

Objetivo é romper bloqueio israelense e abrir corredor humanitário | Foto: gazafreedomflotilla/Instagram
23 de agosto de 2025 – A Flotilha da Liberdade, também conhecida como Freedom Flotilla, inicia mais uma missão internacional para levar ajuda humanitária a Gaza, no Estado Palestino, com a participação de ativistas brasileiros. O território, que sofre com um bloqueio rigoroso imposto por Israel, enfrenta oficialmente fome, escassez de água e medicamentos, conforme aponta a Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC), ligada à ONU.
A primeira embarcação da Flotilha da Liberdade sairá de Barcelona, em 31 de agosto, enquanto outras embarcações partirão no dia 4 de setembro de portos na Tunísia e em diferentes localidades do Mar Mediterrâneo. A previsão de chegada a Gaza é 13 de setembro.
Segundo a Freedom Flotilla Brasil e o Global Movement to Gaza Brasil, de 8 a 15 ativistas brasileiros estarão a bordo, entre mais de 40 nacionalidades que participam da missão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O movimento destaca que a ação busca romper de forma não violenta o bloqueio ilegal imposto a Gaza, permitindo a entrada de alimentos, água e medicamentos para a população palestina.
“É necessária uma ação imediata para o fim do genocídio e para garantir o acesso da ajuda humanitária ao povo palestino”, afirmaram em nota.
A missão se apoia em medidas da Corte Internacional de Justiça, resoluções do Conselho de Segurança da ONU e em leis marítimas internacionais, que reconhecem o direito de acesso humanitário e proíbem a interceptação de embarcações em águas internacionais.
Em junho, uma embarcação da Flotilha da Liberdade foi interceptada por Israel em águas internacionais. Entre os 12 tripulantes presos estava o ativista brasileiro Thiago Ávila.
Na ocasião, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) classificou a ação israelense como crime de guerra, pedindo ao governo brasileiro que suspendesse as relações diplomáticas e comerciais com Tel Aviv.
Leia também | Associação Fortaleza Azul realiza a 7ª edição do Bazar FAZ Bem em Fortaleza
Tags: Flotilha da Liberdade, Freedom Flotilla, Gaza, ajuda humanitária, bloqueio de Israel, ativistas brasileiros, ONU, Palestina, Corte Internacional de Justiça, Conselho Nacional de Direitos Humanos