logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
AO VIVO: Circuito Band Cariri Junino apresenta o Juaforró 2025
18/06/2025
Economia: Banco Central eleva Selic para 15% ao ano diante de incertezas econômicas e inflação acima da meta
Economia: Banco Central eleva Selic para 15% ao ano diante de incertezas econômicas e inflação acima da meta
19/06/2025
Exibir tudo

Investigação: PF conclui que Bolsonaro e Carlos integraram organização criminosa para espionagem ilegal na Abin Relatório final aponta uso da Abin para perseguir opositores políticos e disseminar desinformação com fins eleitorais; atual cúpula do órgão também foi indiciada

Investigação: PF conclui que Bolsonaro e Carlos integraram organização criminosa para espionagem ilegal na Abin

Investigação da PF aponta uso ilegal da Abin por núcleo ligado a Bolsonaro | Foto: Renan Olaz/CMRJ

19 de junho de 2025 — A Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro, integraram uma organização criminosa que usou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para realizar ações clandestinas de espionagem contra opositores políticos.

A conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”, encerrado nesta semana. No documento, a PF indicia cerca de 30 investigados, entre eles Carlos Bolsonaro. O sigilo do material foi retirado nesta quarta-feira pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ex-presidente não foi indiciado neste inquérito

Jair Bolsonaro não foi formalmente indiciado no relatório da PF porque já responde em outra ação penal relacionada à trama golpista em andamento no STF. Ainda assim, os investigadores apontam que ele foi o principal beneficiário das ações ilegais realizadas pela Abin durante sua gestão.

“Jair Messias Bolsonaro figura como o principal destinatário do produto das ações clandestinas e da instrumentalização da Abin”, destaca o relatório.

Espionagem e desinformação contra opositores

A PF afirma que foi comprovado o uso da Abin para espionar ilegalmente autoridades, ex-parlamentares e jornalistas, entre eles Alexandre de Moraes, Jean Wyllys, Rodrigo Maia, Joice Hasselmann, João Doria, Leandro Demori e Mônica Bergamo.

Além da espionagem, o relatório revela que a estrutura da Abin também foi utilizada para propagar desinformação com o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral e influenciar o resultado das eleições de 2022.

As ações ocorreram sob a gestão do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, que também foi indiciado, com uso indevido de servidores e do software de monitoramento FirstMile.

PF também aponta tentativa de obstrução por atual cúpula da Abin

O relatório da PF também aponta indícios de obstrução das investigações por parte da atual cúpula da Abin, liderada pelo diretor-geral Luiz Fernando Correa e o corregedor José Fernando Moraes Chuy, ambos indiciados.

De acordo com o documento, a atual gestão teria atuado para proteger os envolvidos na gestão anterior e dificultar o acesso às provas.

“Este núcleo atuou para dificultar as investigações sobre a ORCRIM da gestão anterior (…), com potencial manipulação de informações e procedimentos internos”, detalha o relatório.

Próximos passos cabem à PGR

Com a entrega do relatório, caberá agora à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresenta uma nova denúncia com base nas investigações ou se os fatos serão anexados às ações penais já em andamento sobre a trama golpista.

Reações

Após ser indiciado, Carlos Bolsonaro foi às redes sociais criticar a decisão e sugerir perseguição política:

“Alguém tinha alguma dúvida que a PF do Lula faria isso comigo? Justificativa? Creio que os senhores já sabem: eleições em 2026? Acho que não! É só coincidência!”, publicou.

A Agência Brasil entrou em contato com a Abin e aguarda retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.


Leia também | CMPI sobre fraudes no INSS é instalada no Congresso com foco em descontos ilegais em aposentadorias

Política: CMPI sobre fraudes no INSS é instalada no Congresso com foco em descontos ilegais em aposentadorias

Compartilhar

Artigos Relacionados

Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro

Revogação de vistos atinge Moraes, familiares e aliados no Supremo | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

19/07/2025

Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio alega perseguição e censura por parte do ministro do STF; medida ocorre após ação da PF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Programe-se

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Dating Online
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Programe-se
  • Terra da luz
Portal Terra da Luz
✕

Tags

artigo Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Copa do Mundo Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições José Sarto Justiça lançamento Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança São Paulo Tecnologia Turismo vacina

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Desde 1º de agosto de 2022, é também o diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 10/07/2025

    MPF revela pendências em investigação sobre derramamento de óleo que devastou o litoral em 2019 Quase seis anos após o desastre, investigação depende de informações internacionais para identificar responsáveis ‣ Portal Terra da Luz - Portal ES Comentado em Geologia: Geólogos descobrem “batimentos cardíacos” subterrâneos que podem criar novo oceano na África

  • 07/07/2025

    Tarifa de 10% Dos EUA ao Brasil é Tiro No Pé | Comentado em Agronegócio Brasil sofre impacto com nova tarifa de Trump sobre produtos agropecuários exportados aos EUA

  • 02/07/2025

    Eclipse solar total mais longo da história será visto parcialmente no Brasil Fenômeno astronômico deve durar 7 minutos e 29 segundos e será visível de forma total em países da América do Sul ‣ Portal Terra da Luz - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Astronomia: Eclipse solar total mais longo da história será visto parcialmente no Brasil

  • 27/06/2025

    news-1751039519874-6148 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Desemprego atinge menor nível para o período desde 2012, com taxa de 6,2%, aponta IBGE

  • 25/06/2025

    MP3 Juice Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 24/06/2025

    Inec abre inscrições para jovens comunicadores em Caucaia, Canoa Quebrada e Icapuí Projeto “Comunicação para a Cidadania” oferece oficinas gratuitas de audiovisual e comunicação para jovens de 15 a 29 anos ‣ Portal Terra da Luz | JMS ELETRONI Comentado em Formação: Inec abre inscrições para jovens comunicadores em Caucaia, Canoa Quebrada e Icapuí

Últimas Notícias

  • Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro0
    Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio alega perseguição e censura por parte do ministro do STF; medida ocorre após ação da PF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro
    19/07/2025
  • Justiça: STF mantém tornozeleira eletrônica e restrições a Bolsonaro por maioria na 1ª Turma0
    Justiça: STF mantém tornozeleira eletrônica e restrições a Bolsonaro por maioria na 1ª Turma Decisão confirma medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes, com base em risco de fuga, obstrução de Justiça e tentativa de golpe. Ex-presidente não poderá sair do DF, acessar redes sociais ou ter contato com investigados
    18/07/2025
  • Investigação: PGR apontou risco concreto de fuga e justificou tornozeleira eletrônica para Bolsonaro0
    Investigação: PGR apontou risco concreto de fuga e justificou tornozeleira eletrônica para Bolsonaro Medidas cautelares foram consideradas urgentes pela Procuradoria-Geral da República e acatadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Ex-presidente está proibido de sair de casa à noite e aos fins de semana
    18/07/2025
  • Cultura: Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” celebra história do Parlamento cearense e segue aberta durante as férias0
    Cultura: Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” celebra história do Parlamento cearense e segue aberta durante as férias Mostra está em cartaz até 17 de agosto, com entrada gratuita, e oferece uma programação educativa para toda a família
    18/07/2025
  • Justiça: Crimes atribuídos a Bolsonaro por Moraes podem somar até 20 anos de prisão0
    Justiça: Crimes atribuídos a Bolsonaro por Moraes podem somar até 20 anos de prisão Ministro Alexandre de Moraes aponta coação, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional em decisão que impõe medidas restritivas ao ex-presidente
    18/07/2025
  • Investigação: MP do Ceará realiza operação contra superfaturamento em contratos de limpeza pública em Ibiapina0
    Investigação: MP do Ceará realiza operação contra superfaturamento em contratos de limpeza pública em Ibiapina Ação investiga possíveis crimes em contratos de mais de R$ 6 milhões; três pessoas foram presas temporariamente
    18/07/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas