

Projetos garantem novos cargos e ampliação de funções no sistema socioeducativo do Ceará | Foto: Júnior Pio
13 de agosto de 2025 — A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira, importantes medidas para fortalecer o Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, com foco no aumento da segurança nas unidades socioeducativas e na melhoria do atendimento aos jovens em cumprimento de medidas.
Entre os projetos do Poder Executivo aprovados está o Projeto de Lei nº 55/25, que altera a Lei nº 16.178/2016 para criar cargos efetivos de socioeducador e analista socioeducativo, reforçando o quadro de pessoal da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.
Outro destaque é o Projeto de Lei Complementar nº 13/25, que modifica a Lei Complementar nº 169/2016 para ampliar o número de funções de coordenador de segurança, fortalecendo a proteção nas unidades socioeducativas.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 57/25, que atualiza dispositivos das Leis nº 12.781/1997 e 15.950/2016, aprimorando regras para contratos com organizações sociais e garantindo maior eficiência, economicidade e segurança no uso dos recursos públicos. A proposta recebeu emenda do deputado Antônio Henrique (PDT).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além das medidas voltadas ao sistema socioeducativo, a Alece aprovou oito projetos de autoria parlamentar, incluindo:
As mudanças aprovadas reforçam o compromisso do Ceará com a modernização do sistema socioeducativo e com a valorização de iniciativas culturais, educacionais e de memória histórica.
Leia também | Lula reafirma que soberania brasileira é intocável e anuncia apoio a exportadores diante de tarifas dos EUA
Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, sistema socioeducativo, segurança nas unidades socioeducativas, criação de cargos, coordenador de segurança, socioeducador, analista socioeducativo, eventos culturais Ceará, leis estaduais Ceará, Alberto Nepomuceno, mediação e conciliação