB) e o senador Tasso Jereissati (PSDB).

Filiação marca novo momento político da oposição cearense

Durante o evento, Roberto Cláudio destacou que pretende contribuir com um projeto de mudança para o Ceará, com foco no enfrentamento à violência e à atuação de facções criminosas.
“Em algum momento, para além da crítica, nós vamos propor um projeto de mudança pro Ceará. E nesse projeto, não há nada mais importante hoje, no coração do cearense, do que o sofrimento que o poder das facções tem causado ao nosso povo”, afirmou o ex-prefeito.

A cerimônia contou com a presença de governadores, senadores e deputados do União Brasil, entre eles o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, e o vice-presidente, ACM Neto. Também participou do ato o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, reforçando o caráter de aliança entre diferentes grupos oposicionistas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Alinhamento com Capitão Wagner e fortalecimento do União Brasil

Durante o ato, Capitão Wagner anunciou que Roberto Cláudio assumirá o diretório municipal do União Brasil em Fortaleza.
Wagner, que é presidente estadual do partido, celebrou a chegada do novo filiado: “Até hoje, o povo de Fortaleza tem saudades da gestão de oito anos de Roberto Cláudio. Sua experiência fortalece o partido e amplia nossa base de diálogo com a população”, declarou.

O evento também contou com falas de apoio de Ciro Gomes, que ressaltou o desafio da oposição nas eleições de 2026, mencionando a necessidade de “desmontar uma oligarquia perniciosa, conivente com o atraso e o clientelismo”.
Já o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, afirmou que “a vinda de Roberto Cláudio é o começo da mudança do Ceará”.

Trajetória política de Roberto Cláudio

Médico sanitarista, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra nasceu em Fortaleza e iniciou sua trajetória política como deputado estadual em 2006, quando foi vice-líder do então governador Cid Gomes. Em 2011, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Em 2012, venceu sua primeira eleição para prefeito de Fortaleza, derrotando o atual governador Elmano de Freitas (PT). Foi reeleito em 2016, superando Capitão Wagner.
Em 2022, disputou o governo do Ceará, conquistando 14,14% dos votos e ficando em terceiro lugar — em uma eleição vencida por Elmano de Freitas.

Com sua filiação ao União Brasil, Roberto Cláudio reforça o bloco de oposição ao governo estadual e passa a ser considerado um dos principais nomes para a disputa de 2026.

Leia também | Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade, que chegará a 20 dias até 2029

Política: Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade, que chegará a 20 dias até 2029

Tags: Roberto Cláudio, União Brasil, Capitão Wagner, Ciro Gomes, Tasso Jereissati, José Sarto, Antonio Rueda, ACM Neto, Valdemar Costa Neto, política cearense, oposição no Ceará, Elmano de Freitas, eleições 2026, PSDB, PL, filiação partidária, Brasília, Fortaleza, política nacional, governo Lula, segurança pública, facções criminosas, liderança política, ex-prefeito de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Ceará, política brasileira, cenário eleitoral, bloco oposicionista, partidos políticos

Compartilhar

Artigos Relacionados

Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB

Supremo Tribunal Federal analisa manutenção da prisão de ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa | Foto: Rafael Lavenère/BRB

24/04/2026

Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB Placar parcial é favorável à manutenção da medida


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

Últimas Notícias

  • Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB0
    Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB Placar parcial é favorável à manutenção da medida
    24/04/2026
  • Fé: Igreja de São Jorge no Rio vira santuário0
    Fé: Igreja de São Jorge no Rio vira santuário Elevação ocorre no dia do padroeiro do estado
    23/04/2026
  • Eleições: Especialista alerta sobre regras da pré-campanha0
    Eleições: Especialista alerta sobre regras da pré-campanha Uso de IA e redes sociais exige cautela na disputa eleitoral
    23/04/2026
  • Educação: Tauá apresenta políticas emocionais em missão na Espanha0
    Educação: Tauá apresenta políticas emocionais em missão na Espanha Município cearense integra rede internacional de bem-estar
    23/04/2026
  • Investigação: PF apura fraude de R$ 13 mi em previdência em SP0
    Investigação: PF apura fraude de R$ 13 mi em previdência em SP Operação mira gestão de recursos públicos em instituto municipal
    23/04/2026
  • Política: Adriana Pedrosa toma posse como vereadora em Fortaleza0
    Política: Adriana Pedrosa toma posse como vereadora em Fortaleza Parlamentar assume vaga e destaca pautas sociais na Câmara
    22/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas