logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
A Polícia procura identificar outros suspeitos ligados ao acusado do atentado. |Foto: PM/DF
PolíciaBolsonarista preso por bomba em caminhão em Brasília planejava ‘impor estado de sítio’ com explosões
25/12/2022
Expectativa chega a ser melhor que o registrado no Natal. | Foto: Divulgação
RéveillonEmpresas de ônibus ofertam 370 viagens extras na última semana do ano
26/12/2022
Exibir tudo

SocialPráticas ESG vem ganhando um espaço cada vez maior nas corporações O termo ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance e foi criado em 2004 em uma publicação Who Cares Wins, do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial

Empresas cearenses, cada vez mais, aderem esta prática. | Foto: Divulgação

Empresas cearenses, cada vez mais, aderem esta prática. | Foto: Divulgação

Cada vez mais, o conceito ESG, que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, vem ganhando força nas empresas. Se antes se restringia a círculos especializados, atualmente é um termo amplamente usado nas corporações e está diretamente relacionado aos lucros, mostrando que não é uma tendência passageira.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Segundo pesquisa do Global Consumer Insights Pulse Survey, realizada pela PWC, metade dos consumidores do mundo buscam se relacionar com marcas que aplicam as práticas ESG. No Brasil, 39% dos consumidores estão mais atentos aos fatores ambientais, já 49% se preocupam com fatores sociais, como apoio aos direitos humanos e diversidade, e 55% consideram mais relevantes os fatores de governança, entre eles ética e transparência.

O termo ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance e foi criado em 2004 em uma publicação Who Cares Wins, do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Os critérios estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.

O Ceará conta com organizações que se destacam nessa prática. Entre elas está a Rede de Farmácias Santa Branca, que vem fazendo ações relacionadas a ESG há mais de dez anos, embora tenha fundado seu setor de ESG este ano. “O objetivo do novo setor é cuidar das nossas atividades para que possamos impactar positivamente os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, a comunidade próxima e o planeta como um todo. Para isso, adotamos ações para diminuir os impactos no meio ambiente, contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade e ter sempre ética e transparência nas nossas ações e relações”, destaca Lora Almeida, gestora de ESG e Projetos na Rede de Farmácias Santa Branca.

A rede de farmácias está se preparando para inaugurar em abril uma Usina de Energia Solar. “Com ela, a Santa Branca vai operar todas as suas lojas e a sede somente com energia limpa”, destaca Maurício Filizola, diretor da Confederação Nacional do Comércio e Presidente da Rede de Farmácias Santa Branca. “Para 2023 também queremos promover mais ações voltadas para a comunidade, com novos serviços gratuitos e atividades de conscientização de temas relacionados à saúde e bem-estar físico e emocional”, contou Maurício Filizola.

Uma das primeiras ações e que continua em andamento é o projeto “Descartômetro”, em que a rede de farmácia recebe medicamentos vencidos dos clientes e os descarta da forma correta, com menos impacto para o meio ambiente.

Outro projeto é o Cãomunidade, que oferece água e ração para animais de rua que frequentam o entorno de algumas das lojas. Destaque também para a Ecobag Santa Branca, com artes feitas por artistas cearenses com foco nos ecossistemas que são poluídos pelo homem. “A ecobag evita o uso de até 1.000 sacolas plásticas. Até agosto deste ano, foram vendidas 2568 unidades”, explica Lora Almeida.

Descartômetro na prática. |Foto: Divulgação

A Santa Branca também contribui com várias instituições cearenses que têm um trabalho essencial na vida daqueles que mais necessitam, seja no âmbito social ou de saúde, entre eles a Associação Peter Pan, Hospital SOPAI, Instituto Vida Videira, Instituto Promover e ONG Unidos pelos Animais. “Este ano conseguimos implantar a reciclagem na nossa sede e também abolimos o uso do copo plástico descartável dentro da empresa, inclusive nas lojas, oferecendo outras opções recicláveis e presenteando nossos funcionários com uma garrafinha de água reutilizável”, frisa Lora Almeida.

Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 19 lojas, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

Leia também | As velhas novas promessas para o ano novo

EconomiaPlano Safra concede crédito de mais de R$ 340 bilhões aos produtores rurais
Compartilhar

Artigos Relacionados

Geopolítica: Omã abre rotas temporárias em Ormuz

Omã anunciou rotas marítimas temporárias no Estreito de Ormuz para reforçar a segurança da navegação em meio a tensões na região | Foto: REUTERS/Stringer

24/06/2026

Geopolítica: Omã abre rotas temporárias em Ormuz País cria corredores provisórios no Estreito de Ormuz, diz que não cobrará pedágio e reforça prioridade à segurança da navegação


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

Últimas Notícias

  • Líderes prestam apoio à Venezuela após terremotos0
    Mundo: Líderes prestam apoio à Venezuela após terremotos Países de diferentes continentes oferecem ajuda humanitária após desastre que já deixou mais de 160 mortos e centenas de feridos
    25/06/2026
  • Jaques Wagner deixa liderança do governo0
    Política: Jaques Wagner deixa liderança do governo Senador afirma que saída foi acertada com o presidente Lula e diz que foco será provar inocência e disputar a reeleição
    25/06/2026
  • Terremotos na Venezuela deixam 32 mortos0
    Tragédia: Terremotos na Venezuela deixam 32 mortos Tremores de magnitudes 7,2 e 7,5 provocaram desabamentos em Caracas; número de vítimas pode aumentar, segundo autoridades
    25/06/2026
  • Segurança: Pax avança no Ceará sob questionamentos0
    Segurança: Pax avança no Ceará sob questionamentos Empresa testa sistema de videomonitoramento no Estado enquanto enfrenta investigações e suspensões envolvendo contratos em São Paulo, Paraná e Goiás
    24/06/2026
  • Asteroide gigante passará próximo da Terra no sábado0
    Espaço: Asteroide gigante passará próximo da Terra no sábado Corpo rochoso de até 1,6 quilômetro de diâmetro não representa risco de colisão e poderá ser observado com telescópios e binóculos potentes
    24/06/2026
  • Regional 7 recebe projeto Nossa Casa é de Todos0
    Cidadania: Regional 7 recebe projeto Nossa Casa é de Todos Sessão plenária itinerante da Câmara de Fortaleza acontece nesta quinta-feira e aproxima população dos debates legislativos
    24/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas