

Imagem aérea do alvo de um ataque israelense na capital Teerã | Foto: Sepah News / AFP
15 de junho de 2025 — O governo do Irã confirmou neste domingo (15) a morte do general Mohammad Kazemi, chefe de inteligência da Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC), e de seu vice, general Hassan Mohaqiq, durante um ataque aéreo atribuído a Israel em Teerã. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal Tasnim, que é ligada ao regime iraniano.
Em resposta às mortes, a Guarda Revolucionária do Irã anunciou que sua Força Aeroespacial irá retaliar com uma nova onda de ataques com mísseis contra centros de inteligência israelenses. A ameaça aumenta a tensão já elevada no Oriente Médio e pode gerar novos desdobramentos militares entre os dois países rivais.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Mais cedo neste domingo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou a ofensiva em entrevista à Fox News, afirmando que os militares israelenses “capturaram o chefe de inteligência e seu vice em Teerã”, ao declarar que Israel está “sobrevoando Teerã agora”.
O ataque e as declarações ocorrem em meio a uma escalada de conflitos que envolvem operações aéreas, mísseis e drones entre Israel e o Irã, com impactos também sobre países vizinhos e comunidades civis.
Leia também | Ceará cria Campanha Régis Feitosa para conscientização sobre a Síndrome de Li-Fraumeni