logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Gestão: Lula sanciona reajuste de 8% para salários do Judiciário em 2026 e veta aumentos previstos até 2028
Gestão: Lula sanciona reajuste de 8% para salários do Judiciário em 2026 e veta aumentos previstos até 2028
22/12/2025
Economia: Arrecadação federal bate recorde de R$ 226,75 bilhões em novembro, aponta Receita Federal
Economia: Arrecadação federal bate recorde de R$ 226,75 bilhões em novembro, aponta Receita Federal
22/12/2025
Exibir tudo

Meio Ambiente: Oficinas fortalecem trabalhadores da carnaúba em comunidades rurais de Granja, no entorno do Parque Estadual das Carnaúbas Ações promovidas pela Associação Caatinga qualificam extrativismo sustentável, valorizam comunidades locais e reforçam a conservação ambiental na Serra da Ibiapaba

Meio Ambiente: Oficinas fortalecem trabalhadores da carnaúba em comunidades rurais de Granja, no entorno do Parque Estadual das Carnaúbas

Oficinas integram projeto Caatinga Preservada | Foto: divulgação

22 de dezembro de 2025. A Associação Caatinga realizou duas oficinas de boas práticas na cadeia produtiva da carnaúba nas comunidades de Ibuaçu Velho e Ubatuba, no município de Granja, a cerca de 338 quilômetros de Fortaleza. As formações reuniram produtores e trabalhadores rurais que atuam na extração da palmeira nativa, matéria-prima da cera de carnaúba, um dos principais produtos agrícolas de exportação do Ceará. As comunidades estão localizadas no entorno do Parque Estadual das Carnaúbas (PEC), Unidade de Conservação com 10.005 hectares que abrange Granja e Viçosa do Ceará, sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Oficinas integram projeto Caatinga Preservada

Trabalhadores rurais de Granja são capacitados para tirar melhor proveito da carnaúba | Foto: divulgação

As atividades fazem parte do projeto “Caatinga Preservada”, iniciativa que busca ampliar e qualificar a gestão de áreas legalmente protegidas no bioma Caatinga no Ceará. Desenvolvido em parceria com a SEMA, o projeto prevê, entre outras ações, a elaboração de um Manual de Boas Práticas para a cadeia produtiva da carnaúba na região, além de iniciativas voltadas à conservação do Parque Estadual das Carnaúbas, como plano de visitação e instalação de placas informativas.

De acordo com a gestora do Parque Estadual das Carnaúbas, Nara Magalhães, as oficinas cumprem um papel estratégico ao fortalecer o extrativismo sustentável e aproximar os trabalhadores das políticas públicas ambientais. “Além de orientar sobre o manejo da palha e a segurança no trabalho, esse processo contribui para valorizar o extrativismo e vai resultar em um material que será entregue à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima e às próprias comunidades”, destacou.

Formação aborda manejo, segurança e políticas públicas

Realizadas ao longo de um dia inteiro em cada localidade, as oficinas abordaram temas essenciais para o fortalecimento da atividade, como políticas públicas de assistência social e financiamento, técnicas de rastreabilidade, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), controle da trepadeira invasora conhecida como unha-do-diabo e sistemas agroflorestais (SAFs) em áreas de carnaubais. Os participantes também debateram desafios enfrentados no cotidiano do trabalho rural.

Segundo Cássia Pascoal, coordenadora de Relacionamento Comunitário e Educação Ambiental da Associação Caatinga, as oficinas ampliam o diálogo com as comunidades e qualificam o trabalho no campo. “Buscamos fortalecer a autonomia das comunidades, ampliar o acesso à informação e aproximar essas pessoas das políticas públicas que podem melhorar suas vidas”, afirmou.

Granja é referência nacional na produção de carnaúba

As comunidades de Ibuaçu Velho e Ubatuba estão inseridas em uma região marcada por extensos carnaubais que sustentam parte significativa da economia local. Granja é reconhecida como o maior produtor de cera e pó de carnaúba do Brasil, o que reforça a relevância econômica e social dessas localidades para a cadeia produtiva.

A voz da comunidade

Durante as oficinas, a participação ativa dos moradores evidenciou a importância da troca de saberes. Em Ubatuba, o agricultor Benedito Rocha, que atua como aparador de palha, destacou a relevância da iniciativa. “Essas informações são muito importantes para nós. A gente faz uma parte do trabalho, mas muitas vezes não conhece o processo todo”, afirmou.

A agricultora Alexandra Alves, que trabalha há dez anos na cadeia produtiva da carnaúba, também avaliou positivamente a formação. “Aprendi coisas novas e me senti incluída. Espero que outras oficinas como essa aconteçam, inclusive com mais participação das mulheres”, comentou.

Já em Ibuaçu Velho, o presidente da associação comunitária, David Gomes, ressaltou que a oficina reforçou conhecimentos e trouxe novas orientações para melhorar a produção. “Quanto mais a gente entende o processo, mais consegue melhorar o trabalho e garantir que a renda fique na própria comunidade”, destacou.

Conservação e desenvolvimento caminham juntos

As oficinas fazem parte do projeto “Caatinga Preservada: ampliando e melhorando a gestão das UCs na Caatinga Cearense”, realizado pela SEMA em parceria com a Associação Caatinga e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A iniciativa integra o projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do BID e execução do FUNBIO.

O projeto tem como objetivo fortalecer a gestão de Unidades de Conservação e promover o uso sustentável dos recursos naturais, especialmente em regiões com altos índices de desmatamento, como os Sertões de Canindé, Tejuçuoca e a Serra da Ibiapaba.

Leia também | Ubajara realiza o Maior Natal do Ceará com projeções mapeadas, decoração inédita e atrações culturais

Natal 2025: Ubajara realiza o Maior Natal do Ceará com projeções mapeadas, decoração inédita e atrações culturais

Tags: carnaúba, Granja, Serra da Ibiapaba, Associação Caatinga, Caatinga Preservada, Parque Estadual das Carnaúbas, extrativismo sustentável, agricultura familiar, comunidades rurais, meio ambiente, conservação ambiental, economia rural, desenvolvimento sustentável, políticas públicas ambientais, Ceará, SEMA, bioma Caatinga, trabalhadores rurais, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero

Agentes da Polícia Federal cumprem mandados em operação contra esquema de lavagem de dinheiro | Foto: divulgação/PF

16/04/2026

Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero Mandados são cumpridos em SP e DF em investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

Últimas Notícias

  • Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero0
    Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero Mandados são cumpridos em SP e DF em investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro
    16/04/2026
  • Política: Roberto Cláudio assume União Brasil em Fortaleza0
    Política: Roberto Cláudio assume União Brasil em Fortaleza Posse reforça articulação da oposição e consolida bloco político para as eleições de 2026 no Ceará
    15/04/2026
  • Política: Girão lança pré-candidatura ao Governo do Ceará0
    Política: Girão lança pré-candidatura ao Governo do Ceará Evento no Sertão Central contará com presença de senadores e lideranças nacionais
    15/04/2026
  • Cidade: Câmara celebra 300 anos com homenagens em Fortaleza0
    Cidade: Câmara celebra 300 anos com homenagens em Fortaleza Sessão solene marca tricentenário da Casa Legislativa com lançamento de selo comemorativo e reconhecimento a ex-presidentes
    15/04/2026
  • Tecnologia: EBC inicia testes da TV 3.0 no Brasil0
    Tecnologia: EBC inicia testes da TV 3.0 no Brasil Nova tecnologia promete interatividade, melhor imagem e transformação na experiência da TV aberta
    15/04/2026
  • Trabalho: Câmara mantém votação da PEC do fim do 6x10
    Trabalho: Câmara mantém votação da PEC do fim do 6×1 Comissão insiste em analisar proposta mesmo após envio de projeto alternativo pelo governo Lula
    15/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas