Fenômeno visto em Águas Claras | Foto: reprodução
14 de maio de 2025 – Um clarão cortando o céu, parecido com uma “bola de fogo”, surpreendeu moradores de diversas cidades brasileiras no fim da tarde desta quarta-feira (14). O fenômeno foi registrado em estados como Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal, gerando especulações e vídeos que rapidamente se espalharam pelas redes sociais.
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), a luz intensa não era um meteoro nem um fenômeno natural, mas sim a reentrada de um foguete da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, que se despedaçou ao entrar na atmosfera terrestre.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Antes da confirmação oficial, astrônomos e pesquisadores consideravam duas principais hipóteses: a entrada de um meteoro ou a reentrada de lixo espacial, como pedaços de satélites ou partes de foguetes desativados lançados por agências espaciais como NASA, Roscosmos, CNSA e SpaceX.
De acordo com Adriano Leonês, astrônomo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), o atrito com a atmosfera terrestre é o que provoca o rastro de fogo visível:
“Tanto meteoros quanto objetos espaciais se incendeiam ao entrar na atmosfera em alta velocidade, produzindo luz intensa e, às vezes, som”, explicou.
O fenômeno foi visto em cidades como Águas Claras (DF), com registros também em diversas localidades de Minas Gerais e do interior da Bahia.
Leia também | Polícia Federal cumpre mandados em nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes em aposentadorias do INSS